Pormenores da construção e pormenores do Plano Diretor Municipal conhecidos
Cinco campos de futebol, um edifício residencial e de apoio desportivo, um outro de apoio desportivo, um pavilhão e um parque de estacionamento. São estas as principais valências do Centro de Alto Rendimento do FC Porto que André Villas-Boas propõe na corrida à presidência do FC Porto, cujo projeto conhecido esta terça-feira, em Lisboa, detalha também a classificação dos terrenos que têm levantado críticas por parte da candidatura de Pinto da Costa.
Relacionadas
As principais valências do projeto são as seguintes:
- Cinco campos relvados com as dimensões regulamentares (68m x 105m);
- Um edifício residencial com 46 suites e duas master suites para direção e treinador, assim como equipamentos de apoio desportivo com ginásio, spa, balneários, salas de administração, gestão técnica, auditório de 56 lugares e refeitório;
- Um edifício de apoio desportivo com receção, auditório de 48 lugares, ginásio, balneário, áreas de apoio médico, assim como uma bancada com tribuna, zona de imprensa e 2 mil lugares;
- Um pavilhão gimnodesportivo com dois balneários e bancada com 400 lugares;
- Um parque de estacionamento com 220 lugares, entre utilização privada e pública;
No total, o terreno em causa tem 190 mil m2 e "apresenta uma classificação variada no Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Gaia, incluindo Área de Transição, Estrutura Ecológica Fundamental (com subdivisões em Área de Quintas em Espaço Rural e Reserva Ecológica Nacional), e Áreas Naturais - Áreas Ribeirinhas".
No mapa de classificação de terrenos disponibilizado pela candidatura, pode ver-se que estes se dividem em duas áreas: uma Área de Expansão Urbana (que concentra a construção prevista), a rondar os 117 mil m2, e a Estrutura Ecológica Fundamental, um pouco superior a 72 mil m2. Desta última, quase 39 mil m2 dizem respeito a Áreas de Quintas em Espaço Rural e 33,5 mil m2 de Reserva Ecológica Nacional.
De notar que este é o projeto que concorre com aquele já apresentado pelo FC Porto, da academia da Maia, e que é defendido pelo recandidato às eleições Jorge Nuno Pinto da Costa.
Momentos raros registados no futebol português
Internacional holandês voltou a treinar nos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa
Titular em 12 dos 13 jogos disputados pelo FC Porto, espanhol vem a perder gás sobretudo no que toca à ligação aos golos
Técnico italiano tirou notas para o encontro frente aos arsenalistas, no próximo domingo, para o campeonato
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir