Uma goleada das antigas, como nos bons velhos tempos. O Sporting "zangou-se" e esmagou ontem o Boavista por um resultado difícil de imaginar antes da partida se iniciar. Na história dos confrontos entre leões e panteras há mais de uma dezena de goleadas da equipa de Alvalade frente à formação do Norte, mas é preciso recuar 34 anos para encontrar uma humilhação desta dimensão em jogos a contar para o campeonato.
A 15 de Novembro de 1970, no antigo Estádio José Alvalade, os leões deram 8-0 ! ao Boavista. Sob a arbitragem de Rosa Nunes, de Faro, Nélson fez três golos, Tomé marcou por duas vezes, Marinho, Peres e Pedras marcaram um tento cada um.
A maior goleada conseguida pelos leões frente aos axadrezados foi, no entanto, conseguida a 17 de Outubro de 1948. O Sporting esmagou o Boavista por 12-1, num jogo apitado por Inocêncio Calabote (Évora). Peyroteo marcou oito golos!
Mais recentemente, o Sporting venceu, em casa, 4-0 o Boavista na época 1992/93 e deu 4-2 dez temporadas antes, tudo em confrontos a contar para o campeonato. Para a Taça de Portugal, os leões eliminarem as panteras por 5-0.
A "chapa seis" conseguida ontem pelos leões faz-nos recuar até à temporada 1995/96 quando a 26 de Novembro de 1995, o Sporting, então treinado por Carlos Queiroz, recebeu e bateu o Estrela da Amadora por 6-2.
Nessa mesma temporada, a formação leonina "deu" 7-1 ao Campomaiorense, a 18 de Setembro de 1995. Entretanto, em 2001/02, época do último título, os leões marcaram também seis golos fora, em Paços de Ferreira.
Nove anos depois da última "chapa seis" em casa é a vez de o novo estádio ver o leão saciar-se com meia-dúzia de golos.
Curiosidades
O Sporting deu razão à tese de que não demora muito tempo a recompor-se dos desaires sofridos nos clássicos. Desde 1999/00 que vence sempre o embate seguinte, à excepção de 2002/03.
Com a meia dúzia de golos de ontem, o Sporting passou a ter o melhor ataque da SuperLiga, com vinte tentos apontados.
O Boavista averbou frente ao Sporting a segunda derrota fora em cinco jogos. Os axadrezados têm nove ponto (três triunfos), mas ontem sofreram tantos golos como nos nove jogos anteriores.
Flores estreou-se a marcar na SuperLiga. Ontem, em Alvalade, foi noite chilena. Para as duas equipas...
William Lodmell chamado pelos Estados Unidos
Central recorda golo crucial frente ao Gil Vicente na temporada passada
Sentimento de supresa e perda dominou o balneário do Sporting
Presidente do Sporting revela segredos para o sucesso dos leões em 2024/25
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida