Dragões ainda sem reforços para a nova temporada
O FC Porto apresentou hoje 34 futebolistas aos associados e adeptos sob comando de Vítor Bruno, antigo técnico-adjunto de Sérgio Conceição, que tinha orientado o terceiro colocado da edição 2023/24 da I Liga nas últimas sete épocas.
Antes do encontro de apresentação com o vice-campeão saudita Al Nassr, os jogadores realizaram um desfile individual em pleno relvado do Estádio do Dragão, no Porto, onde convergiram a partir de vários pontos das bancadas, em ambiente festivo com o público.
A cerimónia não teve surpresas de última hora face à ausência de reforços do FC Porto, que, no arranque da pré-época, já tinha reintegrado no plantel principal o defesa central angolano David Carmo e o avançado espanhol Fran Navarro, ambos emprestados aos gregos do Olympiacos, detentores da Liga Conferência, na segunda metade de 2023/24.
Ausente nas primeiras quatro semanas de trabalhos, após ter contribuído para o quarto lugar da seleção do Canadá na Copa América, nos Estados Unidos, o médio Stephen Eustáquio regressou hoje de férias e completou as opções à disposição de Vítor Bruno.
Os guarda-redes Gonçalo Ribeiro e Diogo Fernandes, os defesas Gabriel Brás e Martim Cunha, o centrocampista Vasco Sousa e os dianteiros Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa foram promovidos das camadas jovens e alternarão entre a equipa sénior e B, da II Liga.
André Villas-Boas, vencedor de quatro troféus como treinador do clube, em 2010/11, vai cumprir a primeira época na presidência, após ter derrotado Pinto da Costa, líder há 42 anos e 15 mandatos, nas eleições mais participadas da história 'azul e branca', em abril.
A nova gestão introduziu o modelo organizacional apresentado em campanha eleitoral e designou como diretor desportivo o antigo guarda-redes internacional espanhol Andoni Zubizarreta e o ex-defesa central portista e capitão Jorge Costa como diretor do futebol.
Depois de terem estagiado 10 dias em Bad Tatzmannsdorf, na Áustria, os 'dragões' vão cumprir o oitavo e derradeiro duelo de preparação frente ao Al Nassr, a partir das 18:30.
NUMERAÇÃO PARA 2024/25
PLANTEL PRINCIPAL
2 – Fábio Cardoso
4 – Otávio
5 – Marcano
6 – Eustáquio
8 – Grujic
10 – Francisco Conceição
11 – Pepê
12 - Zaidu
13 – Galeno
14 – Cláudio Ramos (GR)
16 – Nico González
17 – Iván Jaime
18 - Wendell
19 – Danny Namaso
20 – André Franco
21 - Fran Navarro
22 – Alan Varela
23 – João Mário
26 – David Carmo
28 – Romário Baró
29 – Toni Martínez
30 - Evanilson
52 – Martim Fernandes
70 – Gonçalo Borges
94 – Samuel Portugal (GR)
97 – Zé Pedro
99 – Diogo Costa (GR)
GRUPO DE ENTRE EQUIPAS A e B
15 – Vasco Sousa
49 – Gonçalo Sousa
51 – Diogo Fernandes (GR)
73 – Gabriel Brás
84 – Martim Cunha
86 – Rodrigo Mora
91 – Gonçalo Ribeiro (GR)
"Estes dois atletas têm mais de 30 títulos conquistados com muito sangue, suor e lágrimas", referiu André Villas-Boas
Pablo Rosario mereceu a preferência de Farioli para continuar em campo até ao fim do jogo com o Nottingham Forest
Primeiro desaire não surgia tão tarde há uma década. Treinador segue fiel à sua estratégia e confia em resposta positiva no imediato
FC Porto defronta Moreirense esta segunda-feira à noite
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus