Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Bayern Munique

Bayern Munique

17:45

09 dezembro

Sporting

Sporting

João Simões e o duelo com o Bayern: «Vamos entrar olhos nos olhos e sem medo»

Médio do Sporting lançou desafio em Munique, lembrando ausências e percurso na equipa principal

João Simões rumo a Munique
João Simões rumo a Munique • Foto: Paulo Calado

João Simões foi o porta voz da equipa do Sporting esta segunda-feira, na conferência de imprensa de lançamento ao duelo entre leões e Bayern Munique na Champions (esta terça-feira, às 17h45, na Allianz Arena), lembrando o contexto do desafio. Abordou as lesões importantes no ataque, o crescimento entre os graúdos, o peso na liga milionária, o percurso na universidade e garantiu um Sporting a olhar o gigante bávaro nos olhos.

Este é mais um jogo de Champions mas com grau de dificuldade maior? Pode fazer o quinto jogo consecutivo a titular nesta competição. Como tem sido esta experiência?
"O mais importante é que sabemos que nesta competição qualquer jogo vai ser muito difícil. Seja o Bayern ou seja outra equipa qualquer. Sabemos da dificuldade que vamos ter. É muito bom jogar com os melhores da Europa, tentar também aprender porque tenho muito que evoluir e tentar ajudar ao máximo a equipa, que é e será sempre o mais importante."

Acredito que será diferente para um jogador no meio-campo olhar para a frente e ter Trincão, Quenda, Pedro Gonçalves... Como vai ser amanhã?
"Estando lá o Trincão, o Pedro Gonçalves, que são jogadores muito importantes, mas outro qualquer que estiver lá vai dar uma excelente resposta. Porque somos o Sporting e qualquer jogador tem capacidade para resolver ou fazer um grande jogo nestes jogos ou em qualquer outro jogo. Por isso, estou e estamos tranquilos."

Como é que o João vê o aparecimento de outros produtos da Academia na equipa principal?
"Esses produtos são fruto do trabalho do pessoal da Academia e dos atletas. O Sporting, como todos sabemos, é um clube cujo objetivo é colocar o maior número de jogadores possíveis na equipa A e conseguirem singrar no futebol profissional. Esses exemplos são só mais uma prova de que a formação do Sporting tem trabalhado muito bem e a Academia e o Sporting apostam muito na formação."

É um possível encontrar algum ponto fraco ou antídoto para o Bayern?
"Qualquer equipa tem as suas dificuldades e tem as suas mais-valias. Nós tentámos trabalhar em relação a isso e amanhã queremos dar uma excelente resposta e ter o melhor resultado possível, que é a vitória."

O João começou a ter uma sequência de jogos a partir do Nápoles. De que forma conseguiu dar esse clique para tal diferença? E como é este intercalar entre durante a semana ter de ir à universidade e depois ter a oportunidade de jogar num palco tão grande como é o terreno do Bayern?
"Acho que cada um tem a sua oportunidade no seu tempo. Como sabemos e como já disse, o Sporting é um grande clube, com excelentes jogadores, e estou a tentar evoluir o máximo possível para ajudar. Quando tiver a oportunidade - e sempre que tiver - vou tentar ajudar ao máximo a equipa. Em relação à segunda parte, tem sido bom e fácil. Tenho estado a gostar de aprender, sabendo que o foco é o futebol e a universidade também é algo bom para eu aprender mais e conseguir ter melhor desenvolvimento no treino. É esse o objetivo porque estou na universidade também."

Munique tem sido um pesadelo para equipas portuguesas. Teme um resultado desnivelado? O Sporting vai jogar olhos nos olhos ou aqui para não perder?
"O Sporting sempre que entra em campo entra para ganhar. E não temos medo de nada nem ninguém. Sabemos as dificuldades que vamos ter e a equipa que o Bayern é. Mas vamos entrar olhos nos olhos e sem medo. Somos o Sporting e entramos sempre para ganhar."

Como é que olha para o facto de ter mais minutos esta época na Champions do que nas competições nacionais? E os jovens são todos da mesma geração de 2007. Como tem sido isso?
"É muito bom ver que os colegas com que cresci estão a chegar também ao patamar que todos ambicionamos na Academia. É sinal do trabalho da Academia, do futebol de formação e da aposta do Sporting na formação, que é muito importante e coloca-nos nesse tipo de palcos. Se me colocarem na Champions, no campeonato, na Taça... onde for, só vou lá para dentro para tentar ajudar a equipa e isso é o mais importante. Tento aprender nos treinos e com os mais velhos, que são bons jogadores e referências para mim. Por isso, seja na Champions, no campeonato, na Taça, vou entrar sempre para ajudar e o tempo que for."

Mais tarde, em declarações à Sport TV, João Simões voltou a abordar o encontro

Em termos de percentagem, que probabilidade de vitória tem o Sporting?
"Não sei muito de percentagem, mas sabemos que vai ser um grande jogo contra uma grande equipa como é o Bayern. Uma das melhores equipas da Europa, mas vamos para ganhar e disputar o jogo olhos nos olhos. Sabendo das dificuldades que vamos ter, mas com cabeça e sabendo que estamos a representar o Sporting Clube de Portugal."

No meio-campo, pode enfrentar Kimmich, Goretzka ou Pavlovic... Espera uma batalha dura?
"Sim, como em todos os jogos da Champions. Espero um jogo e jogadores muito bons, porque nesta competição tem muito boas equipas e jogadores. O Bayern tem um muito bom meio-campo, com jogadores de qualidade e experiência. Vai ser uma boa batalha e estaria a mentir se não dissesse que também tenho referências, principalmente do Kimmich. Conquistaram muito e são jogadores de boa qualidade."

Um empate é um bom resultado?
"Viemos aqui para ganhar. Depois no final do jogo vemos e é isso. Queremos ganhar."

Depois têm mais dois jogos com o campeão europeu [PSG] e Athletic Bilbao. O jogo em Espanha é visto como o grande jogo para o Sporting ganhar até ao fim da Champions?
"Sinceramente, o grande jogo é amanhã. Pensamos muito jogo a jogo, como sempre foi. O nosso objetivo é irmos ao playoff. Se conseguirmos fazer melhor, muito bom. Mas é jogo a jogo, vamos ver e fazemos as contas no fim."

Por Ricardo Granada
3
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas