Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

21:15

05 outubro

Benfica

Benfica

Pinto da Costa perde processo por difamação agravada

Presidente portista tinha avançado com queixa contra vários jornalistas...

Pinto da Costa perde processo por difamação agravada
Pinto da Costa perde processo por difamação agravada

Pinto da Costa perdeu um processo movido contra o jornalista Afonso Melo e outros jornalistas das publicações "Soberania do Povo" e "Semanário Privado" pelo crime de difamação agravada.

Em causa estão artigos de Afonso Melo, habitual comentador da Benfica TV, a propósito do processo Apito Dourado. Um desses artigos motivou mesmo uma capa do "Semanário Privado" na qual surgem lado a lado as fotografias de Pinto da Costa e do árbitro Pedro Proença, a propósito de uma escuta telefónica entre o presidente do FC Porto e Pinto de Sousa (então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF) sobre o árbitro (Pedro Proença) a nomear para um jogo dos azuis e brancos na Taça de Portugal.

O Tribunal do Bolhão, onde decorreu o julgamento, no qual Pinto da Costa apresentou como testemunhas Rui Cerqueira (diretor de comunicação do FC Porto) e Antero Henrique (CEO do FC Porto), considerou que não houve dolo nas referências feitas a Pinto da Costa, sublinhando que "cabe aos jornalistas recolher e selecionar os factos destinados à divulgação informativa".

Afonso de Melo, que foi defendido por Rui Barroso dos Santos, foi apenas condenado por dois crimes de desobediência, pelo facto de o conteúdo das escutas telefónicas do processo Apito Dourado só poderem ser divulgadas com autorização dos sujeitos das mesmas, sendo obrigado a pagar uma multa de 675 euros.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas