Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

Teo Gutiérrez por horas

Prémios e tributação fiscal são questões que ainda estão a ser analisadas...

Teo Gutiérrez por horas
Teo Gutiérrez por horas • Foto: reuters

O Sporting chegou ontem a acordo com o River Plate, estando muito perto de garantir a contratação do internacional colombiano Teo Gutiérrez para as próximas três épocas. Nesta altura, os únicos aspectos que separam o colombiano dos leões prendem-se com questões salariais: os prémios de desempenho e a carga fiscal em Portugal, algo que irá influenciar os valores líquidos que o jogador vai auferir em Alvalade.

Aliás, segundo foi possível apurar, todas as partes envolvidas acreditam que estes pormenores não vão ameaçar o sucesso das negociações, ainda que o caso Van Wolfswinkel esteja bem presente no clube leonino. As negociações prosseguiram pela noite dentro e, até à hora de fecho desta edição, ainda não havia "fumo branco" em Alvalade.

Depois de uma longa maratona negocial, os leões terão chegado a um entendimento com o clube argentino: o negócio deverá cifrar-se em 3 milhões de euros, valor suficiente para que a SAD leonina adquira a totalidade dos direitos económicos do avançado sul-americano, algo que era essencial para o Sporting desde o arranque das negociações. Tal como o nosso jornal avançou em tempo oportuno, Teo deverá auferir um ordenado superior a 1 milhão de euros, apresentando-se como um dos reforços mais sonantes e bem pagos do Sporting de Jorge Jesus.

O jogador goza os últimos dias de férias na Colômbia, mas poderá aterrar em Lisboa no início da próxima semana (entre segunda e terça-feira). Teo Gutiérrez cumprirá os indispensáveis exames médicos junto do departamento clínico do Sporting, será oficializado como o segundo reforço do Sporting para 2015/16 e será integrado, de imediato, nos trabalhos da formação verde e branca, seguindo posteriormente para o estágio na África do Sul.

Segundo o que Record apurou, o projeto apresentado pelo Sporting a Teófilo Gutiérrez não deixou margens para dúvidas: o atacante colombiano acredita que em Alvalade terá espaço para brilhar, acredita que o campeonato português se adapta perfeitamente às suas características e entende que Lisboa é a cidade perfeita para que a família possa crescer.

Ansiedade

Ao que Record conseguiu apurar, Teo Gutiérrez não vê a hora de viajar rumo a Lisboa para dar início a uma nova fase na carreira. Com 30 anos, o avançado está a encarar a mudança para Alvalade com grande expectativa, e prova disso mesmo foi a forma como o colombiano sempre colocou oSporting em primeiro lugar na lista de futuros destinos. Agora, falta apenas o "preto no branco", algo que deverá acontecer nas próximas horas.

Mitroglou não é prioritário

Certo é que, com a contratação de Teo, o Sporting encerra mais um dossiê importante para Jorge Jesus. O treinador leonino fica a contar com mais uma opção para o ataque, com o colombiano a juntar-se a Montero, Slimani, Tanaka e até Bryan Ruiz. Neste contexto – e apesar de o colombiano poder atuar num dos corredores ofensivos – perspetiva-se um menor espaço de manobra para o japonês.

Mitroglou era outro dos alvos identificados para o reforço do ataque, está bem referenciado em Alvalade, mas com a confirmação da chegada de Teo Gutiérrez este dossiê deixou de ser prioritário. No entanto, se aparecer uma boa oportunidade de negócio – relacionada com Mitroglou ou com outro elemento de características ofensivas –, BdC não deixará fugir a oportunidade.

Maior aquisição de Bruno de Carvalho

Os 3 milhões de euros que o Sporting vai pagar por Teo Gutiérrez fazem desta muito provável transferência o maior investimento do mandato de Bruno de Carvalho, ultrapassando o até agora "recordista" Ryan Gauld (2,76 milhões de euros por 80 por cento do passe). Aliás, segundo Record apurou, devido ao estatuto do ex-River Plate, é normal que os valores envolvidos no negócio sejam maiores do que os até agora praticados em Alvalade.

Teo Gutiérrez é internacional colombiano, foi considerado um dos melhores jogadores do campeonato argentino e, na recente Copa América 2015, formou dupla com Falcão no ataque da Colômbia, relegando para o banco de suplentes Carlos Bacca (que venceu a Liga Europa com o Sevilha) e Jackson Martínez, melhor marcador do campeonato português nos últimos dois anos e que agora se mudou do FC Porto para o Atlético Madrid a troco de 35 milhões de euros.

Refira-se que este será o segundo colombiano a entrar no top 5 das maiores transferências de Bruno de Carvalho: Fredy Montero custou 2 milhões euros no total do negócio; primeiro o Sporting pagou 1,1 milhões pelo empréstimo e, posteriormente, acionou a cláusula de compra por 900 mil euros.

O líder verde e branco já tinha garantido que neste defeso os leões não iam avançar para muitas contratações, cinco no máximo, optando por investir em menor quantidade mas privilegiando a qualidade e experiência dos reforços. Bryan Ruiz e agora Teo Gutiérrez comprovam essa intenção.

Montero importante na adaptação

• Esta será a segunda vez que Teo Gutiérrez viaja para o futebol europeu. No entanto, os adeptos leoninos desejam que, desta vez, as coisas sejam bem diferentes para o colombiano. Em 2009, o sul-americano representou o Trabzonspor, e em 19 jogos apontou 8 golos. Os números nem são negativos, mas a forma como Teo deixou a Turquia acabou por marcar a sua passagem pela Europa. O jogador alegou que estava com dificuldades de adaptação ao país e forçou a saída para o Racing Avellaneda. Em Alvalade, e para lá de Montero, há ainda vários jogadores a partilharem a língua espanhola: Jonathan, Rosell, Capel e Carrillo.

Nome do filho é homenagem a Ronaldo

• A ligação afetiva de Teo a Portugal irá começar agora a desenvolver-se, mas a verdade é que o colombiano há muito que tem uma grande admiração por Cristiano Ronaldo. "O meu filho chama-se Cristiano por causa do futebolista português do Real Madrid. Uma das minhas filhas chama-se Yeilou, por causa da Jennifer López [JLo] e a outra Shaddai, devido ao Deus todo-poderoso". Agora, Teo vai representar o clube que formou CR7.

NÚMEROS

3 O Sporting vai pagar cerca de 3 milhões de euros para garantir a contratação do internacional colombiano, que deve assinar por três temporadas

1 O avançado chega a Alvalade como uma das grandes apostas do clube, e vai auferir um salário a rondar 1 milhão de euros

30 Teo Gutiérrez chega ao Sporting aos 30 anos, naquela que será a segunda passagem pela europa (Trabzonspor em 2010/11), funcionando como o jogador mais velho contratado por Bruno de Carvalho

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas