Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:15

16 janeiro

Casa Pia AC

Casa Pia AC

Jardel é um dos melhores de sempre na I Liga

A responsabilidade do futebolista brasileiro também aumentou drasticamente perante os novos adeptos do Sporting, que não tiram da ideia as três dezenas de golos por época que esperam ver marcados pelos pés, ou pela cabeça, do ex-jogador do Galatasaray

O PONTA-DE-LANÇA do Sporting Mário Jardel está entre os melhores goleadores de sempre no campeonato português, tendo obtido em quatro épocas na I Liga a média de um golo por jogo. O seu máximo, numa só temporada, foi alcançado em 1999/2000 no último ano ao serviço do FC Porto, com 37 golos.

No total dos seus 144 golos marcados em sete anos de carreira, Jardel regista média global de 0,8 golos por jogo de campeonato.

Jardel, que foi disputado por dez clubes neste defeso e início de época, regressa deste modo ao campeonato em que se afirmou como um dos maiores goleadores do Mundo. O que também aumentou em proporção matemática foi a responsabilidade perante os novos adeptos. O público sportinguista recebeu o craque brasileiro de 27 anos de braços abertos, sem nunca tirar da ideia as três dezenas de golos que espera dos seus pés e cabeça.

Apesar de a responsabilidade aumentar em cada dia que passa, Jardel mostrou total descontracção à chegada. Limitou-se a recordar que todos sabem como tem de jogar uma equipa que pretenda usufruir dos seus serviços em rendimento pleno. Falava de extremos e de cruzamentos úteis para o seu futebol de área. De facto, não será por acaso que um atleta consegue como ele no FC Porto uma relação de 30 golos em 31 jogos de campeonato em 1996/97 quando chegou. E muito menos por acaso será a consolidação destes números nos anos seguintes: 26 golos em 30 partidas na época de 1997/98, 36 em 32 jogos na temporada de 1998/99, e 37 em 32 jogos em 1999/2000.

Dos pés à cabeça

Magnífico é o mínimo que pode afirmar-se perante uma tal ordem de grandeza e eficácia desportiva. Contudo, é a movimentação fria e letal que permanece na memória colectiva dos adeptos portugueses e que os sportinguistas pretendem reeditar em Alvalade nesta época. Além do carácter multifacetado do futebol de Jardel, para quem pouca diferença faz receber uma bola de golo com os pés ou com a cabeça.

Neste último capítulo é exímio o ex-futebolista do Vasco da Gama, Grémio, FC Porto e Galatasaray. Nascido em Fortaleza, no Brasil, Jardel foi reintegrado este Verão nos trabalhos da selecção do seu país.

Após uma pré-temporada em que negociou transferências em vez de treinar, Jardel acaba de regressar ao país em que se transformou num dos maiores goleadores do Mundo.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas