Presidente do FC Porto não conseguiu ver o jogo com o Celtic até ao fim pela emoção
Pinto da Costa venceu sete títulos internacionais ao leme do FC Porto, mas há dois em específico que alcançaram um lugar especial na sua memória: a final da Taça dos Campeões Europeus de 1987, em Viena, e a final de 2003, em Sevilha, para a Taça UEFA.
A primeira por ter sido o primeiro troféu internacional da história do clube e a segunda por ter sido "a final mais emocionante" a que assistiu. E esta última foi de tal forma intensa que Pinto da Costa revela que não viu, na altura, Nuno Valente a ser expulso porque teve que se retirar.
Relacionadas
"A mais emocionante foi, de facto, a de Sevilha, contra o Celtic. Porque o ambiente era extraordinário, 50/50 entre as claques, o ambiente antes também foi fantástico, o jogo foi emocionante com a marcha do marcador. Foi bem disputado e foi um final emocionante. Ainda há dias tive a oportunidade de rever. Foi fantástico. Vi uma coisa que não tinha visto na final. Nos últimos minutos, aos 90, já não aguentava mais e vim para trás, para uma sala. E só agora é que verifiquei que o Nuno Valente tinha sido expulso no prolongamento. Não tinha visto. Aos 90 já estava com o coração aos saltos. O Nuno Valente tem uma entrada mais dura e o árbitro expulsou-o", atirou, entre risos, na FC Porto TV.
"Agora, foi de tal forma emocionante, que teve um significado especial. E também porque, para muita gente, em 1987 aconteceu por acaso… Não, não aconteceu. Depois de ganharmos em 1987 a Taça dos Campeões Europeus e a Intercontinental, passados alguns anos voltámos a apresentar uma equipa que ganhou uma prova europeia. O que muitos achavam impossível. Só a nossa determinação e obviamente o valor da equipa nos fez mostrar que não tínhamos ganho em 1987 por acaso e que não ganhámos em 2003 por acaso. Verificou-se no ano a seguir ao sermos campeões europeus", concluiu.
Em entrevista ao 'Expresso', antigo guarda-redes dos dragões elogia forma como treinador fez mudança "incrível" na metodologia de treino
Reforçou a importância que o IFAB pode ter a sensibilizar a UEFA e recebeu indicações de que ação do VAR poderá ser alargada em breve a... cantos, cartões amarelos e segundo amarelo
Guarda-redes, de 14 anos, sente-se ainda mais motivado
Pablo Rosario e Dominik Prpic também totalistas nas suas seleções
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
O episódio aconteceu há 40 anos
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher