_

Varandas admite que "não houve penálti" sobre Hjulmand, aponta a "silêncio em Faro" e ironiza: «O campeonato acaba e o Benfica chega sempre atrasado...»

Varandas admite que "não houve penálti" sobre Hjulmand, aponta a "silêncio em Faro" e ironiza: «O campeonato acaba e o Benfica chega sempre atrasado...»

Frederico Varandas surgiu na zona mista do V. Guimarães-Sporting (1-4) onde analisou o panorama atual da arbitragem. Questionado sobre a polémica que se gerou depois do jogo com o Santa Clara, o presidente leonino admitiu que "" e que "foi completamente incompreensível como ficam 12 minutos a tentar encontrar um fora de jogo", referindo-se à análise do VAR e árbitro João Pinheiro. Começando por dizer que "Benfica e FC Porto eram donos da arbitragem", Varandas diz que a mesma é agora "livre e não tem dono".

Depois de falar das incidências do duelo nos Açores, o responsável máximo verde e branco considerou que se entrou numa "histeria coletiva" e que existem "dois pesos e duas medidas". "Basta ir a 24 horas antes e há um onde vi, quando estava 0-0, uma simulação de um jogador do Benfica que o árbitro, mal, assinala livre. Golo do Benfica. O que aconteceu? Há um mês, um canto mal assinalado nos Açores deu golo do Sporting. Vou repetir. Mal assinalado. O que deu? Capas de jornais, uma vergonha, falam em anticiclones. Então e o silêncio que há em Faro? Por que razão há dois pesos e duas medidas? As pessoas não estão habituadas ao erro natural a favor do Sporting. Mas terão de se habituar. Se houver erros, é normal haver erros para todo o lado. O que não acho normal, e aí grande parte da comunicação social tem responsabilidade, é não haver este tratamento noutros clubes. O Benfica já teve nove penáltis. Não vou falar, analisem. O de ontem? O que seria se fosse o Sporting. Mais. Ex-árbitros, se fosse o Sporting, diriam que não era penálti. Não tenho a menor dúvida. Analisem. Houve erros de certeza. Mas esta histeria coletiva? Não brinquem. Isto para mim é muito importante: hoje caminhamos para um nível de ruído completamente absurdo", disse aos jornalistas.

PUB

Também o FC Porto foi visado por Varandas: "E depois, em relação ao FC Porto. Não é só o Benfica. São duas estratégias de comunicação de histerismo, ruído. onde dizia que o presidente da Federação tinha de tomar medidas, a dizer que estava uma advogada do Sporting na Comissão...".

PUB

Comentários que lhe merecem a polémica do jogo com o Santa Clara.

"Calculei que fizessem essa pergunta e por isso é que vim aqui. O Sporting, na vitória ou na derrota, mantém a sua postura. Também somos humanos e cometemos falhas. Há dias em que não estamos tão bem. Mas tento sempre não fugir à postura que entendo ser a de gerir um clube desportivo e ter a cultura desportiva necessária. Sou obrigado a vir defender sobretudo o bom nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente. Vou ter de dizer isto: temos de recuar um bocadinho e volto sempre a esta história. Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. FC Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração, e crescemos assim. Crescemos onde o erro normal, seja do treinador, do jogador, do presidente ou do árbitro, teve uma forma completamente desproporcionada. Desde Fontelas Gomes e Luciano Gonçalves que a arbitragem não tem dono. Garanto. Quando digo livre e independente não é uma arbitragem sem erros. Tem erros. O que não admito é que me digam que a arbitragem está pior, que este ano está horrível, que antes era muito boa. Está pior em quê? A arbitragem, hoje, não tem dono. Não tem. E o que acontece? Se a arbitragem for assim, numa maratona de 34 jornadas, é normal que os erros humanos sejam proporcionais entre vários clubes. As pessoas não estão preparadas, inclusive parte da comunicação social, para ver erros a favor do Sporting. Eish, o que é isto? Erros a favor do Sporting. Vamos lá, Santa Clara. Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti. Mas vamos dizer a verdade do lance. Vejo ex-árbitros, comentadores, árbitros que sabem a verdade. Andou-se 14 minutos a tentar encontrar uma falta? É mentira. O VAR, para mim mal... Há um toque na cara? Há. O VAR faz referência ao João Pinheiro a dizer que há penálti. E a seguir estiveram, de forma inexplicável, 13 ou 14 minutos a ver se há fora de jogo. Ok? Pronto. O presidente do Sporting considera que não há penálti e foi completamente incompreensível como ficam 12 minutos a tentar encontrar um fora de jogo. O que aconteceu? Escândalo nacional. Não se falava noutra coisa".

Varandas admite que "não houve penálti" sobre Hjulmand, aponta a "silêncio em Faro" e ironiza: «O campeonato acaba e o Benfica chega sempre atrasado...»
PUB

"Nada, nada, nada. Política internacional, eleições presidenciais, nada. O escândalo nacional. Que o Sporting controla tudo. Quem é o árbitro? Provavelmente o melhor árbitro português. Só vou falar desde que sou presidente, em que fez em sete anos inúmeros jogos infelizes com decisões em jogos que deram títulos. Vi alguma indignação, alguma capa de jornal, aberturas de telejornais? Mas não é preciso recuar a sete anos. Basta ir a 24 horas antes e há um Farense-Benfica onde vi, quando estava 0-0, uma simulação de um jogador do Benfica que o árbitro, mal, assinala falta, livre. Golo do Benfica. O que aconteceu? Há um mês, um canto mal assinalado nos Açores deu golo do Sporting. Vou repetir. Mal assinalado. O que deu? Capas de jornais, uma vergonha, falam em anticiclones. Então e o silêncio que há em Faro? Por que razão há dois pesos e duas medidas? As pessoas não estão habituadas ao erro natural a favor do Sporting. Mas terão de se habituar. Se houver erros, é normal haver erros para todo o lado. O que não acho normal, e aí grande parte da comunicação social tem responsabilidade, é não haver este tratamento noutros clubes. O Benfica já teve nove penáltis. Não vou falar, analisem. O de ontem? O que seria se fosse o Sporting. Mais. Ex-árbitros, se fosse o Sporting, diriam que não era penálti. Não tenho a menor dúvida. Analisem. Houve erros de certeza. Mas esta histeria coletiva? Não brinquem. Isto para mim é muito importante: hoje caminhamos para um nível de ruído completamente absurdo."

"O Sporting joga a Champions. Quem está lá? Os melhores árbitros internacionais? Se fosse pelo árbitro de campo, o Sporting se calhar tinha 3 pontos em vez de 10. Com o Nápoles? Expulsão vergonhosa perdoada ao De Bruyne. Com o Marselha em casa, três erros capitais revertidos. Com o Brugge, um vermelho direto do nosso capitão que não foi nada. Isto são árbitros internacionais. E depois, num canto mal marcado, que o melhor árbitro português assinala mal, coloca em causa toda a arbitragem? Isto atingiu um ponto insustentável. Insustentável? Para paraquedistas que chegaram agora? Insustentável foram 40 anos de fruta, 40 anos de reuniões de presidentes Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa a discutir quem eram o presidente da Liga e da Federação, a discutirem qual o árbitro para este jogo, 40 anos de missas, de padres, de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos. Isso é que era insustentável. E não admito. Já acabaram as eleições. E continua esta obsessão. O presidente [do Benfica] faz a brincadeira que chega 12 minutos atrasado ao discurso de Natal. Não é novidade nenhuma, o campeonato acaba e o Benfica costuma chegar atrasado. Isso é normal...".

"E depois, em relação ao FC Porto. Não é só o Benfica. São duas estratégias de comunicação de histerismo, ruído. O FC Porto lançou um comunicado a seguir ao grande drama dos Açores onde dizia que o presidente da Federação tinha de tomar medidas, a dizer que estava uma advogada do Sporting na Comissão...".

"Conselho de Arbitragem está a fazer as coisas passo a passo"

PUB

Frederico Varandas admitiu que continuam a existir erros mas frisou que o atual Conselho de Arbitragem está a ir "passo a passo" no sentido de melhorar e apelou a que se questione o que é feito do resultado da auditoria ao sucedido com Fábio Veríssimo no Sp. Braga-FC Porto.

"O Sporting não vota em caras nem em pessoas. O Sporting vota em projetos. E uma das coisas que Pedro Proença tinha: grupos de comissões para reflexão na Federação. Sobre a arbitragem, sobre treinadores, sobre jogadores, sobre infraestruturas e competições. Grupos que não têm qualquer poder deliberativo. É para reflexão do futebol português. E a Federação convida os delegados a inscreverem-se. E o Sporting recebeu o convite. Patrícia Lopes, arbitragem, Miguel Nogueira Leite, curso de treinadores. Inscrevia-se quem queria. Um grupo que vale zero, que é reflexão. Não há nomeação de árbitros. Nem está no Conselho de Arbitragem. Toda a gente critica tanto, tanto, tanto a arbitragem. Quero que os árbitros sejam cada vez melhores, que falhem cada vez menos, que o VAR não se desligue das tomadas. Este CA está a fazer coisas passo a passo. As notas passaram a ser públicas, isso é importante. Há erros? Há. Podemos ter melhores árbitros? Podemos. Mas este clima criado, e voltando ao FC Porto. Como é que fazem um comunicado assim? Ou é profunda ignorância de estrutura, que não acredito, ou é mentir só para criar ruído. E têm tanta preocupação, que já passaram 50 dias do Sp. Braga-FC Porto e vocês estão satisfeitos com o resultado da auditoria? O que se passou com o Fábio Veríssimo? Ouvi o presidente do FC Porto dizer que ia fazer uma auditoria. 50 dias, meus amigos. E vocês, perguntas? Não fazem perguntas? Não há conferências de imprensa?", questionou.

"Situação irrespirável para os árbitros"

A finalizar, Varandas garantiu que o Sporting "não se desculpa com arbitragem" e apelou a multas pesadas para quem falar sobre o tema, ao mesmo tempo que deixou claro que estas críticas são "gasolina super para o tricampeonato" dos leões.

"A situação está irrespirável sobretudo para os árbitros. E a verdade é que, e aqui mais uma vez tenho de dizer que há falta de coragem da parte da comunicação social, o Sporting perde títulos e não se queixa da arbitragem. O Sporting fica em 4.º lugar e não se queixa da arbitragem. E quando vocês querem criticar, 'ah os três grandes e esta narrativa'. O Sporting não se desculpa com arbitragem. Já perdi Taças da Liga, Taças de Portugal, [terminei em] 4.ºs lugares. Chegámos ao ponto ridículo de este ano dois árbitros terem sido nomeados e há comunicados a criticar escolhas dos árbitros. Só há uma maneira: não vai ser fácil passar isto em Assembleia Geral de Clubes. Já liguei ao presidente da Liga. O regulamento tem de ser alterado e tem de ser assim: o presidente do Sporting fala de arbitragem, [multa de] 100 mil euros. O presidente do FC Porto fala sobre arbitragem, 100 mil euros. O Benfica faz um 'tweet', 100 ou 200 mil. É a única maneira de respirarmos. E vamos ver como é daqui para a frente. Esta histeria coletiva, isto, para ali para dentro, para o balneário do Sporting, é gasolina. Gasolina super para o tricampeonato".

PUB

Vitória importante

"Vínhamos aqui desfalcados. Temos tido algumas lesões, ausências pela CAN, mas mostrámos a força do grupo, do plantel. Foi um jogo à bicampeão".

Varandas admite que "não houve penálti" sobre Hjulmand, aponta a "silêncio em Faro" e ironiza: «O campeonato acaba e o Benfica chega sempre atrasado...»
PUB

Por André Santos e João Socorro Viegas
470
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB