De tempos a tempos, Rúben Semedo volta a ser o protagonista principal ainda que nem sempre pelos melhores motivos. Domingo, no Sporting B-FC Porto B atirou a camisola ao chão depois de ter sido expulso por acumulação de amarelos e os adeptos não gostaram do que viram. O mesmo terá acontecido com Bruno de Carvalho, que assistou à partida. E agora, o central arrisca-se a um novo castigo.
Em novembro do ano passado, o central foi apanhado a conduzir sem carta de conduções e o Sporting não deixou passar em branco o "comportamento incorreto". "O Ruben tem de ser um exemplo para toda a Academia e tem de perceber isso", frisou Leonardo Jardim, a 7 desse mês na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Benfica. Semedo foi então despromovido à equipa B por três semanas.
Relacionadas
Este episódio comprometeu a sua evolução nas semanas que se seguiram, mas Jardim nunca escondeu que aprecia o seu valor ainda que não lhe tenha dados minutos, a não ser num jogo da Taça de Portugal.
A primeira vez que se ouviu falar de Ruben Semedo no contexto da equipa principal do Sporting foi a 10 de novembro de 2011 no jogo com Angola, era Domingos Paciência o treinador da formação leonina. Dier não convenceu na substituição a William Carvalho.
Sem os habituais titulares, a "réplica da equipa de Domingos foi de menos para uma seleção angolana que marcou 4 golos e podia ter feito mais". O jogo, realizado no Estádio 11 de Novembro em Luanda, não foi de boas recordações para o Sporting, que perdeu por 4-0, e também não foi muito produtivo para Ruben Semedo embora os erros tenham sido "compreensíveis" face à sua idade.
"Mostrou não estar muito preparado para atuar a este nível. Tem apenas, 17 anos, e nessa idade, as hesitações são perfeitamente compreensíveis", pode ler-se na edição de Record do dia 11 de novembro de 2011.
O que é certo é que Ruben Semedo evoluiu muito desde então. Médio-ofensivo de formação, fixou-se como defesa-central. Transitou dos Sub’19 leoninos para a equipa B do clube, onde impressionou, mas foi "desviado" por Leonardo Jardim logo nos primeiros dias desta pré-temporada.
A cumprir o primeiro ano de sénior Ruben Semedo deixou boas indicações à equipa técnica liderada por Leonardo Jardim e até se estreou em jogos oficiais pela equipa principal na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Alba.
Apesar de ter terminado esse jogo a ser repreendido pelo técnico em pleno relvado, o central prometia uma temporada recheada de bons momentos na equipa principal, o que não aconteceu. Ficou no banco em 6 jogos da Liga e 1 da Taça da Liga. Pela equipa fez 23 partidas.
Criativo do Sporting ficou no ginásio em gestão física mas está apto a ir a jogo. Rui Borges testou o camisola 91 na esquerda do ataque
Treinador leonino falou sobre a estreia nesta edição da Liga dos Campeões, agendada para amanhã (20h00)
Central belga lançou desafio dos leões com o Kairat Almaty, a abrir a participação na Liga dos Campeões em 2025/26
Português Jorginho e o treinador Rafael Urazbakhtin fizeram a antevisão à visita ao Estádio José Alvalade
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2