Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

21:15

05 outubro

Benfica

Benfica

18/03/2025

Julgamento da Operação Pretoriano: juíza atinge limite com Fernando Saul e houve lágrimas por Pinto da Costa

Mais arguidos foram ouvidos esta terça-feira; Villas-Boas falará na quinta-feira

17:41 18.03.2025

Julgamento é retomado quinta-feira com os testemunhos dos assistentes Villas-Boas e Henrique Ramos

Concluída a segunda sessão, a juíza explicou no Tribunal de São João Novo que o julgamento é retomado quinta-feira, com os testemunhos do representante do FC Porto, que no caso é André Villas-Boas, e do também assistente Henrique Ramos. Para esta terça-feira estava prevista a audição de cinco testemunhas, sendo que essa audição foi adiada para o próximo dia 24 deste mês de março.

17:28 18.03.2025

Alguns arguidos dispensados de próximas sessões

Concluído o depoimento de Fábio Sousa, o último dos oito arguidos que quiseram falar em tribunal, a juíza dispensou José Dias das restantes sessões, por motivos de trabalho, ficando representado pela sua mandatária. José Pereira ficou igualmente dispensado das sessões que não se realizem nos dois primeiros dias de cada semana, também por motivos de trabalho. Pela mesma razão, também Hugo Loureiro pediu dispensa, tal como pai e filho Aleixo, estes das próximas sessões.

17:08 18.03.2025

Juíza incrédula: Fábio Sousa não era sócio mas esteve na AG e até fumou no interior do pavilhão

Fábio Sousa, o último dos arguidos a pronunciar-se no Tribunal de São João Novo, negou ser membro dos Super Dragões e acrescenta que também não é sócio do FC Porto. "Ninguém me impediu de entrar e eu entrei", respondeu à juíza. Acusado de ter agredido uma senhora, no caso a mãe e mulher dos sócios agredidos pela família Aleixo, Fábio Sousa negou isso e acrescentou que nem sequer ameaçou ou insultou alguém. "Só vi a confusão com o Aleixo. Eu estava a fumar nessa altura", contou Fábio Sousa, deixando a juíza incrédula, também quando assumiu que fumou dentro do recinto: "Vale tudo, não é?"

Pub
16:51 18.03.2025

Terminou o depoimento de José Dias e agora é a vez de Fábio Sousa

José Dias terminou a sua intervenção e, agora, é a vez de Fábio, o último dos oito arguidos que entenderam prestar declarações. Recordar que Sandra Madureira, Vítor Catão, Jamaica e Hugo Loureiro optaram pelo silêncio.

16:29 18.03.2025

José Dias admite ter insultado Henrique Ramos

Sócio do FC Porto "desde os 14 anos", José Dias está agora a ser interrogado. Garantindo que nunca pertenceu aos Super Dragões, confessou: "Não tinha as quotas em dia, mas como era sócio há muitos anos, consegui entrar na AG." José Dias assumiu depois uma ação sua contra Henrique Ramos, conhecido por Tagarela: "Vim da casa de banho quando o Henrique Ramos estava a discursar, estava no fim. Depois aconteceu um burburinho. Proferi um insulto. Eu conheço o Henrique há muitos anos e não fiz mais do que isso."

16:20 18.03.2025

José Pereira lança acusações a Polaco

Sócio do FC Porto há quase 30 anos, José Pereira esteve na AG sem credenciação. "Um amigo estava na fila e deu-me uma pulseira. Disse que foi o Polaco que lhe deu a pulseira. Ele disse que foi o Polaco, mas eu não conhecia, nem conheço", afirmou perante o coletivo de juízes. Entretanto, José Pereira terminou o seu depoimento e iniciou-se o de José Dias.

Pub
16:07 18.03.2025

José Pereira não sabe se acertou com um pontapé em Henrique Ramos

"Tentei dar um pontapé [ao 'Tagarela'], mas nem sei se lhe acertei", afirmou José Pereira, em tribunal, referindo-se a um dos momentos mais quentes da noite de 13 de novembro de 2023, no Dragão Arena, quando Lourenço Pinto se viu obrigado a suspender a AG do FC Porto. "Ele [Henrique Ramos, conhecido por Tagarela] criticou que existiam casas do Porto sem espaço físico, mas ele muitas vezes se calhar beneficiou disso, que conseguiu bilhetes. A vida dele é feita disso", acusou José Pereira.

16:03 18.03.2025

Emoções à flor da pele: nem Sandra Madureira escapou à emoção quando se falou de Pinto da Costa

O fim do depoimento de Fernando Saul, quando revelou o quanto chorou no funeral de Pinto da Costa, deixou as emoções à flor da pele na sala de audiências e, segundo a CMTV, até Sandra Madureira ficou emocionada.

15:50 18.03.2025

Fernando Saul sofreu um ataque de ansiedade e também abandonou sala de audiências

Fernando Saúl terminou o seu depoimento a falar de Pinto da Costa e logo depois, visivelmente emocionado, abandonou a sala de audiências. Segundo explicou a sua advogada, no local, à CMTV, o ex-OLA do FC Porto teve um ataque de ansiedade. Entretanto, recuperou e já voltou à sala onde está José Pereira a depor.

Pub
15:34 18.03.2025

As palavras de Fernando Saul que levaram Vítor Catão às lágrimas

"Pode chamar-me de doido, mas eu chorei tanto no funeral de Pinto da Costa como vou chorar na morte de alguns familiares meus", afirmou Fernando Saul, a encerrar o seu depoimento. Foi este momento que deixou Vítor Catão em lágrimas e o 'obrigou' a sair da sala de audiências para apanhar ar. Entretanto, já voltou e, agora, é o arguido José Pereira quem fala.

15:23 18.03.2025

Pinto da Costa é tema e Vítor Catão sai da sala de audiências em lágrimas

Visivelmente emocionado, Fernando Saul terminou o seu depoimento a falar de Pinto da Costa. Quem não aguentou as lágrimas foi Vítor Catão, outro dos arguidos, tendo saído em lágrimas da sala de audiências, conforme lhe foi indicado pela juíza: "Vá apanhar ar". Entretanto, começou o depoimento de José Pereira.

15:17 18.03.2025

Juíza chegou ao limite com Fernando Saul: «Está a brincar com o tribunal, não está?»

Fernando Saul insiste na narrativa de que André Villas-Boas foi o principal responsável pelos factos ocorridos na AG de 13 de novembro de 2023 e a juíza atinge o limite com o arguido: "Está a brincar com o tribunal, não está, senhor Saul?”

Pub
14:46 18.03.2025

Fernando Saul continua a atacar diretor de segurança do FC Porto

Tal como Fernando Madureira na véspera, também Fernando Saul, esta terça-feira, levou a tribunal a estratégia de culpar André Villas-Boas e os seus apoiantes pelos factos ocorridos na AG de 13 de novembro de 2023. O ex-OLA do FC Porto visa também os diretores que se mantiveram no clube, na passagem da liderança de Pinto da Costa para André Villas-Boas, no caso concreto o diretor de segurança, Carlos Carvalho. "O diretor de segurança recebeu uma chamada da PSP, que queria saber se podiam entrar na assembleia depois dos primeiros tumultos e ele respondeu que não. Foi ele próprio que me disse", afirmou Fernando Saul perante os juízes.

14:37 18.03.2025

Prossegue o depoimento de Fernando Saul

Concluída a pausa para almoço, Fernando Saul está novamente a depor. Agora vai ser inquirido pelos advogados, sendo que a do FC Porto é a primeira a colocar questões.

13:03 18.03.2025

Intervalo para almoço no julgamento da Operação Pretoriano

O julgamento sofreu um intervalo para almoço. Fernando Saul estava a depor e será ainda ele a falar no reinício da sessão.

Pub
12:52 18.03.2025

Fernando Saul admite que mentiu sobre agressão a Henrique Ramos: «Foi para me vangloriar aos meus amigos»

A mensagem que Fernando Saul escreveu no WhatsApp já era conhecida: "Levou nos cornos esse boi, mas dei-lhe lá dentro, ninguém viu." O ex-OLA enviou-a depois da AG de 13 de novembro de 2023 e colocava Henrique Ramos, também conhecido por Tagarela, como tendo sido por si agredido. Confrontado com essa situação no tribunal, Fernando Saul admitiu a mentira: "Foi para me vangloriar aos meus amigos. Isso não aconteceu."

12:45 18.03.2025

Fernando Saul atira contra diretores de segurança e de marketing do FC Porto: «São os únicos que continuam em funções»

Fernando Saul foi confrontado com outra mensagem que escreveu no WhatsApp e que dizia assim: "Vai haver mocada, a assembleia vai ser quentinha, vai dar mer..". E, na sua justificação, o ex-OLA atirou contra os diretores de segurança [Carlos Carvalho] e de marketing [Tiago Gouveia]: "Mesmo não sendo da segurança alertei que ia mais gente do que o costume e que devia existir mais segurança. Alertei o diretor de segurança e de marketing. Curiosamente são os únicos diretores que continuam [com a nova direção de André Villas-Boas. Isto é extraordinário."

12:25 18.03.2025

Fernando Saul visa Henrique Ramos mas não convence juízes

Fernando Saul também foi confrontado com algumas mensagens que terá escrito no WhatsApp ainda antes da Assembleia Geral de 13 de novembro de 2023. "Vai levar tudo nos cornos. Aleixo e pessoal está avisado", terá escrito. E explicou: "Isso foi três meses antes, nem se sabia que ia existir assembleia. Eu tinha um problema com o Henrique Ramos, que ele andava a difamar-me. Eu disse às pessoas para terem cuidado com ele". A justificação, contudo, não convenceu a juíza, que o questionou novamente: "Vai levar tudo nos cornos. Como e onde? Tudo era só para ele?". Fernando Saul devolveu: "Era só para o senhor Henrique Ramos."

Pub
12:01 18.03.2025

Chegou a vez de Fernando Saul depor

Concluído um intervalo de cinco minutos, vai agora depor Fernando Saul, ex-Oficial de Ligação aos Adeptos do FC Porto.

12:00 18.03.2025

O conselho de Sandra Madureira a Vítor Manuel 'Aleixo': «Vai discreto para não acontecerem as mer... da outra vez»

Instantes antes de um ligeiro intervalo de cinco minutos, o coletivo de juízes voltou a chamar Vítor Manuel 'Aleixo', o pai, para o confrontar com algumas mensagens que recebeu de Sandra Madureira por altura da AG de 29 de novembro de 2023, ou seja, a que se seguiu à do terror. "Vai discreto para não acontecerem as mer... da outra vez", aconselhou-o Sandra Madureira por WhatsApp, pedindo-lhe também que levasse "cartões de sócios". O arguido defendeu-se assim: "Ela estava a referir-se ao incidente da primeira assembleia, que eu nem sou dos Super Dragões. Eu às vezes arranjava cartões para um amigo que me pedisse. Mas não eram nem 10, nem 20, nem 30 cartões. Era só para um amigo mais chegado. Até estranhei ser preciso, quem trabalhava no FC Porto costumava facilitar a entrada e não havia nada disso de pulseiras e cartões."

11:50 18.03.2025

Aleixo filho acusa: «Henrique Ramos é dos maiores candongueiros de Portugal»

Vítor Bruno 'Aleixo' foi confrontado com algumas mensagens que circularam no grupo de WhatsApp dos Super Dragões por altura da AG de 13 de novembro de 2023. "Amanhã vale tudo", "leva tudo nos cornos", "amanhã vai haver porrada", escreveram no referido grupo, mas o arguido garante que não leu nada disso. 'Aleixo' filho falou ainda de Tagarela: "O Henrique Ramos é dos maiores candongueiros de Portugal. Foi para a assembleia falar de casas do FC Porto que eram fictícias para venda de bilhetes, mas ele também comprava bilhetes e depois revendia-os."

Pub
11:37 18.03.2025

Aleixo filho confessa agressões: «Um amigo disse-me: 'Estás com a camisola cheia de sangue...'»

Vítor Bruno 'Aleixo', tal como o pai, admitiu ter agredido sócios do FC Porto na AG de 13 de novembro de 2023. "O meu pai sempre disse para o respeitar a ele, depois a minha mãe e, por fim, o Pinto da Costa. O meu pai discutiu com um indivíduo, deu-lhe uma chapada e depois leva um soco de outra pessoa. Cheguei lá e dei um soco a esse homem. Depois o homem caiu, levantou-se e eu afastei-o com um pé", afirmou 'Aleixo' filho, explicando, depois, que ficou com sangue dos agredidos e teve que trocar de roupa. "Troquei a camisola no pavilhão e as calças no carro. Um amigo disse-me: 'Estás com a camisola cheia de sangue.' Fiquei nervoso, a minha mãe disse que a polícia me ia levar", relatou.

11:08 18.03.2025

CMTV mostra primeiras imagens de Fernando Madureira no segundo dia do julgamento

A CMTV mostrou as primeiras imagens de Fernando Madureira, antigo líder dos Super Dragões, a entrar no Tribunal de São João Novo para o segundo dia do julgamento no âmbito da Operação Pretoriano.

10:44 18.03.2025

Depois do pai, o filho: Vítor Bruno 'Aleixo' começa a ser ouvido no Tribunal de São João Novo

Autorizados a faltar a algumas das próximas sessões, o pai e filho 'Aleixo' foram os primeiros a falar esta terça-feira ao coletivo de juízes, no Tribunal de São João Novo, no Porto. Terminado o depoimento de Vítor Manuel 'Aleixo', agora será a vez de Vítor Bruno 'Aleixo' prestar declarações. O pai, de resto, voltou a admitir que agrediu sócios na AG de 13 de novembro de 2023: "Eu adoro o presidente [Pinto da Costa] e ele estava a ser insultado."

Pub
10:36 18.03.2025

Pai e filho Aleixo não se vão cruzar com André Villas-Boas no tribunal

O advogado de Vítor Manuel 'Aleixo' e de Vítor Bruno 'Aleixo' pediu que os dois arguidos sejam dispensados de algumas sessões para irem trabalhar em Espanha. Os arguidos pretendem faltar às sessões de quinta-feira, dia previsto para o testemunho de André Villas-Boas, e de segunda e terça-feira da próxima semana. A juíza aceitou o pedido. 

10:27 18.03.2025

Em dias de julgamento: Sandra Madureira dispensada de se apresentar na esquadra

Como medida de coação, Sandra Madureira tem de se apresentar periodicamente no posto policial mais perto da sua casa. Ora, esta terça-feira, Miguel Marques Oliveira, advogado da ex-vice presidente dos Super Dragões, pediu que a arguida, nos dias em que existam sessões, não tenha de se apresentar na esquadra e o pedido foi aceite. 

10:12 18.03.2025

Começou a 2.ª sessão: o pai Vítor 'Aleixo' é o primeiro a falar

Já começou, esta terça-feira, a 2.ª sessão do julgamento no âmbito da Operação Pretoriano. Vítor Aleixo não terminou, ontem, o seu depoimento e, hoje, é o primeiro a falar ao coletivo de juízes.

Pub
10:06 18.03.2025

Fernando Saul tranquilo, só quer que "seja feita justiça"

Fernando Saul em declarações ao Now, na chegada ao tribunal: “Sempre falei a verdade não tenho nada a esconder, estou de consciência tranquila, só quero que seja feita justiça e eu acredito na justiça”.

10:03 18.03.2025

Fernando Madureira já está na sala de audiências

Fernando Madureira foi dos primeiros dos 12 arguidos a chegar ao Tribunal de São João Novo, no Porto, onde hoje se realiza a segunda sessão do julgamento no âmbito da Operação Pretoriano. No entanto, o antigo líder dos Super Dragões foi o último a entrar na sala de audiências, o que aconteceu há minutos. À entrada, Macaco piscou o olho em direção ao local onde estão os restantes arguidos.

09:44 18.03.2025

Cristiana Carvalho, advogada do arguido Fernando Saul, fala aos jornalistas

"Este processo, ouviram-me ontem, diz muito sobre o que penso do processo. É terrorismo jurídico isto. Um caloiro de direito ficaria envergonhado. As falhas da acusação é que as coisas não estão concretamente definidas, é tudo muito vago, mas isso depois falaremos. Houve efetivamente e há um vídeo em que o André Villas-Boas diz o que diz, mas isso depois… Ele se conseguir justificar o que diz no vídeo, perfeito. Se houver surpresas, acho que são todas em benefício dos arguidos… Completamente tranquila em relação ao meu cliente. O Ministério Público pode recorrer se ele não for condenado, mas seja qual for a decisão, acho que sim, vai haver recurso."

Pub
09:43 18.03.2025

Adélia Moreira, advogada do arguido José Pereira, fala aos jornalistas

“Esperamos que tudo corra bem, em paz, os arguidos estão a falar, penso que não falarão todos e esperamos que corra dentro do expectável. O meu cliente já confessou os factos que praticou. Toda a prova que está no processo exclui o conhecimento de qualquer plano. Nem espero que nenhum dos arguidos seja condenado nos 32 crimes. Não há qualquer ligação entre o meu cliente e os outros arguidos, já foi apurado pela investigação e o relatório final diz mesmo isso. Estou tranquila, mas penso que ainda vamos ter muitas surpresas aqui, mesmo quando vierem as testemunhas ser interrogadas.”

09:42 18.03.2025

Chega Sandra Madureira e diz apenas: «Bom dia»

09:31 18.03.2025

Chega Vítor Catão

Questionado se tem medo, após ter sido ameaçado ontem, depois da saída do tribunal, Vítor Catão respondeu: “Com esta gente toda não”, em referência ao forte aparato policial presente.

A carregar o vídeo ...
Chega Vítor Catão Record
Pub
09:30 18.03.2025

Hugo Polaco também já está em tribunal

Chegada de Hugo Polaco: «Hoje já não, já falei. Vai-se provar»

09:09 18.03.2025

Fernando Madureira chega a tribunal

Fernando Madureira acaba de chegar ao Tribunal de São João Novo.

A carregar o vídeo ...
Fernando Madureira chega a tribunal CMTV
08:44 18.03.2025

André Villas-Boas ouvido quinta-feira

Assim que tomou posse da presidência, André Villas-Boas deu indicação para que o FC Porto se constituísse assistente no processo oriundo da Operação Pretoriano. E, agora, o presidente dos dragões vai ser ouvido no Tribunal de São João Novo, no Porto, na qualidade de testemunha. Isso, ao que tudo indica, vai acontecer depois de amanhã, a partir das 9.30 horas, altura em que se iniciará nova sessão, mas o dia e a hora concreta poderá depender da duração da inquirição aos arguidos, que têm que depor primeiro.

Pub
08:43 18.03.2025

Segunda sessão do julgamento

Tudo preparado para o arranque da 2.ª sessão do julgamento da Operação Pretoriano.  A 1.ª sessão realizou-se ontem no Tribunal São João Novo, no Porto, e ficou marcada pelo depoimento de Fernando Madureira, que durou mais de três horas. Macaco, que está visivelmente mais magro e abatido, negou qualquer envolvimento dos Super Dragões nos desacatos. Saiba aqui tudo o que foi dito.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas