Pedro Coelho orientou Dário Essugo na formação do Sporting e não tem dúvidas: para o treinador português, é uma questão de tempo até o médio, que trocou os leões pelo Chelsea por um valor a rondar os 22 milhões de euros, chegar à Seleção principal de Portugal.
"É sempre o escalão mais difícil, mas acredito que sim. Se tiver um bom rendimento neste 'salto' para o Chelsea, vai lutar para ganhar o lugar. E a probabilidade de ser chamado à Seleção aumenta, obviamente. Ainda assim, ainda tem dois anos de sub-21 pela frente. Mas a curto/médio prazo, sem dúvida que estará na Seleção principal", destacou, em entrevista ao 'Mundo Deportivo'.
Atualmente sem clube - deixou o Sporting em janeiro deste ano -, Pedro Coelho lembrou que a 'ascensão' de Dário Essugo na formação dos leões foi algo que não se viu... nem com Cristiano Ronaldo. "Estive 10 anos e meio no Sporting e o Dário foi um dos jogadores que treinei durante mais tempo e etapas. A primeira vez que o orientei foi quando estava na escola de formação do Sporting, no Estádio Universitário de Lisboa, onde estão os jogadores até aos sub-13. Treinava a geração de 2004 e ele, sendo de 2005, já estava connosco. Quando era sub-14, já fazia parte da Seleção Nacional de sub-15. Era um dos melhores jogadores de uma geração que teve grandes talentos, como Mateus Fernandes ou Youssef Chermiti. Depois, quando fui para os sub-19, ele estava nos sub-17 sendo sub-15. O último jogador que percorreu um caminho similar foi o William Carvalho. Isto nem com o Cristiano aconteceu...".
A finalizar, o técnico, de 36 anos, considerou que Essugo "tem condições para triunfar na Premier League". "Não conheço o projeto que lhe foi apresentado, mas claro que o Chelsea pagou aquele valor porque confia nele. O Dário tem um grande caminho pela frente. É uma venda que transmite confiança e potencial. O que vai acontecer a partir daqui? Depende da capacidade técnica e mental do Dário, de ser resiliente, superar a pressão, de adaptar-se a diferentes contextos. É uma realidade nova, um clube de Premier League com uma competitividade diferente. Acredito que tem condições para triunfar na Premier League e espero que consiga fazê-lo porque merece. Trabalhou muito para ali chegar", rematou.
Os planos para o espaço que foi recomprado por 17 milhões de euros
Leões enfrentam Vitória na próxima terça-feira (dia 23)
Luís Campos Ferreira é o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação
Esquerdino do Sporting - que pertence aos quadros do Chelsea - será submetido a uma intervenção a uma fratura no quinto metatarso do pé direito
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países