Jogo da Liga Europa marcado para quinta-feira às 20 horas
Rúben Amorim faz antevisão ao jogo com a Atalanta, referente 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, marcado para quinta-feira às 20 horas. Balanço da equipa em termos físicos e o que terá de fazer o Sporting para vencer a Atalanta
Balanço da equipa em termos físicos e o que terá de fazer o Sporting para vencer a Atalanta
Balanço da equipa em termos físicos e o que terá de fazer o Sporting para vencer a Atalanta
Morita não pode jogar, mas por que viajou com a equipa até ao aeroporto?
"Simplesmente porque tentámos ao máximo trazer o Morita, ainda treinou de manhã mas teve uma avaliação no autocarro e ele disse estar pior. Para não arriscar a saúde do Morita e também de toda a gente... foi essa a razão. Tentámos ao máximo, assim como o Morita. É muito importante para a equipa, mas acima de tudo está a saúde dele e dos colegas."
Ainda a propósito do Morita, tendo em conta a densidade competitiva e essa rotação que tem promovido, não sei se seria titular... Sobre amanhã, o Sporting deverá agarrar-se à exibição que teve em Bérgamo?
"Sim, e mesmo no último jogo os primeiros 20 minutos, quando marcámos o golo, estivemos bem. Temos de nos agarrar a esses momentos. Somos uma equipa que foi crescendo ao longo da época. Os meus jogadores estão mais preparados hoje do que estavam há uma semana. Em relação à rotação, não vou dizer se seria titular porque senão o outro jogador poderia pensar que era uma segunda opção. Todos são importantes e certamente que [o jogador que for opção] estará amanhã muito competitivo e com rotação."
Boavista mais prioritário do que o jogo com a Atalanta? Vai proceder a muitas alterações para o jogo com a Atalanta?
"Vamos fazer a rotação que temos vindo a fazer porque é a única maneira de ganhar os jogos todos. Se olharmos para todos os jogos, quase todos os jogadores jogaram todas as competições. A rotação será normal. Já disse que o campeonato, em caso de dúvida, será sempre a nossa prioridade. Mas tal como na Taça de Portugal, este é um jogo a eliminar. Não vamos arriscar jogadores que possam ter alguns problemas, não a pensar no próximo jogo mas sim em todos os que teremos pela frente. Amanhã irá jogar aquela equipa que acho que poderá vencer o jogo com a Atalanta."
Já admitiu que a Atalanta é uma equipa mais forte fisicamente, mas como pode a circulação de bola funcionar frente a uma equipa assim? Amanhã poderá ficar resolvido nos penáltis. Franco está preparado?
"Eu tenho a certeza que sim, mas também será preciso inspiração e alguma sorte, mas o Franco é um guarda-redes muito capaz. Sobre a capacidade física, também não podemos deixar de lado a capacidade técnica dos jogadores da Atalanta. O treino de hoje foi a pensar no encaixe que queremos ter no jogo da Atalanta, é uma equipa muito forte na antecipação. Todos os jogadores são muitos fortes nessa pressão. Temos de ser bons em tudo o que é básico no futebol, passe e receção. Foi basicamente o treino desta semana, não tão taticamente porque isso já temos na cabeça. Creio que as coisas básicas do futebol vão ajudar-nos amanhã no jogo com a Atalanta."
Gasperini é um treinador especial em Itália e é considerado um treinador da tática. É um dos mais velhos da competição e o Rúben dos mais novos. O que salta mais à vista do capítulo técnico, uma Atalanta à imagem do treinador? Espera uma equipa parecida do jogo com a Juventus?
"Espero uma equipa forte, mas não diria alternativa. Também tem rodado alguns jogadores. Trocam sempre um médio centro. Há jogadores que têm uma ligação boa. Fizemos esse estudo e preparámo-nos para este jogo. Já acompanhamos o míster Gasperini há muito tempo. Coloca muito jogadores à volta. Temos de ser específicos na forma como prepara a pressão. A forma de falar para os seus jogadores e de estar em campo faz-me lembrar um treinador que eu tive há muito tempo. Nota-se que é alguém que impõe intensidade nos treinos. É mais um teste interessante para nós e acho que vamos ganhar."
O que pensa do jogo de amanhã? Gyökeres titular ou quererá preservá-lo para outros jogos?
"Não vamos preservar ninguém, não vou dizer se vai jogar a titular ou não. Mas esperamos um jogo muito difícil e teremos que ser muito corajosos desde o início porque sabemos que a Atalanta quererá entrar muito forte, mas nós também. Estamos preparados para o jogo. Conhecemos o adversário e vamos igualar a intensidade do adversário porque será determinante, especialmente nos primeiros minutos."
------------------------------------ Declarações à Sporting TV Qualidades da Atalanta
------------------------------------
Declarações à Sporting TV
Qualidades da Atalanta
------------------------------------
Declarações à Sporting TV
Qualidades da Atalanta
A responsabilidade de entrar em cada jogo para vencer
"Jogar fora contra estas equipas, obviamente que nós temos uma grande responsabilidade em todos os jogos, mas quando jogamos em casa sentimos que temos de ganhar qualquer jogo, seja contra o City ou qualquer outro adversário. Vamos tentar deixar todos nervosos naquele estádio. Se estivermos num dia inspirado conseguimos ganhar o jogo."
Os erros de Arouca são para evitar
"Temos muita coisa a melhorar em relação ao jogo com o Arouca. Muitas coisas que fizemos ali mal, apesar de termos vencido de forma justa, que podemos usar neste jogo. Os jogadores estarão muito confiantes. Estamos preparados para o jogo."
Calendário menos denso depois do jogo com o Boavista
"Obviamente que nos ajuda a limpar a cabeça dos jogadores. Isto não pára, serão apenas alguns dias para descansar. Teremos duas grandes montanhas para escalar."
Rotação de jogadores
"Nós olhámos para o jogo com o Farense, que era do campeonato, e jogou o Dani, o Reis... essa gestão é feita de jogo para jogo. Como equipa, temos de estar frescos para todos os jogos."
Treinador do Paços de Ferreira trouxe atacante do Sporting para a U. Leiria há pouco mais de um ano
Os bicampeões nacionais folgam na quarta-feira
Avançado do Sporting sofreu dois penáltis na vitória sobre o Moreirense
Ao cabo das primeiras seis jornadas, leões têm melhor ataque da Liga com 18 golos. Superior só o arranque de Amorim e companhia há um ano
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido