Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:30

03 abril

Santa Clara

Santa Clara

Mário Jardel sagra-se artilheiro-mor da Europa

O avançado leonino partiu em desvantagem, fruto da pontuação atribuída a cada golo no campeonato português, mas mesmo assim acabou a época como rei dos "matadores" e igualou o feito de Yazalde

Mário Jardel sagra-se artilheiro-mor da Europa
Mário Jardel sagra-se artilheiro-mor da Europa • Foto: Miguel Barreira

MÁRIO Jardel conseguiu juntar mais um título ao seu já rico e extenso currículo. Depois do campeonato e Taça de Portugal, o avançado brasileiro sagrou-se igualmente o melhor marcador de todas as Ligas europeias, ultrapassando nomes como Henry, Trézéguet e Van Nistelrooij, entre outros.

O troféu já estava praticamente garantido há algumas semanas, pois a diferença para os concorrentes mais directos obrigava que estes marcassem golos em catadupa nas derradeiras partidas dos respectivos campeonatos. Henry ainda marcou dois golos na última jornada da Premier League, mas o "bis" do avançado gaulês não foi suficiente para alcançar SuperMário no "top" de melhores artilheiros do Velho Continente.

A tarefa de Jardel assume ainda contornos de maior importância se levarmos em linha de conta que cada golo do internacional "canarinho" na Liga portuguesa equivalia a apenas 1,5 pontos, enquanto os jogadores de campeonatos considerados mais competitivos como Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra, em que cada tento valia dois pontos. O jogador do Sporting apontou 42 tentos, quase o dobro dos segundos classificados (Henry, Trézéguet e Hubner), mas esta diferença traduziu-se em apenas 15 pontos de vantagem sobre os dois franceses e o germânico, o que não deixa de ser uma distância considerável, tendo em conta a qualidade universal deste trio de "matadores".

Jardel consegue assim este prémio pela segunda vez na sua carreira, já que, na época 98/99, ao serviço do FC Porto, também se sagrara melhor marcador da Europa com 36 golos.

Em Alvalade, o internacional "canarinho" sucede ao argentino Yazalde que, até esta época, fora o único jogador dos leões a conquistar o troféu, na longínqua temporada de 73/74, onde apontou 46 tentos, a qual continua a ser a melhor marca de todos os tempos no campeonato português.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas