Sérgio Conceição fez esta terça-feira a antevisão ao jogo com o Barcelona, partida da 2.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.
Este é um jogo que gerou muita expectativa já desde o sorteio. Importância do apoio dos adeptos? Que FC Porto podemos esperar? "O apoio é algo que temos sempre. Não é por ser o Barcelona. Vamos jogar com o Vilar de Perdizes daqui a algum tempo e os adeptos vão querer que o FC Porto ganhe. É claro que, em termos de mediatismo, estes jogos são sempre apetecíveis, tenho a caixa de correio cheia de mensagens a pedir convites, mas queria era que pedissem para os jogos de menor dimensão. É o que é, é um jogo de Champions entre equipas que elevam o nome dos seus países na Europa e no mundo. Nós, enquanto FC Porto, dentro daquilo que é um jogo onde a história não joga, vamos fazer tudo para dar uma alegria aos que estão em casa e aos que vêm assistir ao jogo".
Sérgio Conceição e a necessidade de "dar à pierna"
Pepe pode recuperar? Caraterísticas do Barcelona... "O Pepe não está disponível para amanhã. Em relação ao Barcelona, sabemos que em todos os momentos do jogo... Penso que é a equipa com mais posse de bola em Espanha, num campeonato onde muitas privilegiam essa situação de jogo. Utilizam muito bem a profundidade, são bastante perigosos. Como dizia o Eustáquio, são muito largos no campo e criam dificuldades ao adversário. Se esticamos, vão encontrar espaço por dentro. Temos de ter algumas cautelas, naquilo que é o nosso processo defensivo. Olhamos também para os outros clubes com os quais jogamos nas provas internas e é exatamente o mesmo trabalho de observação e treino que fazemos. Depois, têm individualidades que podem resolver de um momento para o outro. Estão há alguns jogos sem sofrer golos, mas sabemos das fragilidades deles, todas as equipas as têm. Tem muito a ver com a nossa consistência defensiva e depois aproveitar algumas fragilidades do adversário".
Ausências... O que dão João Félix e Cancelo ao Barça e o que está a dar o Nico ao FC Porto? "Os lesionados são praticamente os mesmos. Evanilson subiu um patamar e já pode treinar um pouco connosco, mas é o único. Os outros continuam lesionados. Cancelo e Félix? São dois internacionais portugueses, com muita qualidade, assim como vejo a maior parte dos jogadores do Barcelona, que têm uma qualidade individual acima da média. Até o mais jovem, com 16 anos, é muito conhecido. Enfim, é uma equipa cheia de qualidade. Félix e Cancelo foram acrescentar ao Barcelona, nas posições que acho que o Barcelona precisava. Em relação ao Nico, já jogou, está bem de saúde e pronto para dar o seu contributo. Está num processo de adaptação e evolução, tal como os outros jovens que chegam a este clube e precisam de 'dar à pierna' para se afirmarem".
Barcelona perdeu pontos apenas com Getafe e Maiorca e marca muitos golos. FC Porto tem tido algumas dificuldades no setor defensivo, como pensa dar a volta a isto? "É a eficácia. É verdade. Mas tem a ver com a qualidade que existe e que referi há bocado. Na forma como atacam, com os jogadores que normalmente pisam o setor mais avançado do campo, são jogadores de muitíssima qualidade. Tanto chegam de uma forma mais rápida à baliza como, por vezes, o fazem de forma mais apoiada. Temos de estar precavidos para isto e sermos consistentes e fortes defensivamente. Temos de perceber os movimentos do Ferran Torres, do Félix, se o Cancelo joga mais por dentro e o outro lateral muito mais projetado... Temos de perceber que terrenos gostam de pisar e limitar isso para que não sejamos uma equipa como tem acontecido a outras, que sofrem muito. É bom sofrer, mas não sofrer golos. Sofrer durante o jogo faz parte, esperamos é que isso se traduza em guardar a nossa baliza. De outra forma, temos de aproveitar algumas das fragilidades do Barcelona. Entendemos que, pela equipa que somos e pela forma como jogamos e abordamos estes jogos, há pormenores que são importantes. Temos de estar à altura. Vamos sofrer com o Barcelona, mas o Barcelona também vai sofrer com o FC Porto".
Conceição: «Vamos sofrer com o Barcelona mas o Barcelona vai sofrer com o FC Porto também»
Barcelona pode entrar impactado a nível psicológico pelas recentes prestações na Europa? "Não falo da história aos meus jogadores, nem do Barcelona nem do FC Porto. Falo do passado recente no que diz respeito às observações. O Barcelona tem jogadores extremamente experientes para não ficar melindrado caso sofra primeiro. Temos de olhar para o jogo e para o que temos de fazer. No fundo, encaminhar o jogo para aquilo que preparámos e encaminhar essa história para ser benéfica para o FC Porto. O passado, o Barça a sofrer na Europa, não ligo a isso. Vejo um clube forte, com jogadores excecionais e que dispensam apresentações".
Quem olha para o Grupo H, percebe que Barcelona-FC Porto e vice-versa são os destaques. FC Porto já travou grandes equipas no Dragão, pode tornar-se num pesadelo também para o Barcelona? "Tal como os jogadores e como as pessoas, sou apaixonado pelo que faço e a tendência é evoluir, aprender com o que fazemos bem e menos bem. São jogos diferentes. Lembro-me dos jogos com o Liverpool, são equipas com caraterísticas diferentes, jogos diferentes e com jogadores diferentes. Vamos olhar para o jogo a pensar que devemos e podemos ganhar o jogo, isso é que é importante. Percebendo que do outro lado, o respeito que temos pelo nosso rival não nos tem de dar receio por aquilo que é o jogo. Depois, dentro do plano, perceber e olhar bem para o adversário e olhar muitíssimo bem para a nossa. Eustáquio falou do Pepe e do Marcano, nesta prova é importante essa experiência, mas como ele dizia e bem, não estão e estarão outros. Esse passo em frente tem a ver exatamente com isso. Cada jogador tem de assumir a responsabilidade independentemente da idade. Depois, no final do jogo, estará sempre uma pessoa a dar a cara por aquilo que é feito, o grupo de trabalho sou eu que represento. Desde que cada um deles faça o seu trabalho, não há problema nenhum. Independentemente da idade, é bom que estejam preparados para estes palcos, caso contrário não podem representar um clube como o FC Porto".
Qualidades do FC Porto... O que espera do jogo? "Não tenho a bola de futebol nem a de cristal. Vamos trabalhar para haver golos. O Xavi deve saber os nossos pontos fortes. Somos uma equipa competitiva, tanto nas provas internas como na Liga dos Campeões. E não é com o Sérgio Conceição, a história do FC Porto fala por si. Os nossos pontos fortes cabe ao treinador adversário passar, mas acho que o Barcelona é fortíssimo".
FC Porto ainda é uma equipa difícil de prever para os adversários? Que influência isso pode ter? "Importante é termos a humildade de perceber, e não estou de acordo com alguns treinadores, que temos de olhar para a nossa equipa, mas também para o adversário. Estamos a defrontar um dos melhores clubes do mundo. O plano estratégico é sempre importante. Se jogamos em 4x4x2, 4x3x3 ou 5x4x1 depende da estratégia. O importante é que cada jogador se sinta confortável nestes jogos, de Liga dos Campeões, onde o nível é muito alto e há equilíbrio".
Conceição: «Se Fábio Cardoso se lamenta da expulsão é porque terá sido injusto com certeza»
Duas das últimas três equipas que jogaram com o Barcelona apresentaram-se com uma linha defensiva de cinco homens. Isso pode mudar as zonas de pressão do FC Porto? Fábio Cardoso veio de um jogo difícil, em que foi expulso e mostrou-se muito revoltado. Houve trabalho psicológico com ele? "Primeira pergunta é bastante interessante e digo que pode, sim. Posso recuar um bocadinho a equipa, pressionar em zonas diferentes, depende da estratégia definida. Obviamente que não a vou revelar, mas pode acontecer. Em relação ao Fábio Cardoso, não há [trabalho psicológico]. Há um estado anímico não muito bom no momento em que é expulso, mas no dia a seguir temos de começar a preparar o próximo, não há tempo para chorar ou para se lamentar de alguma coisa que aconteceu no último jogo. Se se lamenta é porque terá sido injusto com certeza".
Importância deste jogo... Falta um 'clique' para aliar a qualidade de jogo do FC Porto aos resultados? Uma vitória aqui pode ser o 'clique'? Reencontro com João Félix... "Eu quero é ganhar. Imaginem se ganho sem jogar tão bem... Quero é ganhar".
Para o FC Porto, é melhor o Barcelona jogar com jovens ou com jogadores mais experientes? "Não posso adivinhar qual é a estratégia do Barcelona, mas todos os jogadores têm muitíssima qualidade. Temos de olhar para o Barcelona como um todo e dentro dessa organização, olhar para essas individualidades. Têm todos um grandíssimo nível".