Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antigo jogador do Sporting acredita que quem vencer ficará em boas condições para chegar ao título
Seguir Autor:
O FC Porto parte como favorito para o clássico frente ao Sporting, na segunda-feira, para a Liga Betclic, assume o ex-jogador leonino e treinador Litos, que elogia o desempenho dos bicampeões nacionais face às múltiplas lesões.
"O FC Porto, por tudo aquilo que está a fazer, é favorito a ganhar o jogo de segunda-feira. Teve agora uma derrota frente a um adversário audaz [Casa Pia], mas com todas as oportunidades para ter outro resultado. Já o Sporting tem tido esta crença e vontade de acreditar até ao último minuto que é possível, os últimos cinco anos deram isso", explicou à agência Lusa o ex-médio internacional português, que atuou nos 'leões' entre 1984 e 1992.
O líder da Liga, FC Porto, com 55 pontos, recebe o segundo classificado, Sporting, com 51, a partir das 20:45 de segunda-feira, para a 21.ª jornada, no segundo duelo entre as equipas esta temporada, após o triunfo portista na primeira volta (2-1), no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Relacionadas
"Acredito que quem vencer ficará em boas condições para chegar ao título: o Sporting para reduzir essa desvantagem e o FC Porto para ganhar uma almofada muito confortável na luta pelo campeonato", analisou.
Para vencer o encontro, o clube 'verde e branco' terá, no entendimento de Litos, que reforçou a importância de marcar primeiro, a necessidade de ter uma entrada forte, condicionando os 'azuis e brancos' a nível mental.
"Vai ser determinante o Sporting conseguir magoar o FC Porto, ao marcar ou criar situações que causem instabilidade. Isto costuma deixar os adversários em sentido, até pela qualidade dos jogadores do Sporting. Será um jogo muito aberto entre duas equipas que tentarão ganhar: uma tem a necessidade de aproximar-se e a outra tem a possibilidade de deixar o campeonato quase decidido", denfendeu.
No que toca a lesões, numa altura em que o Sporting tem sido bastante fustigado por problemas físicos, Litos reconhece que as eventuais ausências, como a de Debast, são significativas na forma da equipa jogar.
"Tendo em conta tudo o que tem acontecido, em termos de lesões, tem sido um trabalho fantástico do grupo e da equipa técnica nas últimas semanas. Continuam a faltar alguns jogadores com uma capacidade tremenda: o Debast, o Quenda, o Nuno Santos, ainda em recuperação e longe do seu melhor. O Sporting chega a este jogo moralizado pela qualificação direta para a Liga dos Campeões e pelas vitórias nos últimos segundos", frisou.
Na análise ao FC Porto, entre outras valências, identificou a capacidade dos 'dragões' em lances de bola parada, numa altura em que somam já 15 golos a partir de cantos nas várias competições: "O FC Porto é muito forte no jogo aéreo e isso pode ser um fator muito importante, em termos ofensivos, nos lances de bola parada. Mas a verdade é que, com a entrada do Diomande e a disponibilidade do Gonçalo Inácio, o Sporting torna-se mais agressivo nesses lances".
Antigo jogador e treinador dos dois clubes projetou o palpitante clássico de segunda-feira
Antigo jogador do Sporting acredita que quem vencer ficará em boas condições para chegar ao título
Esquerdino jogou quase 45 minutos com o AVS SAD e terminou sem queixas físicas
Receção ao AVS foi o 11.º jogo consecutivo do avançado sem ser substituído. Rui Borges admite vê-lo "amassado"
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Juristas admitem ao 'Expresso' que há lugar a pedido de responsabilidade civil ao antigo presidente da Federação