O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, foi dos primeiros elementos de destaque a chegar à Academia, tendo em vista as comemorações do aniversário redondo, e dispôs igualmente da palavra na fase inicial do evento. Numa mensagem direcionada a todos os elementos que construíram a história da Academia, o líder federativo assumiu que a o projeto pioneiro na formação em Portugal simbolizou um vira de página no futebol do país.
"A minha participação é um ato de reconhecimento da Academia para o desenvolvimento do futebol e desporto e um agradecimento ao património construído ao longo dos últimos anos. O vosso legado é, foi e será vital para as seleções nacionais e representação além fronteiras. Há 20 anos não existiam academias em Portugal. Cristiano [Ronaldo] vivia numa pensão perto do Marquês, a Seleção não tinha ganho nenhum título, a FPF não tinha Cidade do Futebol. Andavam com a casa às costas. O primeiro e mais duradouro legado foi ter sido uma nova maneira de trabalhar o futebol em Portugal. Ao dar o exemplo, arrastou vários atores para o mesmo caminho", considerou.
Uma ideia que serviu de ligação para o presente, em que Fernando Gomes aponta as "864 entidades formadoras com critérios de excelência jovens futebolistas" atualmente em Portugal. "Foi feito na peugada do Sporting e no pensamento do nosso querido amigo Aurélio [Pereira]. É para sublinhar o segundo legado da academia de Alcochete. É escusado nomear todos os jogadores de relevo que por aqui passaram. Criou homens de caráter. Foi esse modelo que continua a nortear a nossa formação e ajudou a conquistar títulos europeus e marcar presença em duas finais dos sub-21 em Europeus. Foi nesse trabalho que nasceu um título de campeão europeu, em 2016", admitiu.
De resto, o presidente da FPF lembrou o trabalho realizado atualmente pelos leões no projeto da Academia em várias vertentes, esperando ver a ideia replicada em outras modalidades e escalões. "Esta Academia é um investimento como provam as obras de inovação e melhoramento. Como o treino de alto rendimento, na saúde e performance... Como isso pode ser estendido ao futebol feminino, futsal e modalidades amadoras. No aniversário desta casa, agradeço a todos os que construíram e constroem todos os dias esta Academia", frisou.
Episódio ocorreu no momento em que um dos grupos de ultras dos dragões entravam pela porta do recinto do Sporting
Treinador leonino rejeitou que o facto de se jogar para a Liga dos Campeões possa pesar no subconsciente dos jogadores
Coxa esquerda ainda não permite ao criativo ser lançado... muito tempo. Aproveita Luís Guilherme
Em causa situação que ocorreu no prolongamento da partida e na qual Tiago Galletto foi atingido na cabeça
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país
Treinador do Al Rayyan diz ser "um desafio manter a calma": "Estamos expostos a tudo e não controlamos nada"
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão