Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

Coates volta à casa de partida: a história de uma decisão difícil ao fim de 369 jogos oficiais pelo Sporting

Capitão dos leões despede-se depois de consenso, familiar mas também com compreensão do seu clube

A carregar o vídeo ...
O emotivo adeus de Coates ao Sporting: «Vou ser sempre um leão»

Está confirmada a notícia que rebentou na madrugada deste sábado, a de que Sebastián Coates vai abandonar o Sporting para regressar ao Nacional Montevideo, clube que o lançou a nível profissional e que deixou definitivamente em 2011, pese um empréstimo fugaz três anos depois, via Liverpool.

A história foi confirmada pelos leões e pelo capitão, através de um emocionado vídeo de despedida, onde, em pouco mais de 4 minutos, o defesa prestou declarações impactantes, colocando um ponto final numa aventura que começou no inverno de 2016, que resistiu a tudo e foi coroada com oito títulos, entre os quais dois campeonatos (2020/21 e 2023/24), onde foi pedra basilar.

Record explica-lhe, em traços gerais, aquilo que precipitou a decisão do sul-americano: pese, no fim de maio, ter assumido que ainda tinha mais um ano de contrato com o Sporting, renovação automática pelos 30 jogos com mais de 45 minutos que o fez acordar a continuidade junto da cúpula do futebol verde e branco, Seba acabaria por ceder aos argumentos de outro dos clubes do coração, colocados em cima da mesa pelo seu diretor geral, Sebastián Eguren, que há várias semanas se tinha deslocado a Portugal para falar com o internacional.

Mas não só: com esta oportunidade em cima da mesa, reuniu com a sua família e a decisão foi aceitar o repto lançado pelo emblema da capital do seu país, também impulsionado pelo presidente Alejandro Balbi. Sentou-se, no regresso a Portugal, à mesa com o Sporting, que compreendendo a decisão, não levantou qualquer problema a um ponto final difícil para todos - tentou, apenas, demovê-lo -, mas que terá as devidas despedidas, uma no Troféu Cinco Violinos, dia 27, no José Alvalade. Saiu a bem, sem qualquer tipo de contrapartida financeira.

Coates deixa um legado vastíssimo no Sporting, como o futebolista estrangeiro com mais jogos pelo clube (369, nos quais apontou 37 golos e fez 10 assistências), além do espírito de competição e sacrifício que sempre mostrou, mesmo quando o joelho direito, com crónicos problemas, não lhe permitia jogar a 100%. 

Em janeiro de 2023, o nosso jornal deu-lhe, então pelas três centenas de encontros oficiais de leão ao peito, o Record de Ouro - recorde aqui.

Por Bruno Fernandes
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas