Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:45

18 dezembro

Famalicão

Famalicão

André Villas-Boas: «Liga dos Campeões? É uma perda significativa»

Candidato à presidência do FC Porto aponta à Taça de Portugal para garantir entrada direta na Liga Europa

Em terceiro lugar do campeonato, o FC Porto está na iminência de perder a vaga na Liga dos Campeões, um dado para o qual André Villas-Boas olha com preocupação. O candidato à presidência dos dragões considera que esta, a acontecer, será "uma perda significativa".

Impactos da possível ausência da Liga dos Campeões

"Nesta fase, há várias considerações a ter. O FC Porto perde a Liga dos Campeões, muito por culpa da queda de Portugal no ranking de coeficiente da UEFA, que é um primeiro sinal de alerta de perda de valor do produto, muito por conta dos pontos atribuídos na Liga Conferência, antes que os clubes estivessem atentos ao coeficiente que estava a ser atribuído à Liga Conferência, onde o FC Porto, o futebol português e os clubes portugueses perderam competitividade e acabou por se refletir na perda de ranking da UEFA. Esse é o primeiro problema, que é um problema de qualidade, de competitividade, de produto, onde temos que nos voltar a colocar. É um desafio enorme, evidentemente, estamos a falar numa perda significativa de valor, por volta dos 40 milhões de euros entre a Liga dos Campeões e a Liga Europa. O FC Porto, como vocês sabem, já se encontra em situação de tesouraria limite, portanto, a situação operacional no seu limite tem que recorrer frequentemente à antecipação de receitas para poder operar no seu dia a dia. Portanto, isto são tudo problemas que se levantam e daí que nós não estamos a perder tempo do ponto de vista dos estabelecimentos e contactos exploratórios já para novas parcerias comerciais e para a renegociação da dívida do FC Porto. Outros modos do FC Porto se financiar. Por fim, dizer que estamos atentos a esta mudança estrutural da venda de receitas comerciais, que pode realmente impactar o futuro do clube. Evidentemente, estamos confiantes que o parceiro possa ser um parceiro de elite, tendo em conta a sua experiência. No entanto, a falta de informação não nos permite ter uma opinião mais vincada sobre o assunto e temos pena de não termos visto a resposta por parte do FC Porto às perguntas que lhes colocámos. São negócios estruturantes que estão a ser tomados a poucos dias das eleições, temos muita pena que isso possa acontecer porque hoje foram vistas aqui três pessoas que têm competências para elevar também do ponto de vista comercial e operacional e jurídico o FC Porto."

Perdas

"A perda é significativa, é mais um desafio, esperemos que não seja pior que isso, o FC Porto tem que se focar absolutamente em concluir bem o seu campeonato, sonhar ainda com levantar a Taça de Portugal, que é sempre um troféu e que garante de forma direta também a qualificação para a Liga Europa. Há desafios que ainda se levantam, que irão ser propósitos da direção eleita, da nova direção eleita, a perda é significativa e significa mais um desafio."

Apoio

"São tudo sinais de crescimento importante desta candidatura e é isso que traz algum conforto. Evidentemente, ainda hoje passou aqui na sede uma pessoa que por razão da data escolhida já tinha planeado estar fora do país e não consegue ver a sua viagem alterada. Há um grande universo votante que se perde, evidentemente para as três candidaturas, para os três candidatos, mas é pena que assim seja porque nós queremos que estas sejam mesmo as eleições mais votadas de sempre na história do clube e que dobrem o valor de 1988, se possível, porque é um sinal de vitalidade e um sinal de interesse por parte dos sócios. Tem sido uma onda crescente, amanhã estaremos em Famalicão, terminaremos as visitas pelas casas porque já estamos a avançar do ponto de vista da apresentação de todos os membros que estão vinculados a esta candidatura. Esse é um aspecto importante que eu gostava de referir aqui, a qualidade das pessoas que têm vindo a ser apresentadas, as suas zonas de intervenção, as suas competências. Espero que os sócios do FC Porto também entendam que é uma oportunidade que podem vir a não ter mais tarde. Este é um momento de mudança, agradecemos muito ao legado de Pinto da Costa, é único, é histórico, será para sempre elevado, mas este é um momento de mudança e o FC Porto precisa desta mudança."

Por Pedro Morais
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas