A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou esta terça-feira por unanimidade um voto de congratulação ao Santa Clara pela conquista da 2.ª Liga e regresso ao principal escalão do futebol nacional.
A iniciativa, apresentada pelo PSD, foi votada durante a sessão plenária do parlamento açoriano, que decorre esta semana na Horta, ilha do Faial.
"O Santa Clara é inequivocamente a agremiação desportiva que mais projeta os Açores no mundo, de um modo particular junto da nossa diáspora, onde gera sentimentos de pertença e afaga saudades entre os amantes de futebol", considerou o deputado do PSD/Açores Joaquim Machado, na apresentação do voto.
O proponente lembrou ainda que o Santa Clara já tinha conquistado a 2.ª Liga em 2000/01, mas que na temporada passada alcançou a "sua melhor pontuação na competição, 73 pontos, a segunda mais alta de sempre entre todos os clubes".
No voto de congratulação, lê-se ainda que a "brilhante prestação" do Santa Clara na época transata "levou bem longe o nome da região, prestigiando os Açores, as suas gentes e o desporto açoriano".
"Além dos sentimentos e de quanto tudo isto significa no plano desportivo e suscita junto dos adolescentes e jovens praticantes do futebol, a participação de um clube açoriano na principal competição do futebol nacional representa uma mais-valia económica para a região", afirmou o parlamentar social-democrata.
O Santa Clara vai regressar à 1.ª Liga após ter conquistado o primeiro lugar no segundo escalão em 2023/24, um ano depois da descida.
Por LusaBrasileiro marcou o golo da vitória do Santa Clara sobre o Sporting, em Alvalade, em 2024/2025
Açorianos não marcam há duas jornadas e têm o 3.º pior ataque da Liga
Extremo brasileiro de 23 anos é um dos principais jogadores dos açorianos
Kauã Sales está a fazer tratamentos
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Italiano recorda o momento em que o astro argentino decidiu juntar-se ao clube parisiense