Candidato à presidência responde com alerta e, depois, volta a falar de Sérgio Conceição e do apoio que tem recebido
Em Espinho, na tarde deste sábado, a ouvir as preocupações dos adeptos do FC Porto, André Villas-Boas foi confrontado por um deles com a seguinte questão: "O Koehler vai assumir a presidência se acontecer alguma coisa com Pinto da Costa depois de 27 de abril?" A resposta do candidato veio a pronto: "É uma pergunta sensível. Temos tentado revelar aos sócios que isso realmente pode acontecer. Os vices votam entre eles a sua continuidade, caberá ao presidente da Mesa da Assembleia Geral [Lourenço Pinto, na lista de Pinto da Costa] convocar ou não eleições antecipadas."
Villas-Boas, de resto, foi ainda confrontado com outras questões, nomeadamente sobre a eventual continuidade de Sérgio Conceição no comando técnico, pergunta que considerou igualmente "sensível".
Relacionadas
Sérgio Conceição: "O FC Porto está a jogar toda uma época e o seu treinador disse que se manteria à parte do ato eleitoral. Se calhar mudar as eleições para junho era a única alteração a fazer naquela Assembleia Geral… Há uma época em jogo, um dérbi de Lisboa a ser jogado, queremos muito que o FC Porto se encontre com os títulos e, se isso não acontecer, que ao menos se apure para a Liga dos Campeões. Há um grande risco se isto não acontecer. Se um homem de carácter e palavra prometeu que se manterá à parte do ato eleitoral, é justo que todas as candidaturas respeitem o treinador do FC Porto. Queremos sentar-nos com ele, apenas e só uma conversa para ser tida na devida altura, não é uma conversa de café, é estrutural, sensível, porque está em causa o futuro do clube. Queremos que o FC Porto ganhe a Taça de Portugal e some títulos muito em breve."
Apoio: "É verdade que há uma onda crescente de mudança, já tenho direito a fogo de artificio e bombos. Ontem tive uma receção muito calorosa em Viseu. É mais uma prova de que os sócios e adeptos do FC Porto querem mudança."
Se votarem em si e não vencer, não ficarão desiludidos caso não vá a votos em 2028?: "O candidato de 2020 [José Fernando Rio], com 26% dos votos, acabou por não se candidatar agora e apareceu na candidatura de Pinto da Costa. Vê-se tentativa de defraudamento total desse eleitorado, sem justificação. Acho que 2028 é tarde demais. Se em 12 anos o FC Porto aumentou o passivo em 250 M€ e se encontra em falência técnica, que FC Porto vai restar caso a atual direção tome posse? Outro cenário são os conflitos de interesse com os nomes propostos por essa candidatura. Um nome dessa candidatura está ligado a um fundo que empresta dinheiro, sem se saber a que juros, e que será detentora colateral de 70% dos direitos desta nova empresa. O FC Porto está a financiar-se através desse fundo e a dar como colateral receitas, seja da UEFA, seja de transferências... Sinais de degradação, conflitos de interesses evidentes. O FC Porto de 2028 não será este que conhecemos. É uma avaliação clara nesta fase. Por isso, chamo a um sentido de urgência para votarem na mudança agora."
Diretor de scouting escolhido?: "O que estamos a fazer já com o diretor desportivo é analisar os perfis sobre a direção de scouting. Estamos entre duas pessoas neste momento. No caso do diretor desportivo, esse está escolhido e designado, a direcção de scouting está entre duas pessoas. É uma área de intervenção fundamental, até pela mudança no ecossistema do futebol atual, onde há cada vez mais grupos de clubes. É muito mais difícil contratar. Se o FC Porto estivesse interessado num jogador do grupo do City, a casa mãe ia querer mantê-lo no grupo. Há determinados fundos também a serem donos das carteiras de determinados agentes, obrigando os jogadores a moverem-se para determinados clubes. Obriga a estudos de mercado. Jogadores já saem do Brasil com 16/17 anos, não há uma ponte a ser feita em Portugal e o scouting já tem que ser feito noutras bases. Talento já custa muito mais dinheiro, basta ver o exemplo de um clube rival que teve que gastar 20 milhões de euros para contratar um jogador a um dos clubes de topo."
Antigo jogador morreu em agosto, aos 53 anos
Jogadores de Benfica e FC Porto foram chamados pelo selecionador argentino
Mulher de Fernando Madureira deixa recados ao treinador nas redes sociais
Espanhol volta ao onze por mera opção técnica. Desconforto de Pepê abre porta a William
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve