O treinador Vasco Matos afirmou, este domingo, que o Santa Clara está a "crescer" e defendeu que a equipa vai ter de ser corajosa no próximo jogo da Liga Betclic frente ao Sp. Braga.
"Acreditamos que a equipa está a crescer. Estamos a melhorar. Ainda temos coisas a melhorar e os jogadores têm consciência disso. Toda a coesão, todo esse verdadeiro ADN que é a nossa equipa, é pô-lo todo cá fora ao serviço do coletivo. Isso é uma marca nossa. E sente-se isso, sente-se uma identidade cada vez mais ao vir ao de cima", afirmou.
O técnico falava no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, antes da deslocação ao terreno do Sporting Braga para a partida da 14.ª jornada da Liga.
Vasco Matos garantiu que a formação açoriana "está focada" em "acelerar o processo" de trabalho para assegurar "estabilidade, coesão e identidade" e alertou para as dificuldades do próximo encontro.
"Temos de ter uma grande capacidade de entreajuda. Temos de lutar muito, mas também temos de ser uma equipa corajosa com bola", realçou.
O treinador rejeitou encarar o jogo como uma "vingança" face à derrota em Braga para a Taça da Liga por 5-0 (em 29 de outubro), salientando tratar-se de partidas com "características completamente diferentes", mas admitindo que aquele resultado obrigou à reflexão.
"Fizemos uma reflexão após esse jogo. Ninguém ficou contente. Sabemos que o Braga é uma equipa muito forte. Está num excelente momento. Cresceu muito. É uma equipa com domínio muito grande com bola. Mete muita gente no lado da bola. É uma equipa com muita capacidade individual e grande capacidade de decisão", reforçou.
O Santa Clara vem de uma vitória para o campeonato frente ao Casa Pia (1-0), enquanto o Sporting de Braga derrotou o Nice na quinta-feira para a Liga Europa (1-0) e o Famalicão na jornada transata (2-1).
Vasco Matos não quis comentar as críticas do Santa Clara ao calendário do campeonato, mas disse estar "100% solidário com a administração" da SAD açoriana.
O Santa Clara criticou na quarta-feira a intransigência "totalmente injustificada" da Liga por manter a data do jogo frente ao Arouca, 21 de dezembro, já que os açorianos defrontam o Sporting "72 horas antes".
Em causa está o Santa Clara--Arouca, da 15.ª jornada da Liga, marcado para 21 de dezembro, às 19:30, que vai acontecer após os açorianos receberem o Sporting para a Taça de Portugal, no dia 18, às 17:45.
Já na próxima segunda-feira, os açorianos, que ocupam o 11.º lugar com 15 pontos, vão enfrentar o Sporting de Braga, quinto com 22, às 18h45, no estádio Municipal de Braga, com arbitragem de Bruno Costa (Associação de Viana do Castelo).
Por LusaJogo está marcado para segunda-feira (18h45)
Equipa de Vasco Matos expectante quanto à resposta dos moçambicanos sobre Geny Catamo
Médio defensivo de 18 anos faz parte da equipa de juniores dos açorianos
Organismo manteve data do jogo com o Arouca poucos dias depois da receção ao Sporting
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo