A caminhada do Sporting em 2013/14 está marcada pela eficácia do ataque (33 golos no campeonato, 44 em todas as competições), mas também pela segurança e solidez demonstradas pela defesa: 9 golos sofridos na Liga, 14 no total.
Com a conquista dos três pontos diante do Belenenses, os leões atingiram o 5.º triunfo consecutivo no campeonato, com destaque para o facto da equipa de Jardim ter mantido a baliza de Rui Patrício inviolada nos últimos quatro jogos: V. Guimarães (1-0), Paços de Ferreira (4-0), Gil Vicente (2-0) e Belenenses (3-0).
Para lá da liderança isolada na Liga, o Sporting é também o melhor ataque da prova, com 36 golos – mais 11 do que FC Porto e Benfica – e a segunda melhor defesa, com 9 golos sofridos (mais um do que o FC Porto, mas os leões têm nesta altura mais um encontro do que os dragões).
Olhando para as últimas onze épocas, as diferenças são esclarecedoras, principalmente em comparação com 2012/13: o leão de Jardim tem três vezes mais golos do que o de Sá Pinto à 13.ª jornada e apresenta mais 20 (!) pontos no mesmo número de jornadas. Aliás, este é até à data o melhor Sporting dos últimos dez anos.
Belém ultrapassado
Ao contrário dos mais diretos rivais, o Sporting não perdeu pontos com o Belenenses. Tanto os dragões como as águias não foram além de um empate com os azuis, o que coloca a equipa de Alvalade em vantagem neste capítulo.
No entanto, esta “superioridade” conquistada com a contundente vitória de ontem frente ao Belenenses perde “importância” nas contas da Liga, devido ao empate caseiro (1-1) do Sporting diante do Rio Ave – o Benfica ganhou e o FC Porto mede hoje forças com os vila-condenses –, e, principalmente, à derrota leonina no Estádio do Dragão (3-1).