Melhor resultado em Anfield foi um empate a zero em 2018
O FC Porto ainda procura a primeira vitória nas competições europeias frente ao Liverpool, equipa que vai reencontrar nos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, após seis embates anteriores.
O sorteio esta sexta-feira realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, colocou os 'dragões' novamente no caminho dos reds, tal como na temporada passada, altura em que os ingleses afastaram o campeão português nos oitavos de final.
Relacionadas
Após dois empates anteriores, o Liverpool somou a primeira vitória em casa do FC Porto e logo de forma clara, com uma goleada por 5-0.
Com a eliminatória decidida, as duas equipas voltaram a encontrar-se em Anfield Road, onde o FC Porto conseguiu um empate a zero, depois de ter perdido nas duas primeiras deslocações a Liverpool.
Os resultados da temporada passada reforçaram ainda mais o domínio do Liverpool no confronto direto, com três vitórias e três empates, somando 12 golos marcados e apenas dois sofridos.
O primeiro embate entre os dois emblemas aconteceu 11 anos após aquele que ainda é o último título do Liverpool na 'Premier League', em 1989/90, 'seca' que até pode terminar esta temporada, em que os 'reds' lutam pelo cetro com o Manchester City.
O 'duelo' começou nas Antas, onde o FC Porto, que havia eliminado Partizan Belgrado, Wisla Cracóvia, Espanyol e Nantes, não conseguiu mais do que uma igualdade a zero.
Em Inglaterra, os comandados do atual selecionador luso, Fernando Santos, também não conseguiram marcar e foram afastados com dois golos de 'rajada', apontados por Danny Murphy, aos 33 minutos, e pelo 'Bola de Ouro' Michael Owen, aos 38.
Depois de afastar os 'dragões', o Liverpool eliminou nas meias-finais o FC Barcelona (0-0 fora e 1-0 em casa) e bateu na final os também espanhóis do Alavés, por 5-4, após prolongamento, arrecadando a Taça UEFA.
Sete épocas depois, em 2007/08, o FC Porto, então sob o comando de Jesualdo Ferreira, e o Liverpool voltaram a encontrar-se, desta vez na fase de grupos da Liga dos Campeões e os resultados foram idênticos.
Os 'azuis e brancos' começaram a ganhar no Dragão, com uma grande penalidade convertida pelo argentino Lucho González, logo aos oito minutos, mas, pouco depois, aos 17, o holandês Dirk Kuyt restabeleceu a igualdade.
Na segunda parte, mais precisamente aos 58 minutos, Jermaine Pennant viu o segundo cartão amarelo e deixou os 'reds' reduzidos a 10 unidades, mas o FC Porto não aproveitou, em encontro da primeira jornada da fase de grupos.
À quinta ronda, em Liverpool, o intervalo também chegou com uma igualdade a um golo, com o argentino Lisandro López, aos 33 minutos, a responder ao tento inaugural do internacional espanhol Fernando Torres, aos 19.
O último quarto de hora foi, porém, penoso para o FC Porto, com o Liverpool a marcar três golos, por intermédio de Torres, que 'bisou', aos 78 minutos, do antigo capitão Steven Gerrard, aos 84, e do 'gigante' Peter Crouch, aos 88.
Apesar de ter perdido a batalha com o Liverpool, o conjunto luso acabou por vencer o Grupo A, com 11 pontos, contra 10 dos ingleses. O FC Porto cairia nos 'oitavos', perante o Schalke 04, e os 'reds' apenas nas meias-finais, diante do Chelsea.
O sétimo confronto disputa-se em Anfield Road, em 09 ou 10 de abril, e o oitavo no Estádio do Dragão, em 16 ou 17 de abril.
Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente do FC Porto, recebeu distinção das mãos de Reinaldo Teixeira no Liga Portugal Awards
Os internacionais Bednarek, Froholdt e Gül também já prepararam jogo com o Nacional
Estudo desenvolvido para 29 ligas através de modelo que combina variáveis desportivas, económicas e demográficas
Técnico do FC Porto somou 43,7% dos votos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos