Jorge Silva esteve ontem presente na Escola Secundária da Ribeira Grande, onde participou na Semana de Português, uma iniciativa levada a cabo pelos professores da escola. Paula Stone, responsável pela organização da conferência, decidiu convidar Jorge Silva, pelo facto de ser uma referência para os jovens.
"Um jogador de futebol é sempre uma referência para a juventude, e como a directora do Conselho Executivo tem boas relações com o Jorge foi possível concretizar esta ideia. Os jovens encaram a leitura com algumas reservas, não vêem grande utilidade na leitura, mas queremos mostrar pessoas que eles admiram e que valorizam a língua portuguesa, e o Jorge Silva conseguiu fazer isso, desmistificando a ideia de que os jogadores de futebol não ligam a assuntos culturais", salientou Paula Stone.
Junto dos jovens, o jogador revelou que o seu escritor preferido é Paulo Coelho, e quando tem "tempo livre" aproveita para ler algumas das suas obras. Jorge Silva referiu que "os futebolistas são pessoas humildes, que gostam de poder ajudar os mais jovens", e salientou que "muitos jogadores têm hábitos ligados à leitura", algo que em muitos casos é útil no contacto diário com os jornalistas.
Quando um dos alunos presentes no auditório do estabelecimento de ensino questionou se seria capaz de escrever um livro, o guarda-redes sorriu e, apesar de reconhecer que "não é fácil", adiantou que no final da carreira poderá pensar nisso.
No final, o jogador mostrou-se satisfeito pela conferência e considerou ser importante a leitura de livros para a formação dos jovens estudantes. "A nível de português é importante incentivar os jovens a ler, porque é importantíssimo para a sua educação, e espero que tenha conseguido transmitir aos alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande essa mensagem, para lerem um pouco mais, no futuro", afirmou o jogador, antes de falar do actual momento da equipa.
"Passámos a linha de água, mas ainda não ganhámos nada. Vamos começar já a trabalhar para procurar pontuar no Estádio da Luz. Todas as equipas têm fragilidades e pode ser que o Benfica esteja num dia mau e possamos aproveitar essa situação", sublinhou.
Clube já fez convite para renovação
A conferência decorria normalmente quando uma jovem perguntou a Jorge Silva "se gostaria de ficar para sempre no Santa Clara". O guarda-redes revelou que já foi convidado para renovar: "Tenho mais um ano de contrato e espero que consigamos ficar na SuperLiga. Já fui abordado para renovar o vínculo, mas ainda vou esperar antes de decidir."
O convite foi feito no mês de Janeiro, quando surgiram notícias dando conta do interesse do Santa Clara na aquisição de Costinha.
Jorge Silva anunciou, entretanto, que mantém intactas a esperança de chegar à selecção nacional: "Não sei se ele [Luís Felipe Scolari] já me viu a jogar. Mas, segundo o que ele disse anteriormente, qualquer jogador que esteja a jogar poderia ser chamado, então espero demonstrar o meu valor."
«É uma pena o Estádio da Luz deixar de existir»
"Guardo boas e más recordações dos jogos que disputei no Estádio da Luz. Mas é pena um estádio como aquele deixar de existir." Longa vai a carreira de Jorge Silva no principal escalão do futebol português, mas a verdade é que, em jogos do campeonato, o actual guarda-redes do Santa Clara apenas realizou três jogos no Estádio da Luz. Todos eles ao serviço do Salgueiros, já depois de ter vestido as camisolas do FC Porto e do Rio Ave.
Mas foi em Paranhos que mais jogou este guarda-redes formado nas escolas do FC Porto, e que há duas épocas representa o Santa Clara. No ano passado não defendeu a baliza açoriana quando da visita à Luz. Mas, dos 7 golos sofridos, 3 foram da autoria de Nuno Gomes.
Plantel quer demonstrar que goleada em Braga não reflete qualidade da equipa
Acionista destaca primeiro golo do central nos açorianos, que valeu a vitória
Defesa-central marcou primeiro golo pelos açorianos e no triunfo sobre o Casa Pia (1-0)
Central marcou aos 11’ e coroou boa entrada açoriana perante reação curta dos gansos
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional
Glen De Boeck tinha 54 anos
Caso foi tornado público em maio
Avançado do Toluca brilha no México
Marek Papszun acusou o clube de não o querer deixar sair para o Legia Varsóvia
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais