Sporting e PSV debatem ideias sobre futebol de formação em Alvalade

Sporting e PSV discutem futebol de formação em Alvalade
• Foto: Sporting CP

Sporting e PSV, dois clubes que se orgulham de formar e exportar talento, reuniram-se no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, onde realizaram uma formação interna, organizada pelo Pólo EUL, centrada no futebol de formação.

Responsáveis dos leões e dos holandeses aperfeiçoaram processos em conjunto, partilharam e debateram ideias e conhecimentos, nomeadamente sobre a abordagem individualizada que as formações de ambos os clubes preconizam.

PUB

Ricardo Damas, coordenador técnico do Pólo EUL, reconheceu que este tipo de ações ajudar a "pensar o Modelo Centrado no Jogador". "O PSV tem algo similar e acho que podemos retirar muitas coisas para evoluir o nosso", vincou, em declarações aos meios de comunicação do Sporting, salientando que "o tempo que o PSV consegue ter com os jogadores e rentabilizá-lo é muito diferente". “É difícil prever o potencial de cada um, mas podemos sempre melhorá-los como jogadores e pessoas, por isso temos de pensar em todas as áreas em que podemos ajudá-los", acrescentou.

Por sua vez, Joris van den Besselaar, coordenador técnico dos escalões entre os sub-9 e os sub-13 do histórico clube da Holanda, elogiou o Sporting e valorizou o facto de os bicampeões nacionais fazerem algo "diferente" ao "criarem competição dentro da própria Academia". "Gostei muito, porque antes de virmos aqui tivemos muitas conversas, especialmente com o Ricardo [Damas], e chegamos à conclusão de que muitas das coisas que nós fazemos o Sporting também as faz, mas provavelmente numa escala maior. Foi muito bom poder partilhar algo e receber também em troca para conseguirmos melhores Academias. Nós temos a parte técnica, enquanto o Sporting faz algo diferente ao criar competição dentro da própria Academia. Nós queremos muito adotar isso e é algo que vou levar. Também a estrutura e o departamento de recrutamento é algo de que nós podemos aprender, bem como a forma como incentivam e envolvem os treinadores em vários tópicos”, frisou.

"O Sporting foca-se muito na parte individual. A liberdade que dão aos jogadores mais jovens é algo que tentamos replicar, mas também como olham para o jovem em si, como pessoa, e depois tentar que melhorem no coletivo mas através do desenvolvimento individual”, rematou o responsável do PSV.

PUB

Por Ricardo Granada
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB