Saída de Antero terá apanhado de surpresa Pinto da Costa
Dirigente deixou o FC Porto ao fim de 26 anos
Seguir Autor:
Antero Henrique deixou de exercer funções no grupo FC Porto, anunciaram ontem à noite os dragões em comunicado oficial. No mesmo documento, o FC Porto informou que Luís Gonçalves, ex-vice-presidente do clube, vai assumir a gestão do futebol profissional até agora sob a responsabilidade de Antero Henrique.
De acordo com o comunicado, Antero Henrique, de 48 anos, alegou "motivos de ordem pessoal" para deixar "de desempenhar quaisquer cargos" no universo portista. "Compreendendo as razões invocadas para esta decisão", os responsáveis do FC Porto agradeceram "todo o trabalho efetuado, com total dedicação e disponibilidade ímpar ao longo dos últimos 26 anos".
Relacionadas
Os rumores de que Antero Henrique iria deixar o clube foram surgindo pontualmente nos anos mais recentes, mas a cúpula dirigente dos dragões acabou por se manter ao longo dos tempos. Desta feita, a saída do agora ex-administrador concretiza-se e terá até apanhado de surpresa o próprio presidente do FC Porto, Pinto da Costa, de 78 anos, que a meio da última semana, em Roma, desvalorizou as notícias que apontavam à sua saída. De acordo com as informações recolhidas por Record, na base da decisão estiveram também o desgaste institucional vivido no seio da sociedade nos últimos anos, além do desacordo de Antero Henrique para com alguns atos de gestão desportiva. Note-se que o dirigente era o ‘braço-direito’ de Pinto da Costa há várias épocas, alcançando o topo da estrutura do clube depois de nele ter entrado em 1990 como um mero colaborador.
Para o lugar de responsável do futebol profissional, o FC Porto escolheu Luís Gonçalves, ex-vice-presidente do clube que também já foi responsável pelo departamento de observação e scouting dos azuis e brancos. Aliás, foi nestas funções que Luís Gonçalves se destacou, acabando por rumar ao Shakhtar Donetsk para coordenar a mesma estrutura. O lugar de administrador fica em aberto.