Presidente do Sporting disparou em todas as direções
Frederico Varandas usou o seu discurso na gala Rugidos de Leão para disparar em todas as direções, com 'bicadas' a José Mourinho, críticas fortes a André Villas-Boas e também à Federação, mas também
No primeiro ponto que tocou, Varandas defendeu Rui Borges e atirou uma 'bicada' a... Mourinho. "Míster, o seu problema é que não faz um show de comunicação”, atirou.
Depois, o líder leonino rebateu a “perceção” do 'manto verde'. “Os presidentes do FC Porto e do Benfica são patetas? Acho que não”, disse numa primeira instância, apontando depois um outro dado: “No ano passado o Sporting foi o clube mais penalizado dos três grandes”.
Varandas puxou ainda a cassete atrás e foi final da Taça de Portugal do ano passado, com ironia à mistura. “A culpa do Renato Sanches ter cometido um penálti infantil aos 90’+10 foi do Matheus Reis?”.
De resto, o presidente do Sporting fez as contas aos comunicados dos rivais e pediu punições mais severas. “Nas últimas duas épocas e no início desta o Benfica fez 20 comunicações oficiais sobre arbitragem e o FC Porto 19. O Sporting fez duas e fui eu que falei. (...) Não fazemos todos o mesmo. (...) O Sporting está a 200% a favor do agravamento do regulamento. Puna-se a doer. (...) Não nos refugiamos cobardemente em posts não assinados”.
E quanto ao canto nos Açores... “O fiscal de linha assinalou erradamente um canto a favor do Sporting porque a bola fez uma trajetória estranha. Parecia que havia uma toupeira debaixo do relvado. Se vamos pelo mesmo raciocínio, então tiraram-nos um golo na primeira parte. É pura demagogia e falta de seriedade, tenham vergonha. Em 19/20 perdemos na Luz com um golo de canto e ficámos em 4.º lugar. Onde estão as virgens ofendidas?”
Houve ainda tempo para comentar a comunicação via fonte da FPF no ‘caso da jarra’. “Uma hora depois do jogo uma fonte da FPF já dizia que o árbitro ia para a jarra. Queimar um árbitro na praça pública é muito grave. Disse-o à FPF pela via institucional. Se na Liga e na FPF não têm arcaboiço para ir contra um ou dois grandes ao mesmo tempo, desistam porque não têm vida para isto. A arbitragem não está pior. O que está pior é o desespero de o Sporting ganhar o tricampeonato”.
A fechar, o caso Fábio Veríssimo e um ataque ao FC Porto e André Villas-Boas. “Disseram que vinha aí uma lufada de ar fresco mas é bafio e hipocrisia do pior que o futebol português já conheceu. [Sobre o caso Veríssimo] Estamos a falar de uma ação premeditada, planeada e executada. É mau de mais, é baixo de mais. Não há algo pior para a imagem do futebol português do que estas práticas do terceiro mundo. O FC Porto fez um comunicado de sete pontos e não há um pedido de desculpa”.
“Antes os árbitros tinham medo, hoje há árbitros com coragem, que não se deixam intimidar e que escrevem. Quero apelar para que escrevam tudo! Então não é que o FC Porto se mostrou solidário com o protesto dos árbitros? É preciso não ter vergonha e ter o atrevimento de tratar as pessoas como atrasadas mentais. Pinto da Costa era superiormente inteligente. Jamais faria isto, é patético"
"Vejo o FC Porto preocupado com o VAR nos estádios, mas é preciso que não vá lá alguém desligá-lo. As únicas duas vezes em que foi noticiado que o VAR perdeu a bateria foram no Estádio do Dragão. O Sporting luta para que os árbitros não sejam pressionados. Se eu ou a minha direção tivéssemos planeado e executado o que aconteceu no balneário dos árbitros no Dragão, eu não teria ética para presidir a este clube. Não somos iguais e não queremos ser iguais. Mais do que as palavras, os atos ficam para sempre. Estarei para sempre grato aos jogadores pelas noites mágicas no Marquês. Isso vale mais do que um camião de dinheiro”
O campeonato
“Apoiem-nos até ao fim. Sabemos bem o que o campeonato significa para os nossos rivais, a luta que isto vai ser. Lutem connosco, lado a lado, com orgulho e alegria de pertencer ao melhor Sporting da vossa vida”
Comentador da CMTV pergunta se o Sporting ficaria em silêncio "se tivesse acontecido ao contrário" na final da Taça
Presidente do Sporting disparou em todas as direções
Laterais foram apostas de David Gordo na quarta vitória em quatro jogos na qualificação para o Europeu'2027
Diretor técnico nacional de arbitragem diz que o problema foi a consequência
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
O episódio aconteceu há 40 anos
Selecionador mexicano sempre animado diante dos jornalistas