Ex-presidente recordou o momento em que o FC Porto esteve a dois dias de ser excluído das competições europeias
Pinto da Costa escreve sobre os "negócios ruinosos" que foram as compras de Zé Luís e Nakajima. Em mais um trecho do livro 'Azul até ao fim', que será apresentado no próximo domingo, o ex-presidente assume as culpas por ter cedido à pressão de Sérgio Conceição em contratar os internacionais caboverdiano e japonês.
"Ficámos, a dois dias do prazo dado pela UEFA, num dilema. Ou vendíamos o passe dum jogador ou não íamos às competições europeias. Esta segunda solução, para mim, era inaceitável. Já tinha avisado os meus colegas que, se tal acontecesse, me demitiria. E expliquei-lhes que não havia outra solução, pois essas dívidas eram fundamentalmente por dois atos de gestão ruinosos - a compra do José Luís e do Nakajima", começa por ler-se na página 32.
Relacionadas
E o ex-líder portista continua, colocando o foco em Sérgio Conceição: "Não servia de desculpa a pressão que o treinador nos fez para a compra desses jogadores, porque os culpados fomos nós em ceder a essa pressão."
Foi assim que Pinto da Costa justificou a venda de Luis Díaz ao Liverpool: "Tínhamos então de negociar um jogador e fomos para o mercado. Então recebemos propostas pelo Vitinha, pelo Fábio Vieira e pelo Taremi, que considerei lamentáveis, pois eram autenticamente um aproveitamento da nossa situação! Restava o interesse de alguns clubes pelo Luis Díaz - Liverpool, Tottenham, Newcastle, Barcelona. O que nos apresentou melhores condições foi o Liverpool e foi aquele que o jogador preferiu e aceitou. Foi uma saída de um excelente jogador, mas infelizmente inevitável. Resolvido o problema 'UEFA', havia dois dias para refazer a perda duma peça tão importante."
Livro 'Capitão de Abril - André Villas-Boas e a Revolução Inacabada' traz à luz algumas revelações
Extremo de 27 anos chegou ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Lateral e extremo já treinaram integrados com os colegas
Relatório do CIES coloca equipas da Premier League no topo do ranking
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos