Os piores receios confirmaram-se: Nuno Santos sofreu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito e vai ter de ser operado, na sequência da lesão sofrida este sábado frente ao Famalicão. A época do esquerdino chegou ao fim.
O diagnóstico é oficial e foi avançado há minutos pelo clube de Alvalade, depois da primeira bateria de exames realizada pelo o jogador. De acordo com a informação recolhida pelo nosso jornal, Nuno Santos vai submeter-se muito em breve a uma cirurgia para depois poder iniciar o processo de recuperação, que costuma durar entre 6 a 9 meses.
Ou seja, no melhor dos cenários (os 6 meses de paragem), o ala, de 29 anos, só poderia voltar aos treinos em abril/maio, pelo que está virtualmente terminada a época do camisola 11. Se a recuperação for mais longa, estará em causa igualmente a próxima pré-época, bem como o arranque de 2025/26.
A título de exemplo, Daniel Bragança, após sofrer uma entorse traumática no joelho direito com lesão do ligamento cruzado anterior, em julho de 2022, esteve uma época inteira sem competir, tendo voltado aos treinos em maio de 2023.
Embora Nuno Santos ainda vá fazer mais exames, nesta altura já não há dúvidas sobre a gravidade e o tipo de lesão. A realização da cirurgia está agora apenas pendente do processo inflamatório do joelho.
No final do encontro em Famalicão, Rúben Amorim já tinha dado a entender que o problema seria grave, como se percebeu, aliás, no imediato, após o choque de Nuno Santos com Zaydou, que o obrigou a sair de maca, em cima do intervalo.
"Parece-nos que é grave e é a má notícia do jogo. Parece que vai demorar, não me quero alongar muito. Foi feio. É alguém que já passou por duas roturas, estaremos cá para ajudar. É muito importante para nós, amanhã (hoje) vamos saber mais ou menos o que tem e a partir daí vai esquecer o resto e focar-se na recuperação", disse o treinador do Sporting.
Como referiu Amorim, Nuno Santos já sofreu duas roturas de ligamentos, mas no joelho esquerdo, a primeira no Benfica (2015) e a segunda no Rio Ave (2018), tendo sido operado em ambas as ocasiões.
Na época em curso, Nuno Santos participou em 10 jogos, em 7 deles como titular. Fez uma assistência frente ao Portimonense, em jogo da Taça, e marcou na vitória (2-0) sobre o Sturm Graz, na Áustria.
Contratado ao Rio Ave em 2020, por 3,5 milhões de euros, o maiato renovou com os leões até 2027, em agosto de 2023. A caminho dos 30 anos, que completa em fevereiro, Nuno acumula 196 jogos com a camisola do Sporting, nos quais apontou 34 golos e fez 42 assistências.
Por João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves