As reações à declaração de Vieira e às acusações: «O que serviu de arma de arremesso a adversários vira-se contra nós»

Mundo benfiquista - e não só - fala sobre o tema que marca a atualidade desportiva

A acusação formal à SAD do Benfica e a Paulo Gonçalves no âmbito do processo E-Toupeira marcou a atualidade esta quarta-feira. O mundo benfiquista, e não só, comentou assim o tema.

Recorde-se que a Sociedade está acusada de 30 crimes e o assessor de 79, segundo a acusação do Ministério Público. Luís Filipe Vieira, numa declaração sem direito a questões, garantiu que "não existe qualquer facto que permita imputar à SAD os crimes descritos."

João Paulo Rebelo (Secretário de Estado do Desporto e da Juventude)
"É um processo que corre num domínio judicial e o que peço é o mesmo do comum cidadão: celeridade, que se faça justiça, pois é essencial garantir a verdade desportiva e um clima de total confiança no panorama desportivo nacional. Como o futebol chegou a este ponto? Diria que o futebol há muitos anos extravasou o domínio desportivo única e exclusivamente. Há interesses económicos fortíssimos - e não estou a catalogar como negativos - mas isto significa que a rivalidade aumenta. Mas também há que aumentar a responsabilidade de todos os intervenientes, incluindo do Estado."

Rui Gomes da Silva (ex-vice-presidente do Benfica) - SIC Notícias
"Declaração de Vieira? Acho que se impunha que Vieira falasse, durante muito tempo manteve-se em silêncio e isso prejudicou a imagem. Em termos formais foi correto, descansando os benfiquistas e esperando que a justiça concluísse que não havia nada a temer. Não pedia muito mais. Há uma ideia de que a justiça não é apenas a sentença final. Vieira quis dizer que acredita na absolvição. É o que todos esperamos. Mesmo com algumas fragilidades da acusação, há ali matéria que preocuparia qualquer pessoa: os termos das acusações, a cedência de informação, o conteído. Quanto aos efeitos desportivos, parecem-me frágeis. Tanto quanto me é dado a perceber, acho que Benfica não corre risco de perder campeonatos ou pontos. Mas tem aqui um dano. O que serviu de arma de arremesso a adversários vira-se contra nós."

José Calado (ex-capitão do Benfica) - CM TV
"Acredito [na reação de Vieira a dizer que é mentira). Porque depois de ter assistido a tudo o que se falou hoje, nem juristas nem advogados chegaram a uma conclusão. Porque há uma vertente que a mim, que sou leigo na matéria... a SAD é acusada, há um comunicado público antes de a SAD ser notificada da acusação. Em relação às informações que funcionários judiciais passavam, onde é que desportivamente o Benfica beneficiou? Tem que se falsear um resultado desportivo. Como se chega a essa conclusão em relação às informações que Paulo Gonçalves recebeu?"

Rogério Alves (ex-dirigente do Sporting e candidato pela lista de Varandas) - CM TV
"Há dois planos de abordagem: o judicial e o debate público. O que aconteceu foi a acusação. Ministério Público analisou as provas ao seu dispôr e construiu uma tese. Falamos de pessoas que indevidamente penetravam no sistema de justiça a pedido ou com conhecimento da Benfica SAD, versando árbitros, processos... Falta neste processo o contraditório, a intervenção dos arguidos a apresentarem a sua versão. Esta é a questão fundamental. Terminou a primeira fase do processo e agora é altura de as pessoas visadas consultarem o processo, verificarem as provas e apresentarem as respetivas justificações. Ainda falta um longo caminho, que é a incorporação da versão dos arguidos."

Pedro Henriques (especialista Direito do Desporto) - RTP 3
"O meu conhecimento da acusação não é profundo para apontar num sentido ou outro. Contudo, para o Ministério Público existem indícios fortes da prática de um crime por parte da Benfica SAD, que está tipificado na lei e que tem como sanção uma suspensão dessa atividade. O Ministério Público entendeu que existe uma probabilidade forte do Benfica ter cometido um crime, algo que tem como sanção acessória essa suspensão de atividade. A Benfica SAD foi acusada porque o Ministério Público entendeu que não foi apenas o Dr. Paulo Gonçalves a ter conhecimento das coisas, mas também a SAD. Para o Ministério Público é claro que a Benfica SAD teve intervenção bastante direta nestas situações, daí ter feito a acusação. Se achassem que era só o Dr. Paulo Gonçalves, então não acusaria e provavelmente arquivava a acusação."

Bruno Costa Carvalho (ex-candidato à presidência do Benfica) - Facebook
"Nem uma palavra de Luís Filipe Vieira sobre Paulo Gonçalves. Nem uma! Só resta mesmo demitir Paulo Gonçalves."

José Manuel Freitas (jornalista/comentador) - CM TV
"Se a SAD do Benfica for condenada, Luís Filipe Vieira não tem condições para continuar. Mas até prova em contrário... Se se demitisse agora estava a assumir a culpa. Se houver julgamento. Há uma pessoa em prisão preventiva, este caso é gravíssimo. Benfica tem agora de esgrimir os seus argumentos."

Daniel Oliveira (jornalista) - Facebook
"Não estou à espera de intervenções de vários agentes políticos, do presidente ao primeiro-ministro, sobre a preocupante situação no Benfica, como fizeram há uns meses com o Sporting. Agora sim, será respeitada a saudável separação entre a política e o desporto. Não é por clubismo que se calam, é mesmo por cautela. Por mim, não confundo rivalidade com fanatismo e respeito os benquistas, distingindo-os de Luís Filipe Vieira e a tenebrosa pandilha que o acompanha. Espero que, como os sócios do Sporting fizeram recentemente (por razões diferentes), se livrem de um presidente que se não for parado acabará por atirar o Benfica para um buraco sem fundo. A bem salubridade do espaço público e do desporto com que vibramos, seria excelente que cada um, nos seus respetivos clubes, fizesse alguma coisa para normalizar o ambiente podre que rodeia futebol. Se tudo correr bem, os sportinguista farão isso no sábado. Espero que os benquistas não percam muito mais tempo. Quanto aos portistas, cheira-me que terão de esperar que o rei resigne. É outra tradição que só depois de Pinto da Costa partir mudará."

154
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas