Rio Ave e V. Guimarães, ambos da Liga Betclic, empataram 1-1 este sábado num jogo de preparação da nova época, que serviu da apresentação dos vila-condenses aos seus associados.
Num duelo divido, e que serviu para os técnicos dos dois conjuntos testarem soluções, os vimaranenses estiveram melhor na etapa inicial, chegando à vantagem, logo aos 11 minutos, por intermédio de Jota Silva, tendo o Rio Ave reagido na segunda metade, e resgatado o empate, com um tento de Hernâni, aos 71 minutos.
A equipa da foz do Ave, que surgiu com o seu teórico onze mais forte, e sem novidades, porque está impedida de inscrever jogadores por sanção da FIFA, não conseguiu travar uma melhor entrada dos minhotos, que ainda antes do quarto de hora inauguraram o marcador, com Jota Silva, servido por Alisson Safira, a passar entre os centrais e desviar para o golo.
Os vimaranenses, que na equipa inicial não apresentaram reforços, mas fizeram alinhar três jovens da formação - Ni Rodrigues, Diogo Sousa e Alberto Costa -, mostraram mais ritmo nesta etapa inicial, e estiveram perto do 2-0, num cabeceamento de Ni Rodrigues, travado por boa defesa do guardião local Jhonatan.
Para o segundo tempo, o técnico dos visitantes, Moreno Texeira, mudou quase toda a equipa, introduzindo os reforços Charles, Adrián Butzke e João Mendes, enquanto o Rio Ave foi fazendo mudanças faseadas, acabando por crescer no jogo.
Já depois Patrick William e Zé Manuel terem ameaçado, acabou por ser Hernâni, aposta para este segundo tempo, a resgatar a igualdade, num desvio a um cruzamento de Leonardo Ruiz, aos 71 minutos.
Na parte final, os dois conjuntos ainda lutaram pela vitória, com André Silva, no lado dos vimarenenses, e Hernâni, para os locais, a estarem perto de desequilibrar o ensaio, mas acabando o 1-1 por prevalecer.
Com este ensaio, o Rio Ave terminou o seu período de testes neste defeso, sendo que o próximo compromisso será já oficial, sábado, para a Taça da Liga, frente ao Académico de Viseu, da Liga Sabseg.
Já o V. Guimarães ainda tem mais um ensaio agendado, também no sábado, frente ao Tondela, da Liga Sabseg, que antecede o arranque competitivo oficial, em 27 de julho, frente aos eslovenos do NK Celje, para a Liga Conferência Europa.
Jogo no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde.
Rio Ave - Vitória de Guimarães, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Jota Silva, 11 minutos.
1-1, Hernâni, 71.
- Rio Ave: Jhonatan, Patrick William, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Costinha, Amime, Guga, Ukra, Fábio Ronaldo, Leonardo Ruiz e Boateng.
Jogaram ainda: Magrão, Miguel Nóbrega, Hernâni, Vítor Gomes, Zé Manuel, Karseladze, Bruno Ventura, Lomboto, Joca, Sávio, Nuno Namora. Lucas Flores e André Pereira.
Treinador: Luís Freire.
- V. Guimarães: Bruno Varela, Alberto Costa, Manu Silva, Ni Rodrigues, Nélson da Luz, Dani Silva, Diogo Sousa, Tiago Silva, Miguel Maga, Alisson Safira e Jota Silva.
Jogaram ainda: Charles, Adrián Butzke, André Silva, Bruno Gaspar, Gonçalo Nogueira, Jota Pereira, João Mendes, Tounkara, Martim Alberto, Tomás Handel, e Mikel Villanueva.
Treinador: Moreno Teixeira.
Árbitro: Fábio Melo (Porto).
Ação disciplinar: nada a assinalar
Assistência: cerca de 1.500 espetadores.
Treinador do Rio Ave deixou críticas à arbitragem
Golos surgiram na reta final do encontro
CAN e Taça da Ásia, que abrem 2024, vão levar 31 atletas e só três emblemas vão... sair ilesos. Se alguém chegar à final pode perder 10 jogos
Treinador do Rio Ave garante baterias carregadas para ultrapassar a competitividade do Estrela da Amadora
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Titulares indiscutíveis de Benfica e FC Porto, respetivamente, estão em final de contrato
As águias já contrataram Prestianni e seguem Rollheiser; Os leões veem em Ousmane Diao um novo Diomande
Veículo do jogador argentino foi intercetado pela polícia