Diogo Fernandes, Gabriel Brás, Martim Cunha e Rodrigo Mora são as maiores novidades
O FC Porto 2024/25 iniciou os trabalhos de preparação com um grupo composto por 28 elementos, no qual se destacam oito nomes menos conhecidos do denominado, por Vítor Bruno, "ouro da casa". Jovens da formação em diferentes fases de afirmação dentro do futebol azul e branco, que se dividem entre os nomes mais inesperados e aqueles que já terminaram 2023/24 no seio do plantel principal ou cuja chamada já era conhecida.
Diogo Fernandes (guarda-redes, 19 anos)
Relacionadas
Este guardião, natural de Braga, trocou o clube da terra pelo FC Porto em 2018/19. Na última época cumpriu 10 jogos pelos sub-19, participando com seis aparições na caminhada até às meias-finais da Youth League, e oito pela equipa B. Compõe o lote de guarda-redes face à ausência de Diogo Costa, ao serviço da Seleção Nacional.
Gonçalo Ribeiro (guarda-redes, 18 anos)
Terminou a última época integrado no plantel principal, surgindo como alternativa aos pesos-pesados da baliza. O facto conduziu-o a uma campanha de menor utilização, com três jogos nos sub-19 e oito na equipa B.
Martim Fernandes (defesa-direito, 18 anos)
Outro nome a saltar para o principal elenco ainda com Sérgio Conceição. Cumpriu seis jogos na equipa principal, com uma assistência, beneficiando dos problemas físicos de João Mário e do afastamento de Jorge Sánchez do grupo na reta final da época. Antes tinha conseguido 24 jogos na B e oito pelos juniores.
Gabriel Brás (defesa-central, 20 anos)
Chegado ao FC Porto em 2017/18, depois de se destacar no Varzim, este poveiro de nascença já é presensa assídua na equipa B, pela qual realizou 21 jogos em 2023/24, além de seis pelos juniores. É internacional sub-20 por Portugal, tendo participado no Europeu da categoria em 2023.
Martim Cunha (defesa-esquerdo, 17 anos)
Este jovem canhoto garante a normalidade possível no lado esquerdo da defesa para este início dos trabalhos, uma vez que o sector está orfão de Wendell, ao serviço do Brasil na Copa América, e Zaidu, ainda a recuperar de lesão proglongada. Vem de uma temporada com 22 jogos pelos sub-17 e uma dezena pelos sub-19, somando na globalidade seis assistências.
Rodrigo Mora (médio-ofensivo, 17 anos)
A indicação para que se apresentasse neste dia 1 de julho na equipa principal já era conhecida, mas este jovem, apontado como um dos mais empolgantes valores da formação, está agora a dar o primeiro passo junto do plantel principal. Dono de grande habilidade técnica, faz da capacidade de desequilíbrio no último terço, e com muito golo à mistura, a sua grande assinatura. Em 2023/24 fez nove jogos pelos sub-19, com sete golos, e mais 28 encontros pela equipa, com quatro tentos e duas assistências. Terminou a época com o Europeu de sub-17, onde foi uma das figuras de Portugal com cinco golos e duas assistências.
Vasco Sousa (médio-ofensivo, 21 anos)
Retoma a rota da equipa principal, depois de um período de estagnação dentro do clube. Cumpriu a última pré-temporada, foi pontualmente chamados aos treinos, mas a verdade é que cumpriu toda a temporada de 2023/24 na equipa B, com30 jogos realizados, três golos e duas assistências.
Gonçalo Sousa (extremo, 18 anos)
Outro elemento que terminou a última época entre os crescidos. Dividiu-se de uma forma quase igualitária entre equipa B (19 jogos) e os sub-19 (16 jogos), mas ainda foi a tempo de se estrear pela equipa principal na visita a Chaves, na 32.ª jornada da Liga Betclic.
Dragão já conheceu os três resultados possíveis em duelos de alto nível e este domingo joga para o desempate
Encontro com os arsenalistas, da 10.ª jornada da Liga Betclic, realiza-se domingo, a partir das 20h30, no Estádio do Dragão
Luta pelo lado direito da defesa deixou de ser tema, com o ex-Juventus a não dar hipóteses a Martim Fernandes
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest