O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse

O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse

Rúben Amorim considerou que o Sporting chega ao jogo com o Arsenal, marcado para amanhã, em Alvalade (17h45), numa boa fase e que por isso é positivo enfrentar o líder da Premier League agora. Na conferência de antevisão à 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, o treinador leonino vincou que eliminar os gunners deixaria a formação verde e branca "com uma mente diferente" tendo em vista o resto da prova.

Amorim garantiu ainda que Pote continuará a marcar os penáltis, apesar de ter desperdiçado um recentemente, e que Diomande, caso jogue, será como central e não no meio-campo, posição onde Ricardo Sousa, ex-timoneiro do Mafra, disse que o costa-marfinense poderia atuar.

PUB

RÚBEN AMORIM

Equipa chega com quatro vitórias a este jogo. É o melhor momento para defrontar o Arsenal?

PUB

"Não sei se é o melhor momento, mas é um bom momento. Estamos a jogar bem, mas também é não dar muito foco a isso porque há duas semanas estávamos a falar de um Midtjylland num momento difícil que tivemos aqui em Alvalade e depois recuperámos no jogo fora. O futebol é o momento e nós estamos preparados, como disse o St. Juste. Temos um plano e vamos querer ganhar, sabendo das diferenças entre as equipas. Estamos preparados para o jogo e estamos entusiasmados."

Ultrapassando o Arsenal o Sporting ficaria com outro balão de oxigénio e como um dos favoritos na competição?

"Não ficaríamos como favoritos. Agora, eu acho que o futebol não é só físico, mas também mental. Portanto, vencendo uma equipa como o Arsenal mostra-nos que tudo é possível. Nós temos esse sentimento, sabemos que o futebol num ou dois jogos tudo é possível e eliminando uma equipa como o Arsenal, obviamente que íamos enfrentar todos os desafios que viessem por aí com uma mente diferente. Poderíamos olhar por aí, mas não seríamos favoritos porque estão lá equipas com outro poderio e não vale a pena pensar nisso. O que nós temos que fazer é entrar bem no jogo amanhã e tentar vencer. É isso que vamos tentar fazer."

PUB
O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse

O facto de o Arsenal ter sempre muita 'fome' até aos últimos minutos pode ser uma preocupação para um Sporting que tem tido problemas com a concentração nos jogos?

"Acima de tudo, nós conhecemos bem o espírito do Arsenal, que vive um momento muito bom e tem muita fome de vencer e por isso é que consegue vencer os jogos até ao fim. Isso nota-se muito na forma como festejam e como jogam. Sabemos do espírito que o Arsenal tem. A nossa equipa tem melhorado do início da época para agora em termos de concentração nos jogos. Isso também vem do crescimento da equipa e nós vamos mudando jogadores, alterando dinâmicas e descobrindo os pontos fortes e fracos da nossa equipa. Como foi dito, também vivemos um bom momento e estamos preparados para o melhor Arsenal, sabendo que é uma equipa muito difícil, mas nestes jogos todos os jogadores, a forma como treinam, e já o devem fazer porque estão num clube grande, mas estes jogos não é preciso um treinador preocupar-se com a concentração porque eles já estão concentrados desde o primeiro minuto. É isso que vamos fazer: estar concentrados desde o primeiro minutos, precisamos de alguma sorte, do nosso talento, que os nossos jogadores aparecem nos duelos porque eles vão deixar muitas vezes homem para homem atrás, são muito corajosos. Nós temos de ser concentrados e corajosos para vencer o jogo. Estamos preparados para um Arsenal forte desde o primeiro ao último minuto. E é isso que vamos fazer para tentar vencer o jogo."

PUB
O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse

Sporting teve azar no sorteio em comparação com o Benfica?

"Obviamente que eu não vou falar da comparação entre os clubes. O sorteio é o que é. Eu acho que azar tivemos o ano passado, nunca foi repetido um sorteio e não nos calhou o Manchester City e podiam ter repetido o sorteio desta vez, mas não aconteceu. Portanto, é a equipa que sai, é a equipa que vamos enfrentar e agora é olhar para o lado positivo da coisa. É um adversário muito difícil, mas estamos entusiasmados, queremos medir forças e ver em que ponto estamos para atingir este nível. É isso, olhar para o lado positivo do sorteio. Vamos ter um jogo importante, contra uma grande equipa, contra um grande treinador no nosso estádio e é um momento feliz para nós."

PUB
O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse

Ricardo Sousa, ex-treinador do Mafra, disse num canal de televisão que o Diomande faz muito bem a posição 6. Amanhã não há Ugarte, portanto queria perguntar-lhe se essa pode ser uma das surpresas para amanhã.

"O Ricardo devia ter-me dito isso mais cedo, mas não vai jogar. Primeiro, porque não treinou lá, ainda está a aprender as coisas que tem de fazer como central. Depois, era uma mensagem errada para a equipa meter mais um central a jogar como médio defensivo neste jogo, e não me parece que seja a melhor abordagem, não tendo treinado. Se tivesse visto o que o Ricardo viu poderia ser uma opção, mas vai jogar lá outro jogador. O Ousmane, se jogar, será a central, que é a posição que ele está a trabalhar. Tem muito para crescer e está num bom caminho."

PUB
O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse

Identifica-se com o Arteta e com as suas ideias? Sobre o Pote, tendo em conta que há uns tempos disse que havia uma espécie de regra em relação aos penáltis, que quem falhasse que trocava, eu pergunto-lhe se visto que o Pote falhou o último se é ele que continuará a bater.

"O Pote ainda vai continuar a marcar porque eu acho que ele é o melhor marcador de penáltis. Amanhã no papel vai estar o Pote. Em relação às comparações, são campeonatos diferentes, mas o que eu posso dizer é que o treinador do Arsenal é um exemplo para o momento que estamos a passar. Tivemos uma época em que fomos campeões, depois uma época em que ficámos em segundo lugar e lutámos quase até à última jornada, passámos na Champions, o que não é normal para o clube. Agora estamos a passar um ano muito difícil, por isso é um exemplo muito grande na forma em como aguentou toda a pressão, e a pressão deve inacreditável num clube de Premier League como o Arsenal. A forma como ele aguentou e está agora a colher os resultados. Digamos que é um bom exemplo para nós, não só como para o treinador, para o clube, para os adeptos, para perceber que às vezes os projetos demoram tempo para se ver resultados. Não falando em comparações, eu diria que ele é um excelente exemplo nesse aspeto."

PUB

Pote e Morita é uma dupla forte o suficente em termos defensivos para o Arsenal?

"Defender é subjetivo, o Mateu Tanlongo também não é fisicamente muito forte, defender é ver os jogadores a fazer vários metros em alta intensidade, a esperteza que têm a jogar e a forma como controlam a bola. Olhamos para tudo e escolhemos a melhor opção. O Mateu é uma opção, a partir do banco ou do início."

O "bom momento para defrontar o Arsenal", os penáltis de Pote e a posição de Diomande: tudo o que Rúben Amorim disse
PUB

Dinâmica do Arsenal

"A dinâmica não muda muito, obviamente que jogar o Zinchenko ou o Tierney é diferente em termos de dinâmica. É uma equipa com uma rotina muito grande, já jogam há muito tempo. Fizemos essa observação. Nunca são uma equipa fraca, são sempre uma equipa forte. Eles fazem uma rotação para ter jogadores frescos, vêm de um campeonato onde a rotação é muito intensa. Teremos de ser mais inteligentes nesse aspeto. Temos de esperar um Arsenal forte."

Amorim à Sporting TV

PUB

[Análise e lançamento do encontro]

"Temos de ser muito compactos, marcar golos nas oportunidades que temos e não pensar que é um jogo especial. Temos de vencer e jogar consoante a nossa ideia. Jogar da nossa maneira, focar nos pontos fortes do Arsenal e, em relação a jogar com o primeiro classificado da Premier League, que comece a ser um hábito. Que estejamos cá para o ano a jogar numa fase destas, seja em que competição for contra o líder da Liga inglesa. No ano passado foi o City e este ano é o Arsenal. A ideia é sempre a mesma: vencer."

[Bom momento]

"É muito mais saudável chegar com quatro vitorias seguidas. É muito diferente. Uma equipa vive de vitórias. E o ambiente de uma equipa grande vive muito dessas vitórias. Esperamos continuar neste bom momento a seguir a este jogo."

PUB

[Ausência de Ugarte]

"A dinâmica não muda. Temos é de ter atenção às caraterísticas dos jogadores que vamos colocar. Mas a dinâmica da equipa vamos mantendo. Já provámos ao longo deste tempo que vamos perdendo jogadores e a dinâmica continua ou melhora. Não vai alterar nada."

[Presença e apelo ao apoio dos Adeptos]

PUB

"Acima de tudo, os adeptos têm sempre uma grande importância. Somos muito melhores com os nossos adeptos. Precisamos deles e do apoio. Vamos fazer o que é o mínimo exigível, que é dar tudo pelo clube e vamos lutar pela vitória."

Amorim à SIC Notícias

"O Arsenal é um dos favoritos na Liga Europa. Sendo líder da Liga inglesa, talvez a melhor do Mundo, no momento em que está, é um claro favorito a vencer esta prova. É um jogo diferente e de características diferentes. Com o Middtjyland éramos claramente favoritos, neste momento não o somos. Apesar de sermos o Sporting, e lutamos sempre pela vitória, não somos os favoritos. Muda completamente as abordagens mentais do jogo e os jogadores vão estar de uma forma diferente. Quer se queira quer não, é sempre diferente. O importante é sabermos que vai ser um jogo normal contra uma grande equipa, no qual temos de jogar à nossa maneira, que é a única que nos leva a atingir o objetivo de vencer."

ST. JUSTE

PUB

O que espera do Arsenal

"Esperamos um Arsenal que quer ganhar, que vai pressionar e um adversário com muita qualidade quando tiver a posse da bola."

Comparação com Diomande

PUB

"É um excelente jogador, um grande companheiro, temos uma boa relação. Temos muitos bons defesas que podem competir ao mais alto nível. É o que eu penso."

Medir forças com o Arsenal

"Têm provado o valor da equipa. Estamos entusiasmados para este jogo."

PUB

O que trouxe para a equipa? Diferenças entre Arsenal e Tottenham.

"O Tottenham é uma equipa diferente, com uma abordagem diferente ao jogo. Temos um plano de jogo preparado."

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB