A ansiedade pré-jogo, as emoções da partida com o Boavista e a euforia (por vezes manchada por algum descontrolo) das celebrações. Foi intenso o dia para os lados de Alvalade - mas também um pouco por todo o Mundo -, com tudo a ser acompanhado praticamente de forma ininterrupta ao longo de mais de 20 horas através de Record. As reações, os incidentes, o percurso do autocarro e todos os momentos de festa: está tudo aqui neste direto que detalhou o que se passou no regresso do leão aos títulos 19 anos depois.
Fechamos por aqui, o nosso acompanhamento, mas já sabe que pode acompanhar tudo o que se passa no mundo do desporto no seu jornal de sempre. Fique por aí! Uma boa noite... ou bom dia!
Os jogadores vão descendo do autocarro, num ambiente bem mais calmo. É que já são quase cinco da manhã e as energias já estão certamente lá em 'baixo'...
O autocarro já chegou a Alvalade e encaminha-se para o local de onde saiu há praticamente três horas. É hora de recolher os pertences e voltar às respetivas residências, até porque, como disse Ruben Amorim, há treino à tarde.
O autocarro do Sporting já está a chegar ao Campo Grande. O ambiente muito mais tranquilo em comparação com aquilo que se via há umas horas...
A PSP irá fazer um balanço da operação pouco depois da chegada do autocarro a Alvalade. Prevê-se que tal seja já para lá das cinco da manhã.
O autocarro do Sporting passa agora por Entrecampos, rumo a Alvalade, onde estão alguns adeptos à espera da equipa. Há expectativa para perceber como será feita a chegada e posterior saída dos jogadores nas suas viaturas particulares.
O ritmo do autocarro do regresso a Alvalade é bem mais elevado, mas há quem tente segui-lo...
O autocarro já vai longe, mas há várias centenas de adeptos que não arredam pé do Marquês e continuam em ambiente de provocação com a polícia.
O autocarro está de saída desta zona do Marquês, mas os adeptos não arredam pé e voltam a confrontar os elementos da polícia, que voltam a responder com balas de borracha.
O autocarro do Sporting já está de regresso a Alvalade, mas os incidentes continuam e um adepto acaba detido.
Na chegada ao Marquês, onde irá fazer retorno para voltar a Alvalade, o autocarro faz uma pequena pausa antes de regressar.
O autocarro contorna a rotunda, num ambiente de euforia incrível
O autocarro começa a chegar ao Marquês e é a loucura. Não há grades que resistam nesta fase...
Quando parecia que o clima estava mais calmo, eis que os adeptos voltam a empurrar as barreiras, lançam objetos para a polícia e provocam a resposta das autoridades, com o recurso a balas de borracha.
O autocarro aproxima-se agora do Saldanha. A chegada ao Marquês deve dar-se perto das quatro da manhã.
A intervenção policial mais enérgica serviu para conter os ânimos no Marquês...
À passagem do autocarro vive-se um momento absolutamente arrepiante, com a música "O mundo sabe que" a ser entoada em plenos pulmões. Impressionante!
A polícia dispara algumas balas de borracha após vários momentos de confontação por parte dos adeptos, que insistiram em lançar objetos na direção das forças da autoridade.
O autocarro já está junto ao Campo Pequeno. Cada vez mais perto do Marquês, onde a situação está bastante tensa...
E o ambiente voltou a aquecer na zona do Marquês, com uma carga policial que fez todos recuarem. Está o caldo entornado!
O autocarro está a chegar a Entrecampos
O autocarro partiu há mais de meia hora e ainda está na zona do Campo Grande. O cortejo não pára, mas o ritmo é muito, muito lento...
Volta a haver alguma tensão junto das barreiras e são lançados novamente objetos para a direção da polícia. As barreiras praticamente já não existem, pois ao mínimo toque vão logo ao chão.
A pouco e pouco o autocarro segue rumo ao Marquês de Pombal. E até agora sem qualquer tipo de incidente ou paragem.
Com o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00 na Madeira, os sportinguistas tiveram apenas duas horas para festejarem nas ruas do Funchal, com as autoridades a permitirem mais uma hora do que a estipulada.
A Avenida do Mar, na baixa do Funchal, foi o local escolhido como já é habitual, para festejar as conquistas desportivas, este ano celebrada em tons de verde e branco, como há muito já não acontecia.
As autoridades locais permitiram que os festejos se alongassem por mais 50 minutos, dispersando a multidão quando o relógio marcava 23h50, que ordeiramente acatou as ordens e respeitou as medidas impostas face à pandemia de covid-19.
O autocarro segue em bom ritmo, com os jogadores a saudar os adeptos que surge na beira da estrada. Nesta zona estão bem dispersos, ao contrário do que sucederá mais lá para a frente...
O autocarro segue para a Rotunda Visconde de Alvalade e volta para trás. É o primeiro banho de multidão...
Arranca finalmente o cortejo dos campeões rumo ao Marquês de Pombal. As indicações são de que não haverá qualquer tipo de paragem, mas o mais certo é que a percurso seja feito de forma bastante lenta.
O novo percurso seguirá pela Alameda das Linhas de Torres, pois não consegue passar pelo Campo Grande.
A CMTV adianta que o autocarro do Sporting irá efetuar um percurso alternativo.
Volta a haver alguma tensão no Marquês, com alguns adeptos a forçarem as barreiras...
Há um compasso de espera porque há muita gente concentrada no Campo Grande, algo que obrigaria à paragem do autocarro. "Neste momento estamos a articular com o Sporting o percurso, pois há muita gente na estrada. Tudo para evitar que o autocarro pare e que siga sempre em marcha, mesmo que lenta", referiu o comissário Artur Serafim, à RTP.
A RTP refere que a polícia está a tentar perceber se está tudo operacional para dar o OK para o arranque do autocarro.
O Sporting ainda aguarda autorização para partir rumo ao Marquês e Frederico Varandas parece não ter ficado muito contente há momentos.
A chuva decidiu fazer uma visita na festa e vai 'abençoar' esta celebração...
O antigo futebolista do Sporting Stefan Ristovski felicitou esta terça-feira o clube pela conquista do 19.º título de campeão português de futebol, reivindicando uma medalha, após ter abandonado o clube no início da temporada.
O antigo médio búlgaro do Sporting Krasimir Balakov congratulou o clube pela conquista do 19.º título de campeão nacional e desejou que não volte a repetir-se um jejum de títulos tão prolongado.
Leia o artigo completo.
O Presidente da República saudou esta terça-feira o Sporting pela conquista do título de campeão nacional da Primeira Liga de futebol, após um jejum de 19 anos, enaltecendo o significado histórico do feito para o clube.
Leia o artigo completo.
Os jogadores começam a entrar no autocarro para finalmente rumarem ao Marquês
"Milhões e milhões de pessoas estão a atravessar uma enorme felicidade. O esforço, a dedicação, a devoção, deu-nos a glória. Mas a vitória é para todo o povo sportinguista, esta vitória notável, que nasce da competência. Uma vitória tão merecida. Hoje, o povo sportinguista está em festa. Esperemos que não seja um ato irrepetível. Estamos juntos, o Sporting é grande porque há milhões que amam o clube. O clube é feito pelos seus adeptos, pelos seus sócios, mas sobretudo pelos seus adeptos. Merecemos tanto. Isto é um orgulho nacional. Se continuarmos juntos, seguros, vamos mantermo-nos coesos e inabaláveis."
Há um outro grupo de adeptos que se esforça para tentar acalmar os ânimos e recoloca a grade que há pouco foi mexida no seu lugar.
Mensagem de Bruno Fernandes à Sporting TV:
"Muitos parabéns ao Sporting, finalmente o jejum acabou e que venha para ficar. Uma mensagem a todos os jogadores, ao staff, aos adeptos, que também demonstraram, uma vez mais, que são o 12.º jogador e que compreendam que estar ao lado da equipa vai ser sempre melhor e vai tornar o Sporting sempre mais forte. Espero que no próximo ano possa estar aqui a enviar-vos novamente um vídeo de parabéns. Gostava muito estar aí para festejar convosco, mas infelizmente é impossível. Principalmente, aos jogadores muitos muitos muitos parabéns pelo campeonato que fizeram, que ainda não acabou mas que já está ganho."
Os adeptos começam a forçar a grade no Marquês, procurando quebrar o cordão policial. A situação volta a aquecer e um adepto é mesmo assistido, por estar a sangrar de forma abundante da cabeça.
Rui Patrício, William Carvalho, Cédric e Daniel Podence foram alguns dos antigos jogadores do Sporting que recorreram às redes sociais para celebrar esta terça-feira a conquista do título de campeão pelo seu antigo clube.
O atual guarda-redes do Wolverhampton e da seleção nacional manifestou "a maior das felicidades" e endereçou os seus parabéns ao Sporting, colocando uma foto do atual plantel e do treinador Rúben Amorim com a mensagem 'Eu sou Campeão'.
William Carvalho (Bétis): "Muitos parabéns, Sporting Clube de Portugal 2020-2021".
Daniel Podence (Wolverhampton): "Muitos parabéns a todos pelo feito".
Cédric (Arsenal): "Olá a toda a família sportinguista. Queria, desde já, dar os parabéns à equipa e a todo o staff, ao clube e a todas as pessoas envolvidas nesta conquista. Eu, como adepto, estou muito orgulhoso do que esta equipa conseguiu atingir, que é excecional, foi uma excelente época. Muitos parabéns, eu como adepto não podia estar mais feliz e orgulhoso. Toda a família e todos os adeptos deste grande clube merecem este tão desejado título, que há tanto esperávamos. Os meus parabéns à equipa, ao treinador e ao staff. Fantástico", disse.
A CMTV adianta que um polícia foi atingido por uma garrafa lançada por adeptos.
Ao que tudo indica, o autocarro do Sporting só deverá sair às 2 horas de Alvalade.
Rúben Amorim admitiu que se inspirou no FC Porto de Sérgio Conceição para tornar o Sporting mais forte nas bolas paradas, um aspeto em que os leões foram quase imparáveis esta época.
Leia as declarações completas.
O 19.º título de campeão nacional de futebol conquistado pelo Sporting tem como "principais responsáveis" o treinador Rúben Amorim e o presidente Frederico Varandas, considerou José Sousa Cintra. "O presidente escolheu um treinador que ninguém conhecia e sobre o qual havia aquelas dúvidas todas. O técnico soube dar a lição aos jogadores e àquela juventude para serem campeões. Todos estão rendidos a ele. Acho que temos de nos curvar e dizer que fez um trabalho brilhante", frisou à agência Lusa o ex-líder do clube, de 1989 a 1995 e em 2018.
A situação aquece junto ao Marquês, com alguns adeptos a lançarem petardos, garrafas e outros objetos na direção da polícia e também da imprensa.
João Palhinha, à CMTV:
"Tivemos momentos difíceis esta época mas nunca desistimos. Houve muita gente que disse que não chegávamos nem ao Natal... agora temos isto [a medalha de campeão]. De certeza que estão felizes como nós, ainda temos muito para festejar. Não percebo porquê que não podemos ter adeptos nos estádios, tanto nós como as outras equipas, mas não somos nós que mandamos."
"O sentimento é fantástico, com jogadores fantásticos e colegas fantásticos. Toda a gente com uma contribuição positiva, de contribuir. Isso vale mais do que tudo. Parece uma coisa óbvia, mas aqui não foi assim. É um privilégio estar presente em tudo isto. Houve muita gente silenciosa que contribuiu. É um marco histórico para o Sporting, num momento difícil para o país e para o Mundo. Era muito bom que esta história fosse muito bem contada para as gerações seguintes."
A polícia criou um perímetro de segurança no Marquês e reforça a sua presença nesta zona.
Bruno de Carvalho celebrou o título do Sporting. "Hoje é dia de chorar de alegria e de esquecer as diferenças que teimam em não deixar que nos unamos. E, por muito que essas diferenças nos magoem profundamente, hoje é tempo de pensar no que nos liga a todos: o amor pelo Sporting Clube de Portugal! E, seja onde for, comemorem de cabeça bem erguida. Porque merecemos! Todos! Merecemos esta felicidade!", referiu.
"O míster é que decide, estou muito feliz por ser campeão. Fomos uma verdadeira equipa. São incríveis. Agora é desfrutar. Todos os momentos são incríveis."
"Estamos todos aqui para lutar por um objetivo, se o míster não me mete a jogar só tenho de respeitar, é porque alguém que está lá dentro tem feito um bom trabalho. Ambos queremos jogar. A competitividade é boa. Queríamos muito ser campeões. O meu futuro vai ser agora no Marquês quando sairmos daqui para festejar o título."
"Segredo do Adán? O Rui é um guarda-redes, o Adán também. Sabíamos que era capaz e estava em grande forma. Max? Nós somos todos uma família, também temos o André Paulo, estamos todos aptos para jogar e é bom para um clube como o Sporting ter três bons guarda-redes."
"Orgulhoso deste grupo que pouca gente acreditava. Conseguimos fazer das fraquezas forças e este permitiu-nos ganhar este título, algo que o clube não conquistava há 19 anos. Somos o grupo que conseguiu unir o momento complicado que o Sporting vinha a atravessar. Vitória sobre o Sp. Braga, fundamental? A vitória na Madeira, com o Santa Clara aqui, com o Benfica, com o Sp. Braga, o empate no Dragão, foram sinais que nos foram permitindo que era possível e as dificuldades que as equipas tinham contra nós. Claro que o jogo com o Sp. Braga, pelas circunstâncias em que foi, tornou-se heróico."
E 19 anos depois, o Sporting conseguiu o tão ambicionado título, após derrotar o Boavista por 1-0, em Alvalade. Record ouviu o humorista Eduardo Madeira, conhecido adepto dos leões, que - visivelmente emocionado - elogiou a equipa e deixou um 'recado'.
O Sporting agarrou o tão desejado título, depois de uma vitória caseira diante do Boavista (1-0). Record ouviu a atleta Sara Moreira, um dos rostos mais emblemáticos do clube de Alvalade que, entre muita emoção, felicitou toda a instituição.
Dezanove anos depois volta a sentir a alegria de ver o clube leonino ser campeão nacional. Leia as declarações
"Sporting foi a melhor equipa, de longe. Teve oscilações, que são naturais com quebras de rendimento de um ou dois jogadores. Equipa valeu pelo seu todo, pelo colectivo. Foram todos solidários. Mesmo nos momentos em que não jogaram bem foram solidários. Sporting fez uma época como praticamente nunca vi. Superou tudo. Direção de Frederico varandas contratou 4 ou 5 para fortalecer estes jovens de potencial enorme, que cresceram de forma espetacular. Nuno Mendes, Tiago Tomás, Inácio, Bragança, Jovane, foram apostas constantes e esta vitória tem ainda mais sabor. Exibições e aposta na formação. Foi um final de época excelente", disso o antigo jogador dos leões, à Sporting TV.
"Coates será o melhor jogador do campeonato. Se não for é injustiça. Liderança, está em todo o lado, parece que tem íman que a bola vai ter com ele. Demonstrou o jogador que é", acrescentou Manuel Fernandes.
"A alegria vai continuar e não vai parar, basta olhar para esta gente. Foi sempre jogo a jogo. Todas as partidas fomos melhorando. Sabe que é um herói de Alvalade? Não tanto como eles, mas sim, estamos a trazer a alegria de volta aos sportinguistas."
"É um momento especial para este clube, foram 19 anos. Agora é aproveitar ao máximo. Nós temos sempre esse objetivo como jogador de futebol, é um momento muito importante para este clube. O segredo? É o grupo. Um grupo muito jovem e com jogadores com muita experiência. Champions? É um sonho tanto para mim como para todos. Quando chegar o momento, iremos desfrutar."
Para os nossos assinantes, temos este guia com todos os dados sobre o título do Sporting. Imprescindível!
Leia aqui o guia
"É um trabalho enorme deste grupo, desde a pré-época quando ninguém acreditava em nós. Conseguimos demonstrar jogo a jogo, silenciosos… conseguimos ganhar este campeonato e ainda não temos derrotas. Tem um sabor incrível. Vim agora a Portugal e consegui este título. Tenho contrato no Sporting e sinto-me bem, apesar de ter poucos minutos. Treino ao máximo e mostro à equipa o que tem de ser um jogador profissional."
O antigo capitão do Sporting Bruno Fernandes, atualmente no Manchester United, felicitou e agradeceu aos futebolistas dos leões pela conquista do título de campeão nacional."Parabéns a todos vocês e obrigado", escreveu o médio internacional português, de 26 anos.
"Parabéns às equipas todas. É importante saber ganhar e perder. Boa noite a todos."
"Tenho muito orgulho neles. Ainda temos mais dois jogos pela frente. Queremos partilhar isto com eles, com alguma ordem dentro desta fase de pandemia. É a minha forma de estar. Quando estou mais feliz, ainda fica mais recatado."
"Desde que cheguei que eu vi a confiança de todos, do Rúben Amorim, mas alcançámos os nossos objetivos com muita glória. É um pai para todos, quem joga e quem não joga gosta muito dele. É um ambiente muito bom entre todos e isso reflete-se em campo."
Nuno Mendes após exibição do vídeo nos ecrãs:
"Este vídeo faz parte da nossa história e diz muito do que temos feito até agora. Mostra aquilo que este grupo é: forte e unido. Época de sonho? Sim, estou a viver um sonho que ainda começou agora. Agora neste momento eu estou no Sporting e é no Sporting que vou ficar. Não quero pensar em outra coisa. Fernando Santos está sempre atento, observa sempre os jogadores é o seu trabalho. Eu trabalho para ser chamado. O Sporting ganhou na última vez em 2002, eu nasci em 2002. Foram 19 anos."
Após a entrega da taça e medalhas aos jogadores e staff, momento de silêncio em Alvalade, com exibição de um vídeo com vários momentos dos bastidores do plantel do Sporting ao longo da temporada.
"A verdade é que estou muito feliz. É um orgulho fazer parte deste grupo, desde o primeiro dia que vi que o Sporting era um clube muito grande. Todos fazemos o nosso trabalho. Coates é um grande jogador, merece este campeonato, leva muitos anos aqui e já sofreu muito"
"Saí f..., mas continuei a apoiar a equipa de fora. Precisávamos da vitória para sermos campeões. Queria ter estado no campo, mas foi assim. Este triunfo é resultado do nosso trabalho. Futuro é no Sporting? Vamos ver. Eu penso que agora é momento de desfrutar, depois de veremos. Gostava de ficar? Claro que sim. O Sporting é um grande clube."
"Olha, esse ano é todas as danças que existem. Fomos a melhor equipa do campeonato, agora os outros que corram atrás. Quando cheguei no Sporting eu tinha dito que por tudo aquilo que tinha visto da estrutura, que o clube merecia conquistar títulos. Demonstrámos que o clube é gigante. Para o ano temos mais. Merecemos muito este título. Vou-te ser sincero, não tenho a condição nenhuma de ser adepto, eu chamava nomes a todos durante o jogo. Eram muitos nervos."
"Era algo que ninguém pensava, agora é desfrutar deste momento. É histórico para todos. Devolvemos o Sporting ao lugar que merecia, entre os melhores. Somos os donos de tudo isto. Claro que pensávamos que era possível."
"É um sonho. Todos os temos e eu venho de uma vila muito pequena [Vidago]. Há dois anos estava nos sub-23... Melhor marcador? Os meus objetivos estão alcançados, sou campeão"
"Foi uma tristeza enorme em 2016. Voltar ao Sporting e ser campeão é indescritível. É um sonho de tantas gerações. Cheguei em 2003, depois do Sporting ser campeão e vivi período difícil como adepto. É alegria muito grande. Ansiosos para festejar com os adeptos Jornada, após jornada, fomos acreditando. Fomos humildes, trabalhámos muito e isso foi a chave. Ninguém acreditava em nós, não éramos favoritos mas nem sempre os favoritos ganham. É nos momentos difíceis que vês o grupo e a equipa, a eliminação da Liga Europa toda a gente questionou e a equipa uniu-se muito. O resultado está a vista, parabéns a todos. Quando ganhas um título que representa gerações, é único. Houve outros momentos mas este é o titulo mais importante da minha carreira", disse João Márito, à Sporting TV.
"Não há palavras, é um sonho. Não sei o que diga. é uma sensação incrível. Cresci aqui no Sporting, nem nos meus sonhos acreditava que fosse assim tão rápido. Fomos nós todos juntos que conseguimos isto."
"Só queria o Sporting campeão! Só faltavam os adeptos. É um orgulho do c****!"
"É o objetivo de qualquer sportinguista. Foi uma chapada de luva branca para quem duvidou do nosso valor. Não há palavras para descrever o que estou a sentir, estou muito orgulhoso."
Apesar dos confrontos e da possibilidade de alteração de planos levantada pela PSP, vai mesmo haver cortejo do plano até ao Marquês.
"Ao adeptos que estão lá fora. Queria dizer que sentimos apoio, principalmente nos últimos meses. Sentimos isso tudo dentro do grupo. Este campeonato é deles. Nã opensamos nos rivais, apenas no Sporting e no nosso grupo. Viemos demonstrando contra todas as expectativas, comentadores, etc... No fim respondemos da melhor maneira e fomos campeões. Viemos para o Sporting, sabemos que é um clube grande, mas foi bom não darem nada por nós. Construímos o nosso grupo, a nossa família, tivemos a infelicidade do jogo do LASK, mas ultrapássamos isso. Conseguimos por nós, pelos adeptos e pelas nossas famílias. Para mim será festa o ano inteiro!"
Onde pode chegar Nuno Mendes: "É um prodígio do futebol português. Ser suplente do Nuno Mendes não é vergonha nenhuma. Vai ser um grande jogador se continuar assim."
"Sempre pensei que era possível. Campeonato é difícil, mas mostrámos trabalho, união e está aqui o resultado. Agora é festejar, ainda temos mais dois jogos mas primeiro festejar. Melhores laterais do Mundo? Vou trabalhar para isso. A festa é normal, depois de 19 anos, estão muito felizes e é dar este presente aos adeptos que mereciam há muito tempo", afirmou Nuno Mendes, à Sporting TV.
"Muito especial. Nasci em 2002 e passado 18 anos sou campeão. Muito feliz e agora é dar continuidade. Muita coisa vai na minha alma. Muita felicidade e orgulho. Estou muito feliz. Não podia ter pedido melhor, foi uma época brilhante. Isto é apenas o início, tenho de dar continuidade. Estou a trabalhar para ir [ao Europeu], mas agora quero dar tudo pelo Sporting. Conquistámos o título, mas queremos continuar invictos."
"Tudo o que queríamos, hoje chegou o dia. O sabor nem sei explicar. É a maior felicidade da minha vida. Desde que nasci, o Sporting não foi campeão. O melhor é estar aqui a celebrar. Sempre acreditámos, mas o jogo do Nacional foi importante"
"[Rúben Amorim] Desde sempre nos deu força. A nossa união foi o segredo. No início ninguém dava nada por nós, trabalhámos em silêncio, não falámos muito e o trabalho está aqui. O nosso grupo deu força muito grande nos momentos mais difíceis".
O diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, disse esta terça-feira estar muito feliz pela conquista do 19.º título nacional de futebol, felicitando todos os que contribuíram para o sucesso da equipa 'leonina'. "Sinto-me extremamente feliz. Não dá para explicar. Parabéns a todos os que fizeram esta caminhada. Parabéns aos nossos adeptos. Acho que, como todos os sportinguistas, estamos de parabéns. Agora é aproveitar junto das nossas famílias que também passaram muito tempo sem nós", afirmou.
A festa segue em Alvalade, mas as luzes 'baixam', para dar um aspeto mais cinematográfico a toda a celebração.
O momento mais esperado, ao som de "We are the Champions", com Seba Coates a erguer a taça.
Apesar da derrota em Alvalade, Jesualdo Ferreira não deixou de fazer alguns elogios à equipa do Sporting e, em especial, ao seu treinador Rúben Amorim. "Parabéns ao Sporting, a todos os adeptos do Sporting e ao staff, fundamentalmente à sua equipa técnica e jogadores. Foram merecidamente campeões", atirou o técnico do Boavista, em declarações à Sport TV.
Rúben Amorim sobe ao relvado e é abraçado por Frederico Varandas. O presidente do leão coloca a medalha ao peito do técnico...
Decorre no relvado de Alvalade a entrega das medalhas antes de Coates erguer o troféu de campeão.
"Surreal, muito merecido. Poucos percebem o trabalho atrás desta vitória. Ele é um lutador nato, sempre lutou pelo Sporting, uma luta que admiro. Merecem muito isto por tudo o que passaram. Estou muito orgulhosa", declarou Katarina Larsson, a mulher de Frederico Varandas.
Ver esta publicação no Instagram
EM CASA E EM FESTA! #EUSOUCAMPEÃO pic.twitter.com/zvGY8jeIT4
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) May 11, 2021
João Mário: "Momento único. Só queremos festejar com toda a família. Já falei com os meus irmãos, estão muito contentes, especialmente o Wilson [Eduardo]."
João Pereira: "Foi um momento incrível. Só quero estar com a minha família."
Hugo Viana: "Extremamente feliz, não dá para explicar. Parabéns a todos que fizeram esta caminhada, as nossas famílias também passaram pouco tempo connosco, agora é tempo de estar com eles."
Emanuel Ferro: "É um privilégio estar com estas pessoas. Um privilégio muito grande."
Ver esta publicação no Instagram
O LASK Linz, a equipa que eliminou o Sporting na Liga Europa, deixou uma mensagem nas redes sociais.
"Obrigado aos jogadores. Deram o que tínhamos, quando tivemos mais tempo porque fomos eliminados, foi muito difícil porque fomos muito criticados e aproveitámos para trabalhar. Era normal. Mas eles merecem, o Alex, o enfermeiro, a malta do scouting a carregar malas quando era preciso. Foi a tempestade perfeita. O jogo na Madeira foi muito especial."
"Eu fico mais orgulhoso para não termos justificado eliminações na Liga Europa, encaixámos as críticas todas. É um orgulho ver que os jogadores não se queixaram de nada. É o caráter deste grupo, onde não havia vedetas. Falo muito do Vitorino, do João Pereira, porque são jogadores que dão tudo quando entravam e quando era preciso. Eu acredito sempre, sempre acreditei noutros clubes e aqui não é diferente. Agora, para o próximo ano, as competições europeias... Vai ser difícil, muito difícil. Se não vencêssemos hoje já iam falar do autocarro que andou a passear... enfim. Os sportinguistas levaram com isto durante muito tempo, que aproveitem. Finalmente vou dormir bem e preparar o Benfica porque temos um jogo muito importante e queremos continuar a vencer."
António Adán chegou ao Sporting no verão passado e a julgar pela idade indicada no Cartão de Cidadão (33 anos) podia pensar-se que ficaria na ‘sombra’ de Luís Maximiano. Mas o que aconteceu foi precisamente o contrário.
Leia tudo aqui.
"Acho que a vida é sempre assim. Tem altos e baixos. Pode ser um ano bom, ano mau. Continuei a trabalhar. Sempre tive confiança no que podia fazer, tive a ajuda familiar importantíssima, amigos num momento importante que agora não estão cá como o Marcos Acuña, o Battaglia, o Vietto. Para o Bryan, para o Ezequiel [Schelotto] que fizeram muito comigo, que me ajudaram muito e para toda a equipa.
Já tem noção do que isto significa?
"Ainda não. Vão passar dias, meses e anos e não vamos ter a noção. Há que desfrutar agora, com calma, com cuidado. Somos campeões e temos de desfrutar."
"Ainda não temos o sentimento daquilo que acabámos de fazer com a nossa família. Todo o ano houve muita gente que acreditou em nós, que trabalham todos os dias connosco. É um sentimento inexplicável. Vão passar os dias, meses e anos e vamos continuar a recordar sempre. Na primeira vez que cheguei aqui disse que vinha para ser campeão. Demorou mais tempo do que imaginava, mas era o meu sonho. Sempre lutei por isto. É graças a toda a equipa, ao mister, aos roupeiros, posto médico, a todos que trabalham connosco para tudo. É para todos os sportinguistas, que em Portugal e no mundo devem estar felizes."
"Muitos parabéns pelo excelente campeonato que o Sporting Clube de Portugal realizou e pelo título conquistado, naquela que é uma competição cada vez mais imprevisível e competitiva. Este é um trofeu há muito desejado pelo clube e pelos seus adeptos e jogadores, que vão ter a oportunidade de levantá-lo esta noite e celebrarem juntamente com os seus adeptos, ainda que à distância, uma vez que não foi possível tê-los no estádio, num desejo que era de todos. Uma equipa que não perde um jogo até esta altura está, claramente, de parabéns!". Foi assim que Pedro Proença enalteceu a conquista do Sporting.
"Vou sentir o clube de uma forma diferente à que sentia quando aqui cheguei. Isso não há dúvida. Não vou a lado nenhum, a não ser que paguem tudo. Se Deus quiser cá estaremos. Ainda vou trabalhar com mais prazer. Eu só fez duas promessas, quando nasceu o primeiro e o segundo filho. A bola entra, somos ou não somos campeões... é sorte. Agora tenho de passar no curso, vai ser muito difícil. O ano passado tivemos a época com mais derrotas, esta fomos campeões... é por isto que o futebol é tão bonito."
"Toda a gente precisa de tempo. O Paulinho marcou um golo, falhou três ou quatro. Ganhámos, esta época só podia acabar assim: com muito sofrimento, com um golo do Paulinho e com esta gente toda."
"Principalmente o staff passou maus momentos, tiveram a recompensa hoje. O mérito é dos jogadores que acreditaram, que são muito humildes. É o reflexo da nossa época, fomos melhores, sofremos mas conseguimos no fim. Eu sentia o peso, é algo que realmente me tiram de cima, pelo campeonato, pela aposta arriscada, queria ganhar pelo clube e também por outras razões que não são nada saudáveis"
"Não há palavras. É difícil descrever. São 28 anos a pensar nisto, mais difícil num clube que passou por uma má fase...", disse o avançado, que em seguida por foi interrompido por Rúben Amorim: "Agora podes dizer que foste barato!"
Sobre essa questão financeira, o avançado referiu. "Percebo que seja a transferência mais cara, mas não sou eu quem decide. A minha vontade foi clara. Queria ser campeão, acreditava e estou feliz por estar cá"
Enquanto lá fora há adeptos em lágrimas, no relvado a festa é enorme entre jogadores e equipa técnica.
? CAMPEÕES NACIONAIS 2020/2021 ?
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) May 11, 2021
Esforço, Dedicação, Devoção e GLÓRIA Uma página brilhante marcada para sempre na história do nosso #EUSOUCAMPEÃO #OndeVaiUmVãoTodos pic.twitter.com/8Zp2cJTmmZ
"Há vários feridos. Eram cidadãos em festa e que foram atingidos por garrafas e pedras por quem estava no parque superior. Não temos informação de feridos graves. Vamos analisar o plano que temos estudado para o acompanhamento do autocarro e ver se o plano vai ser executado. Está em estudo a hipótese, vamos analisar o procedimento", disse comissário Artur Serafim, da PSP, que revelou ainda não existirem detidos até ao momento.
Chegam várias carrinhas do corpo de intervenção. A situação volta a aquecer.
Há mais adeptos a ser assistidos. Chegam mais duas ambulâncias para auxiliar quem acabou por sair menos bem dos incidentes. Ao que tudo indica os adeptos em causa sentiram-se mal.
Um repórter da TVi foi atingido com uma bala de borracha durante os confrontos que ocorreram no exterior de Alvalade no intervalo do Sporting-Boavista. A informação foi avançada pela estação de televisão. Os confrontos começaram no intervalo do jogo, com a polícia a ter de intervir. Registaram-se momentos de grande tensão.
Há um adepto a ser assistido, enquanto o corpo de intervenção tenta formar um cordão de proteção perante os eventuais avanços dos fãs.
A situação acalmou por alguns instantes, mas os adeptos voltaram a tentar 'ocupar' o local de onde há pouco foram afastados pelas autoridades. Não está nada fácil a situação...
Há um reforço policial, com a passagem de várias motos no exterior do estádio para tentar dispersar os adeptos. A situação parece ter ficado minimamente controlada...
A polícia continua a carregar sobre os adeptos, isto numa altura em que o jogo já recomeçou em Alvalade... Entretanto há alguém a ser transportado de maca.
O corpo de intervenção avança na direção dos adeptos. São disparadas balas de borracha.
O intervalo do jogo motivou um momento de maior tensão entre adeptos e a polícia. Foram lançadas tochas na direção do corpo de intervenção e a festa ficou estragada.
A imagem diz tudo. Foi assim que se viveu no exterior de Alvalade o golo de Paulinho.
Mudamos agora baterias para o jogo em direto, que poderá seguir aqui. Caso haja efetivamente festa do título, voltaremos ao acompanhamento ao minuto de todas as celebrações. Fique por aí!
Mesmo em Itália, a caminho do jogo da sua Juventus diante do Sassuolo, Cristiano Ronaldo recorreu às redes sociais para deixar a sua mensagem de força.
Do exterior para o interior de Alvalade...
O jogo arranca dentro de 35 minutos e os adeptos continuam concentrados junto a Alvalade. Provavelmente muitos nem seguirão a partida (pelo menos as imagens), optando por apoiar a equipa fora do estádio.
"Na expectativa, a passar boas energias. É um momento único, depois de tantos anos... O Sporting espero que seja campeão. Muita saudade deste ambiente, dos adeptos. Em breve estou aí. É um momento bom, que sinceramente gostaria de sentir aí. Aqui pelo telemóvel já oiço a euforia, barulho... O Sporting merece pela época que fez, pelo treinador, jogadores, adeptos... A expectativa é muito grande, imagino como é estar no autocarro. Se não for hoje, acredito que seja, vai ser na próxima! O Sporting fez por merecer. Principal figura do Sporting? Apesar de ser um grupo jovem, tem o Coates como referência, um Paulinho que vem fazendo golos importantes. O título quando vem é o coletivo. Todos merecem os mesmos aplausos e elogios. Um título só se consegue com todos".
Continua o clima de euforia, com pessoas a subir para cima dos autocarros que vão passando junto ao estádio... Esta situação levou mesmo à intervenção da polícia de intervenção, que fez uma espécie de corredor para a passagem dos autocarros.
Um porta-voz da PSP fez há pouco uma declaração:
"Estamos a tentar evitar ajuntamentos, o que é uma tarefa difícil. Entre a manutenção da ordem pública e o uso da máscara, damos preferência à manutenção da ordem. Agora com a chegada da equipa os adeptos ficaram mais efusivos e até lançaram alguma pirotecnia, algo que é de lamentar. Apelamos que não a usem. Até ao momento não temos nenhum incidente a registar, apenas identificámos algumas pessoas.
"Apelamos a que usem máscara quando não houver distanciamento. Não consumam álcool e evitem ajuntamentos. Tentem manter a distância. E se houver percurso da equipa, ele será grande e apelamos que tentem afastar-se ao máximo e que usem máscara. O trajeto será até ao Marquês e voltar, não precisam de se concentrar, pois haverá passagem pelo Saldanha, Entrecampos... Sabemos que o Marquês historicamente é o local de festa, mas apelamos que não se concentrem lá"
Léo Jardim; Cannon, Jackson Porozo, Rami e Devenish; Nuno Santos, Show, Sebastian Perez e Hamache; Angel Gomes e Elis
O Sporting entra em campo com: Adán; Zouhair Feddal, Sebastián Coates e Gonçalo Inácio; Pedro Porro, João Palhinha, João Mário, Nuno Santos e Nuno Mendes; Pedro Gonçalves e Paulinho
"Muito feliz, estou aqui vestido à Sporting. Está a passar o jogo do Benfica, estou à espera e hoje não escapa! São praticamente 20 anos à espera desta conquista. Na minha altura tivemos vários anos a bater à porta. Hoje estou muito feliz, o clube merece. O grupo é equilibado, treinador novo, a conquistar espaço. Estou à espera do título"
A pouco e pouco os adeptos que estavam junto à entrada da garagem começam a dispersar-se em torno do Estádio de Alvalade. Há ainda uma enorme concentração de fãs junto da 'Casinha', mas noutra zona do estádio está tudo bem mais calmo.
Apesar de à distância, os adeptos do Sporting fazem notar o seu apoio na chegada do autocarro a Alvalade. O ambiente foi impressionante! E mesmo que estejam bem afastados da zona da garagem, os adeptos leoninos soltaram fumos verdes que 'cobriram' a zona envolvente.
Para lá da escolta policial, o autocarro do Sporting é também seguido por várias motos a caminho de Alvalade.
O autocarro do Sporting já passou a Ponte Vasco da Gama e encaminha-se a bom ritmo rumo a Alvalade.
O autocarro do Sporting entrou há pouco na Ponte Vasco da Gama.
O autocarro do Boavista acaba de entrar na garagem do estádio de Alvalade. Falta pouco mais de hora e meia para o arranque da partida.
São cada vez mais os adeptos que estão no exterior do estádio.
Muitos adeptos também em Alcochete, no momento em que a equipa deixou o autocarro, como esta imagem retrata.
De manhã bem cedo, Dolores Aveiro publicou uma mensagem nas redes sociais de incentivo ao Sporting e a mãe de Cristiano Ronaldo fez questão de não deixar nenhum pormenor ao acaso como se pode ver nestas imagens.
A RTP avança que o presidente do Sporting, Frederico Varandas, falou com o plantel à hora de almoço sublinhando, emocionado, que este pode ser um dia histórico, um dia pelo qual os sportinguistas esperaram largos anos
O plantel do Sporting sai da Academia de Alcochete dentro de meia hora. Há já muitos adeptos na entrada
A partir das 19 horas o trânsito entre o Saldanha e o Marquês encerrará
Devidos aos festejos previstos para esta noite e por indicação da PSP, a estação Marquês de Pombal irá encerrar a partir das 20h30.
A PSP deu esta tarde uma conferência de imprensa sobre a possível festa desta noite, dando diversas indicações pelo intendente Domingos Antunes:
- haverá um desfile da equipa desde o Estádio de Alvalade ao Marquês de Pombal depois da meia-noite (percurso: Campo Grande, Entrecampos, Avenida da República, Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês);
- "apelamos a que as pessoas mantenham o distanciamento e utilizem a máscara", sublinham. "Ninguém quer tornar a festa num pesadelo. Que seja um orgulho para a cidade e para o país como uma manifestação ordeira", sublinhou o intendente;
- proibido consumo de bebidas alcoólicas na via pública; apelo a que não se use pirotecnia;
- desfile com dois autocarros (staff e equipa); jogadores permanecem nos autocarros, não haverá paragens durante o percurso... nem mesmo no Marquês;
- pede-se aos moradores das ruas por onde passa o desfile que assistam das janelas e quem está nos veículos que permaneça nos veículos
Centenas de adeptos estão já junto ao Estádio de Alvalade: tarjas e muitos cânticos a animar a festa antes do jogo com o Boavista
À TVI 24, Mustafá, líder da Juventude Leonina deu conta dos preparativos para esta noite junto a Alvalade. "Montámos aqui um camião com ecrã gigante para que todos os adeptos possam ver a bola aqui. Vamos conviver e cantar durante o jogo todo para os jogadores sentirem o apoio. Esperamos 3 mil, 4 mil pessoas para fazer a festa aqui. Esperamos que corra tudo bem", começou por dizer, sublinhando a importância do título também a "nível pessoal". "Por tudo o que se passou, pela Juventude Leonina... Vai ser uma alegria muito grande". Mustafá falou ainda das 'tréguas' da claque com a direção do Sporting. "Queremos tréguas com todos. O caminho é este".
Futre publicou uma fotografia no Instagram vestido com a camisola do Sporting. "Será hoje o dia?" pergunta, acrescentando uma emoji de um leão. Diego Capel, ex-jogador dos leões, foi um dos que respondeu: "Seguro ídolo, Sporting Clube de Portugal será grande de Portugal".
Tranquilidade e concentração antes do jogo é o que se vive na Academia de Alcochete. Meia dúzia de adeptos passaram durante a manhã pelo local onde o plantel continua concentrado antes do jogo com os axadrezados
Ver esta publicação no Instagram
O salário mínimo era 348 euros, Ronaldo era júnior e Facebook não existia: reveja como era o mundo no último título do Sporting num trabalho especial de Record
A chegada ao Estádio de Alvalade está prevista para as 19 horas
São vários os jogadores do Sporting que esta manhã publicaram nas redes sociais imagens alusivas ao jogo desta noite com o Boavista. Palhinha, Jovane, Porro ou Coates foram apenas alguns e a publicação do capitão leonino foi prontamente comentada por dezenas de adeptos. "Vai que é tua capitão", escreveu o ator e humorisra César Mourão
Ver esta publicação no Instagram
O troféu entregue ao campeão nacional estará em Alvalade esta noite, pronto a ser levantado pelo capitão Coates em caso de vitória sobre o Boavista. O Sporting verá o nome do clube ser gravado no troféu no momento, para posteriormente ser entregue pelo presidente da Liga, Pedro Proença.
Pedro Proença, presidente da Liga, tem uma "visão contrária" àquela que o Governo e restantes entidades estão a moldar para a festa do título. Não por alguma questão de logística mas por... princípio. O presidente da Liga crê que com as portas abertas ao público no estádio seria mais fácil manter a euforia "controlada". Saiba mais aqui
Junto à Loja Verde, em Alvalade, formou-se uma fila há horas onde agora estão já dezenas e dezenas de pessoas que tentam comprar cachecóis ou camisolas. A fila dá a volta ao Pavilhão João Rocha
Multidões, carros em fila, buzinas, fogo de artifício e adeptos pintados a verde e branco. Este é o cenário que os núcleos leoninos já preparam para hoje, caso o Sporting vença o Boavista. A festa, de norte a sul, está quase pronta, mas terá de ser feita com um sentido de responsabilidade diferente. Saiba mais aqui
Simplesmente, um leão. Foi esta a imagem que João Palhinha partilhou esta manhã nas stories do Instagram, sem qualquer legenda...
Foi em 2002 que o Sporting celebrou pela última vez o título de campeão nacional. Na 32ª jornada, a equipa de Laszlo Bölöni teve a primeira chance para sentenciar o campeonato. Tinha de derrotar o Benfica, em casa, mas ficou-se por um empate a uma bola. Ainda assim, os leões tinham 71 pontos contra 67 do Boavista, a duas jornadas do fim. Uma vitória frente ao V. Setúbal, no Bonfim, seria suficiente para festejar... mas houve uma nova igualdade (2-2). Desta forma, o Sporting ficou a torcer por um empate ou por uma vitória do Benfica frente ao Boavista no dia a seguir. As ‘panteras’ estiveram na frente, mas deixaram-se derrotar (1-2). A comitiva leonina celebrou no hotel onde estava reunida, saiu para as ruas de Lisboa num autocarro e a festa com os adeptos durou até de madrugada. Foi depois no Estádio de Alvalade, no jogo frente ao Beira-Mar (vitória por 2-1), que os leões celebraram em casa. Depois mais festa na então Praça Sony, no Parque das Nações e na Câmara de Lisboa
Com exceção para Bruno Tabata e Tiago Tomás – ambos recuperam, ainda, de entorses no joelho esquerdo e tornozelo do mesmo lado, respetivamente –, Rúben Amorim chamou todos os futebolistas disponíveis para a grande final diante do Boavista, ainda que só 20 possam constar da ficha de jogo.
Quase oito meses, 31 jornadas e várias conferências de imprensa depois, saíram da boca de Rúben Amorim as palavras que todos esperavam, dadas as contas da Liga: "Obviamente somos candidatos ao título." O tabu deixou de o ser, na medida em que os leões são "candidatos a vencer todos os jogos" e só precisam de mais 2 pontos para festejar.
Ver esta publicação no Instagram
O autocarro que deverá transportar os jogadores na festa do título está já 'pintado' com as inscrições de "Eu sou campeão 2020/21"
Na época 2001/02, os leões conquistavam o segundo título no espaços de três anos, com um plantel treinado pelo romeno László Bölöni onde figuravam muitos nomes que deixaram marca no clube leonino e no futebol português. Ainda se recorda de todos eles? Damos-lhe uma pista: só um continua no ativo e joga... em Portugal. Saiba tudo AQUI
Desde 2001/02, então sob o comando do romeno Lazlo Bölöni e com Mário Jardel em grande, com 42 golos, que o Sporting não festeja um título de campeão nacional, naquela que é já a maior 'seca' de títulos dos leões, depois dos 18 anos entre 1981/82 e 1999/2000.
Ainda invictos, os comandados de Rúben Amorim recebem o Boavista, atual 16.º e antepenúltimo classificado, com 30, em lugar de acesso ao playoff de manutenção, e em caso de triunfo podem festejar o título, com duas rondas por jogar.
Acompanhe todas as incidências do encontro do campeonato nacional de juvenis
Avançado marcou o primeiro golo ao Rio Ave
Técnico aponta jogador com potencial para chegar à Seleção inglesa, onde já está referenciado por Southgate
Jogadores dos leões alinharam diante do Rio Ave com um dorsal diferente do habitual
Jogador deixou o Manchester City em janeiro para ser emprestado ao Bayern Munique e agora está no Barcelona
Tudo aconteceu depois da derrota do Tigres FC diante do Atlético FC, na segunda divisão
Jogo foi interrompido aos 55 minutos depois de terem sido atirados vários objetos e tochas para o relvado
Uma das grandes figuras da sua geração, que deixa marca