Besiktas num mundo diferente mas não tanto

Besiktas num mundo diferente mas não tanto
• Foto: epa

Não é segredo para ninguém que o futebol turco tem uma disponibilidade financeira especial, razão pela qual vimos chegar à Spor Toto Super League figuras como Van Persie ou Nani (Fenerbahçe), Podolski ou Sneijder (Galatasaray), Quaresma ou Mario Gómez (Besiktas).

No caso do Besiktas, oponente do Sporting, o emblema de Istambul garantiu Mario Gómez por empréstimo da Fiorentina, mas em contrapartida paga-lhe 5 milhões de euros de ordenado anual. Uma loucura, se compararmos com o Sporting, isto considerando Jorge Jesus um caso à parte neste contexto (porque o é, de facto).

PUB

Basta recordar, a propósito, o exemplo de Nani, que também chegou a Alvalade cedido, na última época, mas com o Manchester United a suportar o vencimento (os mesmos 5 milhões de euros de Gómez, ainda que Nani tenha abdicado de metade para poder jogar no Sporting).

William duplica Töre

PUB

A distância entre os salários de Sporting e Besiktas pode ser significativa, mas não encontra paralelo em todos os parâmetros de análise relacionados com riqueza ou capacidade financeira. Ou seja, o mundo dos leões não será assim tão diferente do adversário, uma realidade comprovada pelos números do portal Transfermarkt [ver infografia].

Por aqui, percebe-se que os verdes e brancos gastaram mais dinheiro em contratações (12,4 milhões de euros) do que as águias negras (8,2 milhões); conclui-se que reúnem um lote de jogadores cujo valor de mercado (170,95 milhões de euros) é superior ao rival (121,55);e constata-se, ainda, que o seu principal ativo (William Carvalho) pode render mais do dobro (26 milhões) do que o melhor trunfo de mercado dos turcos (Gökhan Töre, 12 milhões). Uma questão de perspetiva, pois.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB