Sporting recebe Atalanta em jogo da 1.ª mão dos 'oitavos' da Liga Europa na quarta-feira (17h45)
Rúben Amorim faz a antevisão do jogo com a Atalanta, referente à 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, marcado para quarta-feira (17h45) em Alvalade.
Em conferência de imprensaSporting e Atalanta são equipas que gostam de ter posse de bola, com calendário muito semelhantes. Segredo para amanhã: "A Atalanta é uma equipa que torna o jogo em duelos, a forma como se movimentam para construir provoca isso no adversário. São muitos jogadores a trocar a posição e às vezes não temos tempo para o fazer. Cada um tem de acompanhar o seu homem. Equipa com capacidade física diferente das que encontramos em Portugal. É uma equipa muito potente e temos de igualar essa intensidade. Já tivemos dois jogos com eles, acho que nos adaptamos melhor no seguindo, vai ser difícil, mas sinto que estamos mais preparados neste momento".
Gestão da equipa, vai ter de o fazer neste jogo? Como se gerem objetivos? "A gestão que fizemos neste jogo foi diferente de jogos no passado. Desta vez os jogadores que saíram foi para os salvaguardar de uma lesão. Há uma rotação, a forma como jogámos com o Benfica... Estamos a gerir ficamente os jogadores e não a poupar. Gerir para ir ganhando todos os jogos. Olhando para os jogadores que estão no limite, vamos vendo o rendimento no jogo. Temos o Pote que não pode jogar este jogo, Adán, Inácio... A gestão é feita para salvaguardar os jogadores da lesão e tentar levar isto a bom porto".
Faz 4 anos que foi apresentado no Sporting. Se voltar a ser campão, a a liga pode ser demasiado pequena para si? A Liga inglesa pode chegar a seguir? "Não vejo as coisas assim, a liga portuguesa nunca vai ser pequena para mim. O importante é sentir-me valorizado, feliz, e logo se vê o futuro. Não sei o que vai acontecer, mas esta liga e este clube nunca serão pequenos para mim".
Benfica goleado e Schmidt não pediu desculpa aos adeptos. Numa situação idêntica, fazia-lhe ou não sentido um pedido de desculpas? "Não quero comentar. Simplesmente, dizer que já perdemos 5-0 com o Ajax, com o City.... Sou um treinador com muita sorte porque me foi permitido falhar em toda a linha no ano passado. Sinto-me um sortudo. O resto é problema dos outros".
Depois do segundo golo do Farense, vários jogadores esbracejaram e o Rubén apontou o cansaço. Foi só cansaço ou há nervosismo? "Quando sofremos um golo é nervorismo. Os adeptos queriam puxar por nós e não conseguiam, percebo que os adeptos sentem isso e não há problema em assumi-lo. Podíamos ter marcado mais e podíamos ter matado o jogo. Queremos ser campeões nacionais. Vai haver nervosismo mas não faz mal, faz parte, temos de estar preparados para isso. Vamos viver com ansiedade os últimos dois meses. Vamos sofrer, mas acho que vamos ganhar".
Quenda chamado aos treinos: "Faz parte do processo do Sporting, a aposta na formação. Tem tido um comportameno exemplar, é um jogador de características para a frente. O Pote não está, pode fazer alguma falta naquela posição".
Momento mais especial: "É difícil escolher. Até agora foi quando fomos campeões nacionais, duas vezes será ainda mais especial".
Sporting mais preparado para defrontar a Atalanta: "Se quiseremos pressionar a Atalanta no campo inteiro temos de ser inteligentes. Percebemos na 2ª parte o encaixe que temos de fazer. Vamos ver amanhã".
Três lesionados são do top 5 dos mais utilizados: "Em relação ao Pote vamos fazer o máximo para o recuperar. Depende muito da parte clínica, da avaliação do que fizermos dele nos próximos dias. Inácio recupera bem e o Adán teve aquela chatice. Não é o plantel ser curto, há jogadores que são muito influentes. Às vezes é um bocadinho de sorte".
O que disse a Edwards e a Trincão: "Não lhes disse para fazer de Pote, pode jogar outro jogador. É importante toda a gente saber o que fazer e agora é esperar por amanhã. O que têm de fazer... o Marcus é não perder a bola ao primeiro toque, temos boas possibilidades de causar problemas à Atalanta".
Melhor Sporting desde que chegou? Jogadores do Sporting com fome de vingança da Atalanta? "Eles querem ganhar o jogo, querem passar a eliminatória. Este Sporting é a equipa que joga melhor, é mais completa. Se vai ser a melhor, depende dos títulos. Neste momento, desde que cá estou, é a equipa mais completa, é a melhor equipa"
Treinador do Milan disse que a Atalanta é uma das favoritas a ganhar esta prova. "Já conhecemos a Atalanta, se tivessemos de estudar outra equipa em tão pouco tempo seria difícil. Atalanta é uma das favoritas, jogou com o Milan, com Inter, com o Bolonha.. Dá-lhes um traquejo diferente. A intensidade é diferente, essas equipas estão mais preparadas para vencer estas competições europeias, mas as equipas portugueses por vezes surpreendem. O Sporting quer ganhar à Atalanta".
Atalanta fez um ponto nos últimos três jogos: "O nosso foco foi mais nos jogos entre as duas equipas. Sabemos que a Atalanta vinha de uma série muito boa antes do Inter, mas o foco esteve mais nos novos jogadores, em conhecer bem as suas características. Utilizámos os últimos jogos deles, não para ver a forma como constroem, mas sim para analisar os novos jogadores que vamos enfrentar neste momento."
À Sport TV
Reencontro com a Atalanta: "Mudaram algumas peças, mas a identidade não. Estão a passar o melhor momento da época, apesar das derrotas com o Bolonha e com o Inter - acho que tem a ver com o calendário. Nós também estamos a sofrer um bocadinho com ele. Vamos ter que mostrar vídeos, porque não temos tempo para treinar... As duas equipas evoluíram, acho que vamos assistir a um jogo interessante."
Os únicos que venceram em Alvalade: "Sabemos o seu poderio e valor, foram superiores a nós numa parte desse jogo. É, de facto, a única equipa que ganhou, aqui, mas é uma nova história, um novo jogo e estamos preparados."
Como está a equipa? "Pote? Não é bem lesão, mas não vai estar apto para este jogo. A nossa ideia é recuperá-lo o mais rápido possível. Eles estão no limite e o Pote teve de parar, pelo menos durante este jogo. Coates? Sim é Seba e mais 10."
Balanço dos 4 anos "Em termos de clube mudava o ano passado. Gostaria de ter mais títulos, fui sempre muito feliz aqui... Tenho pena de ter feito os adeptos passaram o que passaram o ano passado, mas quero compensá-los este ano. Mais 4 anos? Vamos ver [risos]."
Nerazzurri comunicam que nada têm a pagar ao Sporting em relação à questão jurídica com João Mário devido a transferência do médio para o Benfica
Treinador do Paços de Ferreira mede forças com os leões pela segunda vez na carreira
Diretor técnico de arbitragem da FPF analisa atuação do VAR
Central treina na equipa B após não ter saído do Sporting no defeso
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida