Francisco J. Marques manifestou a esperança de ver o brasileiro David Neres ser castigado pelo seu comportamento nos festejos do título do Benfica, por este ter visado, de forma considerada ofensiva, o FC Porto e o Sporting, para além dos jogadores Otávio e Pote.
"O jogador do Benfica insultou o Sporting e o FC Porto, é um género de comportamento que passou a ser inadmissível segundo os últimos anos, por isso o David Neres terá que ser castigado por isto, à imagem do que já aconteceu com outros jogadores por coisas relativamente parecidas. Caso as pessoas não tenham reparado que isto aconteceu, o FC Porto encarregar-se-á de fazer chegar à Federação estas coisas para que não possa haver a desculpa de que não sabia. A nossa expectativa é de que o jogador seja devidamente castigado, tal como foram outros no passado", referiu o diretor de comunicação do FC Porto, em declarações no Porto Canal.
No mesmo programa, 'Universo Porto da Bancada', Francisco J. Marques questionou a opinião de Roger Schmidt, por este ter apontado o Benfica como a equipa mais forte do campeonato e, como tal, um justo campeão.
"Se olharmos para o campeonato, o padrão que houve, a verdadeira explicação para o título do Benfica está no vídeo que vamos mostrar com lances que ilustram um pouco por que é que o campeonato se concluiu com o Benfica com mais dois pontos do que o FC Porto. No jogo frente ao P. Ferreira houve bastante polémica, um penálti a favor do Benfica muito questionável, um penálti não assinalado contra o Benfica, um dos lances mais caricatos aconteceu frente ao Vizela, quando um jogador levou com a bola nas costas, esta ressaltou para o braço e foi assinalado penálti, aos 99 minutos. O lance que ficou célebre em Guimarães… Há uma sucessão de jogos que explica porque é que campeonato foi assim decidido", referiu o responsável portista, esperando que a situação não se repita na próxima época.
"Na época passada, o FC Porto foi campeão com um recorde de 91 pontos, mas tinha sido de longe a equipa mais prejudicada. E qual a análise da arbitragem esta época? O FC Porto voltou a ser o clube mais prejudicado pelas arbitragens, e isto dá que pensar. Temos um clube que numa época é o mais prejudicado pelas arbitragens, isto devia chamar a atenção de quem? Dos responsáveis pela arbitragem, dos árbitros, das pessoas que estão ligadas à arbitragem para tentarem perceber por que razão um determinado clube tem a infelicidade de ser o mais prejudicado pelas decisões deles. E o que acontece? Voltou a ser prejudicado. Será que os senhores árbitros têm alguma coisa contra este clube? Não vamos acreditar que tenham. O FC Porto mais uma vez foi o clube mais prejudicado pela arbitragem e desta vez teve um impacto muito grande. Na época passada o prejuízo não teve um impacto decisivo, porque não alterou o nome do campeão, mas o deste ano alterou, de facto, a classificação. O FC Porto deveria ter tido mais penáltis, mais adversários expulsos… Há um sem número de acontecimentos ao longo do campeonato que alteraram a verdade desportiva. Esta época começou com o Benfica a fazer um sem número de ameaças e o resultado foi este. O FC Porto manteve-se em silêncio, esperou pelo desenrolar das competições normalmente e o resultado foi este. Como é que vai ser na próxima época? Será que os senhores árbitros vão manter este padrão? Oxalá que não. O FC Porto não quer ser beneficiado, não quer é ser prejudicado, e é pelo menos o segundo ano consecutivo que analistas independentes chegam à conclusão muito evidente, para mim, de que o FC Porto tem sido prejudicado", prosseguiu o diretor de comunicação dos dragões.