Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:15

05 dezembro

Sporting

Sporting

12:18

Em direto: siga a conferência de imprensa de Rui Borges de antevisão ao jogo com o Benfica

Dérbi está marcado para sexta-feira (20h15) no Estádio da Luz

12:42 há 1 minutos

Pote tem entrada direta no onze inicial?

"Aqui ninguém tem entrada direta, depende do que demonstram diariamente e mostram aos treinadores. O Sporting já era acutilante também com o Pote. O Sporting tem vindo a crescer em termos coletivos e isso deixa-me feliz, a equipa continua a dar resposta. E isso, para mim, é sinal que a mensagem está a passar e é recebida e acreditam muito nela. Não podia pedir mais".

12:41 há 2 minutos

Sente que o Benfica está melhor do que estava na altura da Supertaça?

"Acho que está numa fase boa, 3 vitórias seguidas. Se calhar é uma fase em que têm maior confiança por causa da mudança de treinador. Também tivemos dificuldades em ganhar ao Nacional, é sempre um campo difícil. Acho que o Benfica está melhor em termos de confiança, em crescendo, percebe em que fase está, sabe que joga em casa e vai querer puxar pelos adeptos. E acredito que queira disputar o jogo desde início e fazer tudo para ganhar, que não fiquem num jogo de expectativa. Acredito que seja um Benfica intenso, que quer ganhar, pressionante na sua maioria do tempo. Tal como o Sporting".

12:40 há 3 minutos

Há a possibilidade de termos onzes muito parecidos com os da Supertaça... Que tipo de jogo espera em comparação com esse? Sporting parece ganhar com maior facilidade tendo em conta o momento das equipas. Tendo isso em conta, Sporting está a jogar melhor?

"Isso depende de quem olha, da perspetiva. Também olho para o momento do Benfica e tem 3 vitórias seguidas. Não olho muito nesse aspeto. Olho para a minha equipa e dentro da minha ideia está numa fase muito boa de maturação, de estar maturada na sua ideia, naquilo que queremos, nas dinâmicas, jogo coletivo. E depois o individual... Acho que a equipa do Sporting tem esse crescimento. O adversário está numa fase boa. Independentemente do que possam dizer ou da dificuldade dos jogos, também tivemos dificuldades para ganhar ao Nacional, tal como o Benfica. É muito subjetivo. Acho que é um 'momento falso' que existe para fora. Há um bom momento das duas equipas. Benfica ainda não perdeu internamente e na sua casa, por si só, é um adversário difícil. Acredito que será um Benfica a querer ganhar e disputar o jogo, tal como nós também o faremos perante um grande adversário e sem fugir ao que somos. Supertaça? É diferente, são quatro meses. Treinador diferente do outro lado. A nossa equipa está mais adulta, é um pouco diferente nesse sentido. Apesar de achar que fizemos um bom jogo na Supertaça mesmo perdendo. Mas acho que estamos melhores enquanto equipa. É sermos capazes de o demonstrar em campo amanhã".

Pub
12:36 há 7 minutos

Há diferenças a nível de cautelas por, do outro lado, estar Mourinho?

"Tenho exatamente o mesmo respeito pelo mister José Mourinho e pelo mister Bruno Lage. Olho para a equipa e para o coletivo. Claro, perante a ideia de cada treinador. Acredito que o mister Mourinho, como não foi ele que fez a equipa, se tenha adaptado um bocadinho aos jogadores que tem. Acredito que queira colocar em prática outras ideias dele depois do mercado. São tudo suposições. Mas olho para o jogo como olhei para todos. Com respeito pelo adversário, pelo treinador, que já disse que admiro muito. Mas amanhã é Sporting contra Benfica e volto a dizer: que seja um grande jogo, com respeito e bem disputado".

12:35 há 8 minutos

Sporting revela-se sempre uma equipa mandona, a querer assumir o jogo. O facto de ser um jogo de 50/50, entre dois candidatos, pode alterar os planos?

"Não vamos fugir à nossa ideia de jogo, mas do outro lado está um grande equipa que nos vai obrigar a ser mais equilibrados em momentos. Mas não fugimos ao que queremos implementar. Queremos ser equilibrados em todos os momentos e temos de perceber que amanhã isso será muito importante. No processo ofensivo e defensivo, perceber como podemos anular pontos fortes do adversário. Transições, o Benfica é muito forte. Quando ganhava a bola num bloco médio, bem organizado. Acima de tudo, quero que a minha equipa seja capaz de ser a melhor em todos os momentos. Vamos ver se seremos capazes. Acredito que sim, vejo-a confiante, ligada. Não em excesso de confiança, porque poderia ser prejudicial, mas percebem que estão a crescer e querem dividir o jogo, voltar a ter prazer a jogar. E isso, enquanto treinador, deixa-me mais tranquilo. Mas no processo... Vamos ser iguais. Quando não conseguirmos ter tanta bola, é porque o adversário vai ser superior. E temos de ser organizados".

12:33 há 10 minutos

Benfica é favorito por jogar em casa? Nesta fase, com as críticas à arbitragem, que mensagem gostaria de deixar?

"Não vou estar aqui a falar sobre nomeações. Nunca o fiz e não vou fazer. Não sou eu que mando nessa parte, perde-se demasiado tempo a falar nisso. Temos de falar do jogo, do espetáculo, da paixão que envolve. Em relação a isso não me vou alongar. Favoritismo? Vou responder como respondi no nosso jogo aqui com o FC Porto. Disse que era 50/50 e caía para nós uma percentagem por jogarmos em casa. Até acabámos por perder. O Benfica tem pequeno favoritismo nesse sentido, mas acho que é muito repartido. Que seja um grande jogo e que consigamos ser a equipa que temos sido nesse crescimento técnico e tático".

Pub
12:31 há 12 minutos

Sporting chega ao dérbi no melhor momento da temporada. Este jogo, pela dimensão, chega na melhor altura? Este vai ser o seu 5.º dérbi... Depois de 50 jogos, sente que está mais preparado para isto?

"Preparado acredito que sim, por isso é que estou aqui. Olharam e viram que estávamos preparados para assumir o Sporting. Agora, estou longe do que será o nosso auge. É um crescimento diário. A nossa leitura, capacidade enquanto treinadores... Olho para este jogo como para outro qualquer. Se é a melhor altura ou não, é o que é. Não me foco muito nessas nuances. Olho para o que tem sido o caminho, que tem sido muito positivo e gradual na confiança, energia e qualidade de jogo. Isso é que me preza ver e perceber perante a nossa equipa. Olho muito para isso. O jogo é nesta fase, é o que é, vale o que vale, vale 3 pontos. A dificuldade é grande, o respeito tal e qual como em qualquer jogo. Duas grandes equipas e será, acredito eu, um grande jogo. Ponto de vista pessoal? Os 50 jogos é o que é. É a marca, que faça muitos mais. Estamos sempre num crescendo de aprendizagem. O momento é o que tiver de ser. Estamos numa boa fase e queremos dar continuidade e consolidar esse crescimento, técnico, tático e no que tem a ver com a energia coletiva".

11:19 há 1 horas

Conferência de Rui Borges marcada para as 12h30

O Benfica-Sporting está marcado para sexta-feira (20h15) no Estádio da Luz e Rui Borges faz a antevisão da partida esta quinta-feira a partir das 12h30. Siga aqui.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas