Técnico, de 52 anos, levou o FC Porto B à liderança na 2.ª Liga...
Aos 52 anos, Luís Castro prepara-se para abraçar o maior desafio da carreira. O técnico natural de Vila Real vai suceder a Paulo Fonseca no comando do FC Porto, vendo premiado o trabalho desenvolvido na formação de futebol dos dragões durante os últimos oito anos.
Depois de passagens enquanto treinador pelos mais modestos Águeda, Mealhada, Estarreja, Sanjoanense e Penafiel, Castro chegou ao Olival em 2006 e logo para assumir funções de coordenador da formação do FC Porto.
Relacionadas
O agora técnico da equipa principal foi fundamental nos bons desempenhos das jovens equipas azuis e brancas ao longo dos últimos anos e no último verão acabou por suceder a Rui Gomes no comando técnico do FC Porto B, que em 2012/2013 havia terminado a 14.ª posição da 2.ª Liga.
O percurso à frente da formação secundária dos dragões não deixa grandes dúvidas: 18 vitórias em 32 jogos e liderança isolada na 2.ª Liga, onde o FC Porto B tem um dos melhores ataques e defesas e é a par do Benfica B a melhor equipa a jogar em casa.
Os adeptos do FC Porto esperam agora que o novo técnico possa utilizar os seus conhecimentos da equipa B para trazer ao plantel principal alguns dos jovens valores da "cantera" azul e branca, como Kadú, Tiago Ferreira, Rafa, Pedro Moreira, Tozé ou Gonçalo Paciência.
Longa carreira como jogador
Antes de abraçar a carreira de treinador, Luís Castro também teve um longo percurso profissional enquanto jogador, ainda que sem nunca chegar a um emblema da dimensão do FC Porto.
O antigo defesa foi formado na União de Leiria e passou por alguns clubes da principal divisão do futebol português, como o próprio Leiria e o Vitória de Guimarães, clube onde esteve entre 1984 e 1986.
Castro terminou a carreira no Águeda, clube onde jogou as últimas sete épocas e que acabaria por orientar enquanto treinador um par de anos depois.
Avançado do FC Porto tem vindo a ganhar o seu espaço na equipa do FC Porto
Extremo brasileiro foi suplente utilizado e assistiu Mora para o golo da vitória do FC Porto
Marco Ferreira avalia a arbitragem de Harm Osmers
As declarações do treinador do FC Porto depois da vitória sobre o Estrela Vermelha, por 2-1
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0