Rúben Amorim quer entrar na Liga Europa com o pé direito. O Sporting defronta amanhã o Sturm Graz, na Áustria, e o treinador do Sporting, que não esquece o LASK Linz, só pensa na vitória. A ideia, segundo explicou à Sport TV, é garantir o apuramento direto, para evitar eliminatórias. E sonhar, claro está, com a conquista da prova...
Será um Sporting diferente do que o que jogou com o Moreirense? Haverá mudanças?"Não vou obviamente dizer. Será um Sporting diferente, mas porque tem de ser. Trata-se de um adversário diferente dos que encontramos no nosso campeonato, uma equipa muito mais física, mais pressionante do que é habitual. Preparámos isso e, em função das características dos nossos jogadores, vamos fazer algumas mudanças. Não vamos rodar para poupar ninguém, porque os jogadores não estão cansados, o que vamos fazer é usar os jogadores com as melhores características para este jogo; e também preparar o futuro."
O Sporting nunca ganhou na Áustria. Que espera deste jogo, recordando o encontro com o LASK Linz?"Espero o mesmo perigo do LASK: uma equipa que, sem grandes trocas de bola, pode chegar à baliza, que é muito rápida e muito forte. Se não levarmos o jogo a sério... De certeza que vamos levar a sério, porque estamos habituados. Para nós, o LASK foi ontem, mas está bem presente na nossa cabeça, pelo menos para a equipa técnica. Queremos ficar em primeiro do grupo, pois é importante para evitar a o playoff. Há qualidade em todas as equipas, não vamos facilitar um milímetro; temos é de jogar, sim, de forma diferente do campeonato [em relação ao ano passado]."
O Sporting e a Atalanta são favoritos no grupo?"Olhando para o histórico recente na Europa, são os favoritos. Mas também olharam dessa forma quando estávamos na Champions, num ano passámos [2021/22] e no outro não [2022/23], porque sofremos um golo a 10 minutos do fim… Não vou desvalorizar ninguém, porque tudo pode acontecer. Podemos perder qualquer jogo deste grupo, tal como ganhar todos. Queremos vencer já este."
O Sporting na época passada chegou aos quartos de final. É candidato a vencer a prova?"Temos de ver o desenrolar da competição, porque o mais importante é estar na luta pelo título em Portugal, para lá de ser bom na Europa. Ser só bom na Europa não me diz nada porque são eliminatórias. O que queremos é consistência no nosso jogo. Somos candidatos a vencer qualquer jogo, queremos ir o mais longe possível. Se pudermos vencer a Liga Europa…"
A prioridade é Liga?"Se tiver alguma dúvida, em termos de condição física, sobre algum jogador que não possa jogar, vou dar prioridade ao campeonato. De resto, o que vamos fazer é usar ao máximo o nosso plantel, temos jogadores para isso. Em caso de dúvida, o campeonato será sempre a primeira escolha."