Vasco Botelho da Costa antevê jogo com V. Guimarães: «É sempre o gato e o rato...»

Treinador do Moreirense fala dos duelos pela posse de bola

Seguir Autor:

Vasco Botelho da Costa
Vasco Botelho da Costa • Foto: Tony Dias / Movephoto
Adicione como fonte preferencial no Google

O treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, já projetou a partida com o V. Guimarães, da 7.ª jornada da Liga Betclic, que se realiza este domingo, pelas 15h30. O jogo terá lugar no Estádio D. Afonso Henriques.

É um elemento diferenciador o facto do Moreirense chegar ao dérbi com mais pontos que o Vitória?

"Não. Não tem nada a ver, por todas as razões e mais algumas. Por ser dérbi e por estarmos no início da época, as equipas ainda não estão a 100%. Já disse aqui várias vezes, temos jogadores que integramos mais tarde, o Vitória também teve contratações na última hora, que são jogadores que eu acredito que vão acrescentar e que também vão entrando aos poucos. A verdade é que as equipas ainda acabam por ter uma margem de progressão muito grande, também para se conhecer o jogador, para estabelecer aquilo que é o onze mais forte. Não acho que tenha qualquer tipo de interferência a questão da classificação. Normalmente damos sempre boas respostas nos melhores ambientes, nos melhores estádios, mas queremos muito continuar a olhar para nós. Sentimos que demos alguns passos em frente no jogo com o Marítimo, mas sentimos ao mesmo tempo que ainda temos uma margem muito grande de crescimento. Queremos estabilizar muito mais o nosso jogo com bola, não ser uma equipa que passe a maior parte do tempo sem a bola. Isso é algo que vai levar o seu tempo, mas que nós temos também trabalhado muito. E depois, ao mesmo tempo, perceber também as características do próprio jogo, um jogo onde temos que estar muito ligados, um jogo claramente de homens, onde muitas vezes o jogo está partido, um jogo que vai depender muito do lado físico, que vai depender muito da segunda bola. E só estando ao nosso melhor nível, muito ligados à corrente, desde o primeiro até o último apito do árbitro, é que vamos conseguir ter sucesso".

O que é que a vitória frente ao Marítimo trouxe para a preparação do dérbi com o Vitória?

"Trouxeram a felicidade normal de quem ganha, porque nós todos estamos nesta vida para ganhar em primeira instância, não é? Ao mesmo tempo ganhar e depois também proporcionar alegrias aos nossos adeptos, que têm sido uma força muito importante e a quem eu faço desde já um apelo, numa hora boa, no estádio perto, para marcarem presença em grande número. É sempre melhor trabalhar sobre vitórias, mas ao mesmo tempo, também como é um bocadinho aqui a minha regra do ouro, não deixar que o resultado influencie tudo. Nós temos que olhar para aquilo que é o nosso processo, para aquilo que é o nosso crescimento e para aquilo que nós valemos enquanto equipa. E fazendo as coisas bem feitas no jogo, acredito que estamos sempre mais próximos de conseguir o sucesso. E o nosso sucesso são os três pontos. E portanto, é com esse pensamento que nós vamos ao Vitória, respeitando muito o valor do nosso adversário, que também tem muito valor".

Já pode contar com João Veloso?

"O Veloso, à partida, ainda está fora. Está na última fase de recuperação mas entendemos que não é ainda a altura de voltar, não queremos correr grandes riscos".

Pode fazer mudanças no onze em função do jogo?

"Uma grande mais-valia para nós, equipa técnica, que vamos poder olhar para a equipa do Vitória e perceber quais é que são os passos que nós sentimos que podemos explorar. Temos alguns jogadores com determinadas características que nos permitem aproveitar esses passos, também do ponto de vista defensivo, o sentido que temos jogadores que se calhar têm uma intensidade de pressão diferente de outros. A expectativa num jogo em que possamos sentir que temos que defender mais a nossa baliza. Isso é a parte fantástica de ter um plantel muito homogéneo, um plantel com muita qualidade à disposição. Agora, estudámos obviamente bem o Vitória, também conhecemos bem o Tiago, já há vários anos que jogamos contra o Tiago, um excelente treinador. Vamos deixar a parte estratégica para a hora do jogo, mas sabemos bem aquilo que temos à espera e não tenho a mínima dúvida que nesse aspeto vamos estar muito bem preparados".

Espera um Vitória a querer ter mais bola, a jogar mais no meio-campo do Moreirense?

"O jogo é sempre o gato e o rato, acredito que temos princípios semelhantes, nós somos uma equipa que gosta de ter bola, o Vitória também, e portanto, temos que lutar por ela, temos que ter capacidade para roubar quando o Vitória tiver e também temos que ter capacidade para manter quando o Vitória a quiser tirar de nós, mas isso é o normal. Agora, aquilo que eu acredito é que as equipas hoje em dia têm que ter capacidade para jogar também no desconforto, e o desconforto é aquilo que, por exemplo, nós fomos obrigados naqueles jogos contra FC Porto e contra Benfica, onde claramente nós queríamos ter tido mais bola. Agora, também já estamos um pouco melhores, nós estamos um pouco mais preparados, as características específicas do adversário também são diferentes, às vezes nós estamos mais formatados e temos mais capacidade para pressionar em determinadas zonas".

Vai encontrar o Alanzinho como adversário…
"Acredito que seja também muito especial para ele, é um jogador que é querido por todos nós, é querido por toda a família do Moreirense. Agora, tomou uma decisão e a vida dele segue. Ele vai querer defender as cores dele, como nós vamos querer defender as nossas. Portanto, a partir do momento em que o jogo começar, adversários, depois quando o jogo terminar, abraço e festa e carinho, porque o carinho é muito grande".

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Moreirense
Notícias
Notícias Mais Vistas