Todos os discursos e os 41 premiados: o que aconteceu na cerimónia dos Prémios Stromp
Gala que distinguiu personalidades do universo Sporting realizou-se no Hotel Sheraton, em Lisboa
1/x
Rui Borges e os jogadores do Sporting durante a gala dos Prémios StrompPaulo CaladoPrémios Stromp distinguem 41 personalidades do universo SportingSporting CP
Ângelo Girão: «Parabéns a todos pela coragem, trabalho e pelo que estão a fazer»
Ângelo Girão (Prémio Especial Carreira):
"Muito obrigado por esta distinção. É com enorme orgulho que recebo mesmo depois de terminar a carreira. Ainda tem mais orgulho e significado por esta distinção. O meu muito obrigado a todos no Grupo Stromp, obrigado ao Sporting pelos 12 anos, obrigado à equipa e a todos os que passaram e com quem privei diariamente. Foram muito importantes para mim. Estão aqui alguns deles. Parabéns a todos os distinguidos esta noite dentro de um universo enorme de pessoas que conduzem à grandeza deste clube. Obrigado Edo pelo teu enorme coração. És dos maiores responsáveis pelo sucesso que estamos a viver. Parabéns a todos pela coragem, pelo trabalho e pelo que estão a fazer"
23:0815.12.2025
Xano Edo: «Uma dedicatória ao meu avô, que partiu e esteve presente neste último Europeu»
Xano Edo (Prémio hóquei em patins pelo Europeu ao serviço da Seleção portuguesa):
"É uma honra e privilégio receber este prémio e gostaria de agradecer aos presentes, ao Sporting e ao Grupo Stromp. Uma dedicatória ao meu avô, que partiu e esteve presente neste último Europeu. Foi o último título que viu. Era o meu maior fã. E, por isso, isto é para ti, avô."
Rafa Bessa: «É uma distinção indissociável do que fiz no Sporting»
Rafa Bessa (Prémio pelo Mundial conquistado na equipa masculina de hóquei em patins):
"Esta distinção é indissociável do que fiz no Sporting. Tenho de agradecer à estrutura as condições que dão à equipa para ganhar títulos e agradecer as todos os meus colegas pela ajuda."
Pub
22:3415.12.2025
Prémios Saudade entregues
Por esta altura, são entregues os Prémios Saudade a António Viana Rodrigues (recebeu a neta Ana Viana Rodrigues), Aurélio Pereira (recebeu o irmão Carlos Pereira) e Júlio Rendeiro (recebeu o filho André Rendeiro).
22:3015.12.2025
João Coelho: «O clube dá-nos todas as condições para termos bons resultados»
João Coelho (Técnico do Ano - Modalidades):
“É um orgulho enorme receber esta distinção. É um prémio individual, mas é fruto da qualidade e títulos de todos os jogadores e do coletivo. O clube dá-nos todas as condições para termos bons resultados e há uma cultura de exigência positiva no Sporting. Não só se sente isso no voleibol mas também nas outras modalidades. Essa pressão e exigência são positivas.”
Frederico Varandas após críticas de José Mourinho: «Esta é uma casa onde não se chora...»
Frederico Varandas, presidente do Sporting:
"Este é o quarto prémio que recebo como dirigente, nesta missão que iniciámos em 2018, mas este talvez seja o que traz mais tranquilidade em minha casa, dado que igualo os quatro da minha mulher."
"Mas ao contrário dos prémios dela - numa modalidade individual e solitária -, este prémio é fruto das pessoas que tenho ao meu lado. São eles a razão de estar aqui. Por fim e por baixo, porque venho de uma casa onde a hierarquia é muito importante, queria agradecer a pessoas que não conhecem, mas que deram muito, os nossos colaboradores; a quem nós exigimos muito e que fazem que o Sporting viva, hoje, um dos melhores períodos da sua história. Não aparecem, mas estão na transformação do nosso clube. De uma casa onde não se chora, não se lamenta, onde procuramos ser melhor todos os dias."
"Represento a minha equipa depois de um ano fantástico, maravilhoso. Vejo o nosso capitão e só vejo a categoria do nosso andebol. O nosso míster do voleibol e penso: que categoria aquele campeonato; Nolito e aquele título Mundial... Também uma palavra a quem não ganhou mas esteve nas finais, onde devemos estar sempre. Hoje temos um Sporting que ou ganha ou perde com dignidade nas finais. É deste Sporting que tanto nos orgulhamos."
"Obviamente o nosso futebol. Bicampeonato histórico, dobradinha... E que saborosa foi... Há um ano éramos campeões nacionais e grande parte das pessoas duvida que seríamos bicampeões. Disse-o aqui, que o noso grupo ia matar-se para ser bi, lutar para ser bi. Contra tudo o que pensavam, foram campeões, bicampeões; hoje, temos dois rivais fortes, é verdade, mas também é verdade que aquele grupo... Não há uma pessoa que não acredite que vai lutar pelo tricampeonato."
"Se há coisa que sinto, porque vivo perto deles... Que orgulho tenho no meu, no nosso treinador. Sempre de cabeça levantada. Cai um, vem outro. Não há um chama um miúdo. Que orgulho no nosso capitão. Se há coisa que sabemos fazer é lutar e ninguém o faz melhor que eles. Eles dizem presente e vão lutar até ao fim. E vão lutar com tudo até ao último segundo. Não é contra tudo nem contra ninguém. É apenas pelo Sporting tricampeão."
"Vamos dar início a uma segunda fase de obras do nosso estádio e, depois, partiremos para o Alvaláxia. É grandioso, será transformador, mas vamos fazê-lo e colocar o Sporting noutro patamar."
"Têm sido anos muito bons e este tem sido fantástico. O Sporting vive hoje uma das melhores fases da sua história. Que orgulho e felicidade é hoje ser Sporting. Corojoso, que não perde, que pode chegar ao Natal a cinco ponto, mas que vai lá estar na luta pelo título."
"Também crescemos em massa adepta, em estrutura, com cada vez maior vitalidade e pujança. Muito já foi conquistado, mas não chegada. Queremos continuar a crescer e a vencer. Mas sempre com princípios, dignidade e ética. Não em palavras apenas; nos atos também."
"Estamos a meio da nossa missão. Da escola de onde eu venho, nunca se sai a meio de uma missão. Nós iremos recandidatar-nos nas eleições de março."
"Não volta o tempo em que não incomodávamos, como queriam os nossos rivais. Não volta. Viva o Sporting. Viva o bicampeão."
Frederico Varandas discursou na gala dos Prémios StrompPaulo Calado
Pub
21:0515.12.2025
Paulo Gomes: «É um trabalho gratificante e de muita gente»
Paulo Gomes (Coordenador do Ano):
"Em primeiro lugar, agradecer ao presidente do Grupo Stromp e demais membros. Esta distinção muito me honra. Ninguém consegue nada sozinho. Este prémio é para ser distribuído por centenas de colegas que trabalharam comigo nestes anos de Sporting. Comecei a trabalhar com o saudoso amigo Aurélio Pereira, passei para o estádio universitário, é um trabalho fantástico ajudar crianças que têm o sonho de chegar onde está o João [Simões] ou o Edu [Felicíssimo]. Trabalhar com jovens para levá-los ao limite das capacidades para levar ao topo. É um trabalho gratificante e de muita gente."
21:0015.12.2025
Morten Hjulmand: «Somos bicampeões mas ainda temos fome»
Hjulmand (Futebolista do Ano):
"Muito obrigado pelo prémio. [Sobre o Prémio] Revelação do Ano não vou falar [n.d.r.: fez uma pequena brincadeira com João Simões]. Muito obrigado. É um orgulho enorme representar o Sporting como jogador, capitão e queria deixar a mensagem que somos bicampeões mas ainda temos fome. Queremos ganhar mais títulos pelo Sporting. Obrigado."
João Simões também já recebeu o Prémio Revelação do Ano - Futebol
Pub
20:5715.12.2025
Eduardo Felicíssimo: «É um orgulho estar aqui e quero continuar»
Eduardo Felicíssimo (Prémio Academia):
"É um orgulho estar aqui e quero continuar. Agradecer a todos no Sporting e a quem me faz melhorar. Agradecer aos colegas, todo o staff, equipas técnicas e família. É uma grande honra estar aqui e uma responsabilidade para continuar e dar tudo pelo clube."
20:5615.12.2025
Rui Borges: «É mais difícil falar aqui do que com jogadores em dia de jogo...»
Rui Borges (Técnico do Ano):
"Boa noite a todos. É mais difícil falar aqui do que com jogadores em dias de jogo. Fico mais nervoso aqui. É uma honra fazer parte dos vencedores deste prémios e de gente tão ilustre. É uma honra enorme e quero perpetuar os valores do Sporting e perpetuar estes anos todos. Este prémio é daqueles rapazes ali sentados e os restantes. É da equipa. Os jogadores fazem-nos crescer e fazem evoluir. Se estou aqui a receber este prémio é por honra deles. Que assim continue para a próxima época porque é bom sinal. Isto é para toda a estrutura Sporting, todos são importantes, mesmo os que limpam os balneários, as pessoas da cozinha, as pessoas de todos os departamentos. É de todos eles e de vocês também. Porque só assim unidos e todos juntos ganhamos".
"Quero agradecer ao Grupo Stromp por este prémio. Muito feliz e orgulhoso. Em nome pessoal isto tem a ver com os meus colegas e toda a gente que vem de trás. Devo reconhecer todos e a minha família, que é uma parte importante na vida de um atleta".
Pub
20:2815.12.2025
Carlos Barbosa da Cruz revela novos membros do Grupo Stromp
Carlos Barbosa da Cruz aproveitou para revelar que Eduardo Medeiros, Daniel Monteiro, Luís Marques, Luís Campo Ferreira, Oceano Cruz e Nuno Barradas passam a fazer parte do Grupo Stromp. "E lembro três companheiros que nos deixaram: Aurélio Pereira, Diana Rodrigues e Júlio Rendeiro", acrescentou.
20:0515.12.2025
Frederico Varandas e Morten Hjulmand já trocaram dois dedos de conversa
A carregar o vídeo ...
Frederico Varandas e Morten Hjulmand já trocaram dois dedos de conversa
Carlos Barbosa da Cruz: «Não é Prémio Stromp quem pede ou quer, é quem merece»
Carlos Barbosa da Cruz, presidente do Grupo Stromp, à Sporting TV:
"Os Prémios Stromp tornaram-se um tribuno ao mérito dos sportinguistas ilustres, desde dirigentes a atletas, passando por simpatizantes. Todos que engrandeceram o Sporting. Tornou-se um reconhecimento. Não é Prémio Stromp quem pede ou quem quer, é quem merece."
"Os meus antecessores criaram, e muito bem, a distinção destes prémios."
"Este ano, tivemos um grande problema de escolha. O problema da comissão - porque os prémios são votados por todos os membros do Grupo - foi a quantidade de títulos que o Sporting arrecadou. Tornou extremamente difícil premiar um e não outro. Este ano, os candidatos a prémios Stromp eram muitos e merecidos, mas infelizmente, temos um número limitado. Espero que este ano se replique - e temos todos os indícios que será assim."
Carlos Barbosa da Cruz na cerimónia dos Prémios StrompFrame/Sporting TV
Atleta do Ano: Gonzalo ‘Nolito’ Romero (Hóquei em Patins)
Atleta do Ano: Patrícia Silva (Atletismo)
Equipas do Ano: Equipa masculina de futebol, Equipa masculina de andebol, Equipa masculina de ténis de mesa, Equipa feminina de atletismo e Equipa masculina de atletismo
Revelação do Ano - Futebol: João Simões
Revelação do Ano - Modalidades: Matilde Pinto (Ténis Mesa)
Futebolista do Ano: Morten Hjulmand
Técnicos do Ano: Rui Borges (Futebol) e João Coelho (Voleibol)
Coordenador do Ano: Paulo Gomes (Academia Cristiano Ronaldo)
Dirigente do Ano: Frederico Varandas (Presidente do Sporting e da Sporting SAD)
Academia: Eduardo Felicíssimo (Futebol)
Sócio do Ano: António Magalhães (Presidente do Solar do Norte)
Saudade: Viana Rodrigues, Aurélio Pereira e Júlio Rendeiro (Grupo Stromp)
Especial Carreira: Ângelo Girão (Hóquei em Patins)
Especial Funcionário: Vítor Costa (Departamento Futebol)
Especial Núcleos: Núcleo do Sporting CP de Minde
Prémios por Inerência
Europeu: Guilherme Henriques e Lara Fernandes (Ginástica Acrobática)
Europeu: Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes (Ginástica Acrobática)
Europeu: Filipe Marques (Paratriatlo)
Europeu: João Costa (Tiro)
Europeu: Rafael Bessa e Xano Edo (Hóquei em Patins)
Europeu: Vicente Pereira (Natação Adaptada)
Europeu: André Almeida (Natação Adaptada)
Europeu: Diogo Matos (Natação Adaptada)
Mundial: Diogo Abreu e Pedro Ferreira (Ginástica Trampolim Individual)
Mundial: João Soldado (Ténis de Mesa Adaptado)
Mundial: Carina Paim (Atletismo Paralímpico)
Mundial: Igor Oliveira (Atletismo Paralímpico)
Mundial: Tiago Santos (Kickboxing)
Mundial: Equipa masculina de Hóquei em Patins
Pub
18:5715.12.2025
Nolito Romero, Patrícia Silva e Morten Hjulmand entre os premiados
Entre os homenageados deste ano saltam à vista nomes como Nolito Romero, que em outubro capitaneou o Sporting no Campeonato do Mundo de Clubes de hóquei em patins, bem como Patrícia Silva, medalha de bronze nos Mundiais de Atletismo em pista curta, ou Morten Hjulmand, futebolista do ano. Rui Borges será distinguido com o prémio de Técnico do Ano.
18:5515.12.2025
Prémios Stromp distinguem 41 personalidades do universo Sporting
É já esta segunda-feira, a partir das 20h00, que se realizam as cerimónias dos Prémios Stromp, que vão distinguir 41 personalidades do universo do Sporting. Aqui poderá acompanhar, ao minuto, tudo o que acontece 63.ª edição da gala, que terá lugar no Hotel Sheraton, em Lisboa.