1/5
Gyökeres surge em grande destaque na mais recente edição do magazine da UEFA e conta, passo a passo, o que teve de trilhar desde os 5 anos, quando chegou aos suecos do Aspudden-Tellus, até aos dias de hoje, como figura de proa do Sporting.
Aos 26 anos, 'fresquinho' de um hat trick na estrondosa vitória dos leões com o Manchester City (4-1), o goleador assume que já cumpriu um "sonho" ao atuar na liga milionária, mas esta é apenas a ponta do iceberg. "Sempre tive o sonho de jogar na Liga dos Campeões. Via os jogos na televisão e queria desesperadamente estar lá. Ainda só joguei um par de jogos na Champions, por isso sinto que ainda não deixei a minha marca", atira Gyökeres, autor de 5 golos em 4 jogos na competição.
Ao olhar para trás, o sueco recorda os primeiros toques na bola no Aspudden-Tellus, pequeno clube nas imediações de Estocolmo, e o importante papel do pai, Stefan. "Foi decisão dos meus pais, não minha. Eles achavam que devia treinar com uma equipa, o que ao início eu não gostei. O meu pai era, também, o meu treinador. Era um bocadinho estranho. Fazermos essa jornada juntos ajudou-me muito, partilhámos os bons e os maus momentos", confessa, antes de lembrar os sacrifícios que fazia quando se mudou, aos 16 anos, para o Brommapojkarna. "Como era tão longe tinha de ir diretamente da escola para o treino, não tinha tempo para ir a casa. Utilizava a linha verde do metro e depois andava 10 ou 15 minutos", explica, acrescentando que a adaptação de extremo para avançado foi "muito difícil": "Para ser sincero não era muito divertido. Enquanto todos os outros treinavam normalmente, eu treinava sozinho do outro lado do campo. Foi muito difícil, mas ajudou-me a chegar a outro nível".
Aquele que é hoje um dos avançados mais prolíferos da Europa deixa, ainda, um conselho para os mais jovens. "Se lhes tivesse que dar um conselho seria que não se devem comparar a ninguém. Não interessa se não estão num grande clube quando são novos, devem continuar a trabalhar. Se o fizerem bem, as coisas vão acontecer rapidamente", remata.
O adversário do Sporting na 1ª jornada da Liga dos Campeões aterrou ao início da tarde em Lisboa, com vista à preparação da estreia na prova milionária
Extremo de 18 anos fez a antevisão para a receção ao Kairat Almaty, quinta-feira, às 20 horas
Fase de liga arranca esta terça-feira
Leões reconhecidos no World Football Summit pela campanha 'Linha Equality'
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Treinador português agradece a "confiança" e apoio dos "adeptos fantásticos" do clube grego
Clube grego anunciou saída do português