Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:15

22 setembro

Moreirense

Moreirense

Da estreia absoluta ao estatuto de líder

O Paços de Ferreira, próximo adversário do Sporting na Taça de Portugal, está indissociavelmente ligado ao aparecimento de Daniel Carriço como referência no eixo da defesa do Sporting.

Da estreia absoluta ao estatuto de líder
Da estreia absoluta ao estatuto de líder • Foto: MIGUEL BARREIRA

O Paços de Ferreira, próximo adversário do Sporting na Taça de Portugal, está indissociavelmente ligado ao aparecimento de Daniel Carriço como referência no eixo da defesa do Sporting.

Decorria a temporada 2008/09 e o central sentava-se habitualmente no banco de suplentes, mas uma lesão de Tonel precisamente em Paços de Ferreira, em jogo da sexta jornada, realizado a 26 de outubro de 2008, obrigou Paulo Bento, técnico leonino na altura, a lançar Daniel Carriço em campo numa partida que terminou empatada a zero.

Daniel Carriço, de 22 anos, não pegou logo de estaca, mas estava dado o primeiro passo para conseguir ganhar algum espaço entre os jogadores do plantel. Adivinhava-se nova oportunidade, mas o defesa falhou os três compromissos seguintes (Rio Ave, Shakhtar e FC Porto), nos quais o mais experiente Caneira foi o eleito para formar dupla com Polga, reaparecendo a titular, curiosamente num jogo de má memória frente ao Leixões em Alvalade – derrota 0-1.

Apesar disso, pegou de estaca e até ao final dessa temporada assumiu a titularidade em 25 jogos oficiais, tendo falhado apenas a participação em sete compromissos de caráter oficial (dois jogos com o Marítimo, FC Porto, eliminatória da Champions com Bayern de Munique, V. Setúbal e Nacional da Madeira).

A braçadeira. No início da temporada transata começou como opção preferencial de Paulo Bento para o eixo da defesa. Uma situação que se manteve, de resto, com Carlos Carvalhal e atualmente com Paulo Sérgio.

Mas havia ainda mais um passo a dar: o de adquirir o estatuto de capitão que já tinha sido seu em todos os escalões jovens ao serviço do Sporting. Paulo Sérgio apercebeu-se disso e é com esse estatuto que Daniel Carriço vai defrontar no domingo a equipa que lhe proporcionou o arranque para uma carreira ao mais alto nível.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas