Prémios e tributação fiscal são questões que ainda estão a ser analisadas...
O Sporting chegou ontem a acordo com o River Plate, estando muito perto de garantir a contratação do internacional colombiano Teo Gutiérrez para as próximas três épocas. Nesta altura, os únicos aspectos que separam o colombiano dos leões prendem-se com questões salariais: os prémios de desempenho e a carga fiscal em Portugal, algo que irá influenciar os valores líquidos que o jogador vai auferir em Alvalade.
Aliás, segundo foi possível apurar, todas as partes envolvidas acreditam que estes pormenores não vão ameaçar o sucesso das negociações, ainda que o caso Van Wolfswinkel esteja bem presente no clube leonino. As negociações prosseguiram pela noite dentro e, até à hora de fecho desta edição, ainda não havia "fumo branco" em Alvalade.
Depois de uma longa maratona negocial, os leões terão chegado a um entendimento com o clube argentino: o negócio deverá cifrar-se em 3 milhões de euros, valor suficiente para que a SAD leonina adquira a totalidade dos direitos económicos do avançado sul-americano, algo que era essencial para o Sporting desde o arranque das negociações. Tal como o nosso jornal avançou em tempo oportuno, Teo deverá auferir um ordenado superior a 1 milhão de euros, apresentando-se como um dos reforços mais sonantes e bem pagos do Sporting de Jorge Jesus.
O jogador goza os últimos dias de férias na Colômbia, mas poderá aterrar em Lisboa no início da próxima semana (entre segunda e terça-feira). Teo Gutiérrez cumprirá os indispensáveis exames médicos junto do departamento clínico do Sporting, será oficializado como o segundo reforço do Sporting para 2015/16 e será integrado, de imediato, nos trabalhos da formação verde e branca, seguindo posteriormente para o estágio na África do Sul.
Segundo o que Record apurou, o projeto apresentado pelo Sporting a Teófilo Gutiérrez não deixou margens para dúvidas: o atacante colombiano acredita que em Alvalade terá espaço para brilhar, acredita que o campeonato português se adapta perfeitamente às suas características e entende que Lisboa é a cidade perfeita para que a família possa crescer.
Ansiedade
Ao que Record conseguiu apurar, Teo Gutiérrez não vê a hora de viajar rumo a Lisboa para dar início a uma nova fase na carreira. Com 30 anos, o avançado está a encarar a mudança para Alvalade com grande expectativa, e prova disso mesmo foi a forma como o colombiano sempre colocou oSporting em primeiro lugar na lista de futuros destinos. Agora, falta apenas o "preto no branco", algo que deverá acontecer nas próximas horas.
Mitroglou não é prioritário
Certo é que, com a contratação de Teo, o Sporting encerra mais um dossiê importante para Jorge Jesus. O treinador leonino fica a contar com mais uma opção para o ataque, com o colombiano a juntar-se a Montero, Slimani, Tanaka e até Bryan Ruiz. Neste contexto – e apesar de o colombiano poder atuar num dos corredores ofensivos – perspetiva-se um menor espaço de manobra para o japonês.
Mitroglou era outro dos alvos identificados para o reforço do ataque, está bem referenciado em Alvalade, mas com a confirmação da chegada de Teo Gutiérrez este dossiê deixou de ser prioritário. No entanto, se aparecer uma boa oportunidade de negócio – relacionada com Mitroglou ou com outro elemento de características ofensivas –, BdC não deixará fugir a oportunidade.
Maior aquisição de Bruno de Carvalho
Os 3 milhões de euros que o Sporting vai pagar por Teo Gutiérrez fazem desta muito provável transferência o maior investimento do mandato de Bruno de Carvalho, ultrapassando o até agora "recordista" Ryan Gauld (2,76 milhões de euros por 80 por cento do passe). Aliás, segundo Record apurou, devido ao estatuto do ex-River Plate, é normal que os valores envolvidos no negócio sejam maiores do que os até agora praticados em Alvalade.
Teo Gutiérrez é internacional colombiano, foi considerado um dos melhores jogadores do campeonato argentino e, na recente Copa América 2015, formou dupla com Falcão no ataque da Colômbia, relegando para o banco de suplentes Carlos Bacca (que venceu a Liga Europa com o Sevilha) e Jackson Martínez, melhor marcador do campeonato português nos últimos dois anos e que agora se mudou do FC Porto para o Atlético Madrid a troco de 35 milhões de euros.
Refira-se que este será o segundo colombiano a entrar no top 5 das maiores transferências de Bruno de Carvalho: Fredy Montero custou 2 milhões euros no total do negócio; primeiro o Sporting pagou 1,1 milhões pelo empréstimo e, posteriormente, acionou a cláusula de compra por 900 mil euros.
O líder verde e branco já tinha garantido que neste defeso os leões não iam avançar para muitas contratações, cinco no máximo, optando por investir em menor quantidade mas privilegiando a qualidade e experiência dos reforços. Bryan Ruiz e agora Teo Gutiérrez comprovam essa intenção.
Montero importante na adaptação
• Esta será a segunda vez que Teo Gutiérrez viaja para o futebol europeu. No entanto, os adeptos leoninos desejam que, desta vez, as coisas sejam bem diferentes para o colombiano. Em 2009, o sul-americano representou o Trabzonspor, e em 19 jogos apontou 8 golos. Os números nem são negativos, mas a forma como Teo deixou a Turquia acabou por marcar a sua passagem pela Europa. O jogador alegou que estava com dificuldades de adaptação ao país e forçou a saída para o Racing Avellaneda. Em Alvalade, e para lá de Montero, há ainda vários jogadores a partilharem a língua espanhola: Jonathan, Rosell, Capel e Carrillo.
Nome do filho é homenagem a Ronaldo
• A ligação afetiva de Teo a Portugal irá começar agora a desenvolver-se, mas a verdade é que o colombiano há muito que tem uma grande admiração por Cristiano Ronaldo. "O meu filho chama-se Cristiano por causa do futebolista português do Real Madrid. Uma das minhas filhas chama-se Yeilou, por causa da Jennifer López [JLo] e a outra Shaddai, devido ao Deus todo-poderoso". Agora, Teo vai representar o clube que formou CR7.
NÚMEROS
3 O Sporting vai pagar cerca de 3 milhões de euros para garantir a contratação do internacional colombiano, que deve assinar por três temporadas
1 O avançado chega a Alvalade como uma das grandes apostas do clube, e vai auferir um salário a rondar 1 milhão de euros
30 Teo Gutiérrez chega ao Sporting aos 30 anos, naquela que será a segunda passagem pela europa (Trabzonspor em 2010/11), funcionando como o jogador mais velho contratado por Bruno de Carvalho
Internacional sub-20 pelo Brasil já foi convocado para os jogos com FC Porto, Famalicão e Kairat
Técnico responsável pela vinda do lateral brasileiro para o futebol português
Depois da vitória tranquila por 3-0 na 1.ª mão, leoas não foram além de um 2-2 na Suécia
'O Vencedor Leva Tudo' vai ser transmitido esta quinta-feira às 19h06
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal