_
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, admitiu esta terça-feira em tribunal "não ter entendido o mau ambiente que se vivia no Sporting", que fez com que Bruno de Carvalho começasse a ser "contestado por toda a gente".
"Eu sentia que havia um ambiente mau, nunca entendi bem porquê, meses antes o Bruno de Carvalho teve 90% numa assembleia geral e pouco depois começou a ser contestado por toda a gente. Não compreendi muito bem essa mudança", afirmou Pinto da Costa, ouvido durante cerca de 15 minutos por videoconferência na 31.ª sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, em 15 de maio de 2018.
Pinto da Costa disse ter presenciado, em 4 de fevereiro de 2018, uma conversa que o deixou "chocado", mas que encarou "na brincadeira", entre Bruno de Carvalho e Jaime Marta Soares, à data, presidentes da Direção e da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) do clube de Alvalade, respetivamente.
Segundo o presidente portista, Bruno de Carvalho dirigiu-se a Marta Soares dizendo: "Este também era dos croquetes e eu reabilitei-o". Ao que o antigo presidente da MAG respondeu: "Isto ainda acaba tudo destituído".
Pinto da Costa, que lidera o FC Porto há 37 anos, disse ter tido "uma excelente relação com todos os presidentes do Sporting" e admitiu ainda manter contacto com alguns, como "Sousa Cintra, Filipe Soares Franco e Godinho Lopes".
O processo, que está a ser julgado no tribunal de Monsanto, em Lisboa, tem 44 arguidos, acusados da coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.
Bruno de Carvalho, à data presidente do clube, 'Mustafá', líder da Juventude Leonina, e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos do Sporting, estão acusados de autoria moral de todos os crimes.
Leões comentam decisão de aplicar uma multa de 12.750 euros ao FC Porto por passar imagens de lances no balneário de Fábio Veríssimo
Leões defrontam o Gil Vicente já no dia 2
Quantia será entregue em janeiro pelo próprio futebolista, com o contributo da Fundação Sporting
SAD já tem valor máximo a apresentar junto do Deportivo: será a última proposta que visa agarrar um criativo cada vez mais valorizado
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo