Experiente e competente jogador de 31 anos que chega a Alvalade...
Michaël Ciani, o novo reforço do Sporting, já foi comparado a Laurent Blanc e aposta do mítico treinador do Auxerre, Guy Roux, mas ao longo da carreira o azar bateu-lhe à porta nos dois ou três momentos decisivos que o podiam ter transformado num dos melhores defesas centrais da sua geração.
Nascido em Paris, a 6 de abril de 1984, filho de emigrantes de Guadalupe, um pequeno arquipélago de administração francesa nas Caraíbas, Michaël Ciani cedo se destacou no liceu como um atleta de bom rendimento, especialmente no futebol. Um dos seus treinadores não se coibiu de o comparar a Laurent Blanc, longe se imaginar que, anos mais tarde, Blanc, já treinador do Bordéus, seria responsável pela sua chegada à seleção de França.
Relacionadas
Depois da formação no ES Colombienne e Racing Club France, estreia-se como profissional no Charleroi, da Bélgica, com 19 anos. Num jogo de pré-época, no verão de 2004, chama a atenção de Guy Roux que o leva para o Auxerre, com a promessa de fazer dele “um dos melhores centrais da sua geração”. Mas o azar bateu-lhe à porta e uma lesão nos adutores impede-o de fazer mais do que dois jogos na equipa de reservas do Auxerre na época 2004/05, sendo emprestado ao Sedan, então na terceira divisão.
Durante três épocas passou dificuldades, no Sedan e depois no Lorient, mas em 2007 pareceu estar de volta ao melhor nível e as prestações no Lorient traduziram-se na transferência para o Bordéus, onde cumpriu os três melhores anos da sua carreira.
Na época de 2009/10, com Laurent Blanc no banco do Bordéus, foi eleito para a equipa do ano da liga francesa, conseguiu a primeira internacional por França, quando Raymond Domenech o colocou em campo num particular com Espanha, mas acabou por ficar de fora da lista para o Mundial de 2010, na África do Sul.
Foi um golpe emocional que Ciani tentou ultrapassar no Bordéus, mas apesar de nunca ter desiludido, não foi capaz de repetir a qualidade patenteada em 2009/10.
No verão de 2012, e apesar de ter dito sentir-se bem no clube francês, acabou transferido para a Lazio de Roma, onde acabaria de cumprir três épocas de altos e baixos (conquistou ali o único troféu da carreira, uma Taça de Itália, em 2013), sofrendo várias leões. Desde janeiro de 2015 que a sua saída estava na agenda da Lazio, que pedia 700 mil euros, mas acabou por sair a custo zero.
É este experiente e competente jogador de 31 anos que chega agora ao Sporting em busca da felicidade que algumas vezes lhe virou as costas.
Internacional sub-20 pelo Brasil já foi convocado para os jogos com FC Porto, Famalicão e Kairat
Técnico responsável pela vinda do lateral brasileiro para o futebol português
Depois da vitória tranquila por 3-0 na 1.ª mão, leoas não foram além de um 2-2 na Suécia
'O Vencedor Leva Tudo' vai ser transmitido esta quinta-feira às 19h06
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal