Médio de 19 anos, emprestado pelos leões aos flavienses, é o protagonista de uma situação caricata e invulgar
A duas jornadas do ponto final do campeonato, Essugo é o protagonista de uma situação caricata e, no mínimo, invulgar. Aos 19 anos, o médio-defensivo pode voltar a sagrar-se campeão nacional pelo Sporting, depois da primeira medalha que recebeu em 2020/21, o que por si só é um dado de relevo tendo em conta a sua juventude; e ao mesmo tempo pode... descer de divisão! Passamos a explicar.
Essugo arrancou 2023/24 em Alvalade e na primeira metade da temporada realizou 10 partidas de leão ao peito: três na Taça de Portugal, dois na Allianz Cup, um na Liga Europa e quatro no campeonato. Ainda que tenha somado poucos minutos na Liga - 29' - bastava um segundo em campo para ser automaticamente elegível de receber os louros de campeão, algo que o Sporting pode confirmar já este domingo caso o Benfica não vença em Famalicão.
Como se percebe pela estatística apresentada, o luso-angolano tinha pouco espaço entre o plantel verde e branco, pelo que a estrutura decidiu que o melhor para o seu desenvolvimento seria evoluir fora na segunda metade do ano. Assim, em janeiro rumou a Chaves, emprestado pelo Sporting até final da época, e ali rapidamente se impôs como habitual titular - 12 dos seus 13 jogos foram nesta condição.
Se no plano individual a aventura nos flavienses tem sido positiva, já a título coletivo... nem por isso. Depois da derrota na receção ao FC Porto (0-3), a equipa orientada por Moreno, na 17ª posição, está a um ponto da descida de divisão à 2ª Liga. Para fugir a esse cenário tem de torcer por duas derrotas do Portimonense, no 16º lugar, e ao mesmo tempo o Chaves tem de vencer os seus dois últimos jogos: contra o Famalicão... e o Sporting. A real definição de um sabor agridoce!
Avançado bisou contra o E. Amadora, num jogo "bem trabalhado", assumiu aos meios oficiais dos verdes e brancos
Namorada do craque do Sporting mostrou o seu orgulho pelo bom momento que este atravessa entre as quatro linhas.
Avançado vai estrear-se como titular frente ao Benfica. Investimento alto começa a pagar-se
Treinador tenta manter ligado e aponta-lhe maior responsabilidade de leão ao peito
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Pete