O Sporting entra esta quinta-feira em ação na Liga Europa, em casa do Sturm Graz, vice-campeão austríaco e um adversário relativamente desconhecido. Apesar de as equipas nunca se terem defrontado, do lado dos 'blackies' há uma espécie de espião: Bryan Teixeira. O nome pode não dizer muito aos portugueses, dado que nunca integrou os quadros de um clube do nosso país, mas o avançado cabo-verdiano assume, em declarações exclusivas a Record, que acompanha de perto o campeonato português e, naturalmente, os leões. Na retina do jogador de 23 anos está um homem, aliás, um homem... golo: Paulinho.
"O Paulinho é um jogador muito bom, está em grande forma", reconheceu Bryan Teixeira, ciente dos 4 golos do internacional português em 5 jogos pelo Sporting, que vê como "uma equipa completa e equilibrada". "Teremos de ter cuidado com toda a equipa", acrescentou, aproveitando a ocasião para lembrar o momento em que o Sturm Graz ficou a conhecer não só os verde e brancos, mas também a Atalanta e o Raków, como adversários no grupo D. "Assistimos ao sorteio juntos. Temos muito respeito pelo Sporting, que está a começar muito bem a época. O Sporting é um clube de referência em Portugal, que frequentemente faz boas trajetórias nas competições europeias. Sabemos que será um jogo difícil e que teremos de ser sólidos. Penso que todas as equipas têm as suas possibilidades e que o grupo está aberto. Favorito? Prefiro não escolher um, porque é no terreno que ele vai emergir naturalmente. Vamos defrontar grandes equipas, mas nós também somos uma delas", avisou.
Paulinho é um dos homens de confiança de Rúben Amorim
A confiança do atacante, que está na Áustria há dois anos, é extensível aos seus companheiros de equipa, a começar, claro, pelo embate de quinta-feira, às 20 horas locais (19 horas em Portugal Continental e na Madeira): "Estamos ansiosos por dar início à nossa campanha na Liga Europa, para a qual temos grandes ambições. Permite-nos competir contra diferentes tipos de futebol, estilos de jogo e enfrentar equipas de elevada qualidade. Não acho que haja um favorito neste primeiro jogo, todos têm de provar que merecem qualificar-se. Claro que começar em casa dá-nos uma vantagem, porque os nossos adeptos dão-nos uma força extra", salientou, deixando claro que o clube tem como objetivos "a qualificação na fase de grupos da Liga Europa e estar na luta pelo título austríaco até ao fim".
Amigo de Jovane esteve no Minho
Bryan Teixeira nasceu a 1 de setembro de 2000 em Melun, França, e foi naquele país onde começou carreira, antes de em 2021 emigrar pela porta do Austria Lustenau. No entanto, um facto menos conhecido é que chegou a estar à experiência em dois clubes do Minho, mas não recebeu em ambos a luz verde para ficar em definitivo. "Gosto do futebol português, como a maioria dos cabo-verdianos. Quando era mais novo cheguei a fazer testes no Sp. Braga e no V. Guimarães", revelou Teixeira, que é companheiro de Jovane, leão emprestado à Salernitana, na seleção cabo-verdiana: "Tive a oportunidade de jogar com o Jovane, é um jogador muito bom. Mas não chegámos a falar sobre o jogo...".
Bryan Teixeira deixou elogios ao avançado português
De olhos postos no futuro, o jogador do Sturm Graz, clube ao qual está vinculado até 2026 e por quem fez 7 jogos esta época, delinea as metas para 2023/24... e o que se seguirá, quem sabe até em Portugal. "Os meus objetivos são os mesmos que o clube tem, ou seja, ganhar pelo menos um troféu e fazer melhor do que na época passada em todas as competições. Quero ajudar a minha equipa da melhor forma possível nesta missão, ter um bom desempenho e progredir no meu jogo. Gostaria também de fazer um bom trajecto com a minha seleção na Taça das Nações Africanas. Portugal? Vamos ver o que o futuro me reserva... Mas antes ainda tenho grandes coisas para alcançar com o Sturm Graz", rematou.