_
A assembleia municipal de Lisboa reconheceu esta terça-feira como válida a reinvindicação do Sporting de ter conquistado na sua história 24 campeonatos nacionais de futebol e não apenas 20 como indica a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Como é do conhecimento público, os leões exigem que os quatro triunfos no Campeonato de Portugal sejam equiparados àqueles que alcançaram no Campeonato Nacional.
A FPF nunca reconheceu a exigência do clube de Alvalade, mas a assembleia municipal da capital fez 'tábua-rasa' de decisão federativa. Bruno Mascarenhas, deputado municipal e antigo vogal do Conselho Diretivo dos leões subiu ao púlpito, durante a última sessão da assembleia, para dar conta do "voto de saudação ao Sporting Clube de Portugal pela conquista do campeonato nacional de futebol 2023/24", referindo que o mesmo foi "proposto pela mesa, consensualizado pelos partidos e votado por unanimidade".
"A assembleia municipal de Lisboa, por unanimidade, reconhece essa verdade histórica das conquistas leoninas e clarifica a verdade desportiva. Lisboa acolheu aquilo que o Sporting reconhece e que são os 24 títulos", assumiu o deputado municipal eleito pelo 'Chega'.
De resto, a Assembleia Municipal felicitou "vivamente" o Sporting pelo título conquistado, além de destacar em diversos pontos a forma decorreu as várias celebrações que tiveram lugar por parte dos verdes e brancos, tanto no Marquês de Pombal como mais tarde, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia que teve o presidente da Câmara, Carlos Moedas, como chefe de cerimónias.
"Saudar todos os dirigentes, equipas técnicas, atletas, órgãos sociais e adeptos do Sporting Clube de Portugal por esse feito desportivo, mas também pela forma urbana e civicamente notável como celebraram a vitória em paz e segurança na noite de 5 de maio na Praça do Marquês do Pombal", com "centanas de milhares de pessoas a receber os novos campeões nacionais de forma entusiástica, até de madrugada, com dirigentes, técnicos e jogadores".
Jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões
Gunners foram eliminados da Taça de Inglaterra pelo Southampton e duelo em Alvalade é já na terça-feira
Recorde em Alvalade no século XXI foi alcançado por Rúben Amorim em 2023/24 (141)
Extremo brasileiro fala da relação com Antonio Conte e do "impressionante" Estádio Diego Armando Maradona
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"